Mundo • 11:52h • 28 de março de 2025
Procon SP solicita esclarecimentos à Colgate após suspensão de produto pela Anvisa
Procon SP exige informações sobre as providências da Colgate para orientar consumidores e o varejo após a suspensão do creme dental "Colgate Clean Mint" pela Anvisa
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa do Procon | Foto: Divulgação

O Procon SP notificou a Colgate na quinta-feira (27) solicitando esclarecimentos sobre as providências que a empresa está tomando após a Anvisa suspender a venda do creme dental “Colgate Clean Mint”. A ação da agência reguladora foi motivada por relatos de efeitos adversos de consumidores que utilizaram o produto, com mais de uma dezena de casos registrados até o momento.
O Procon SP, órgão responsável pela proteção dos direitos dos consumidores, busca saber quais medidas estão sendo implementadas pela Colgate para garantir a orientação adequada aos consumidores e ao varejo em todo o estado de São Paulo, considerando os riscos que o produto pode representar à saúde pública. O creme dental em questão é considerado um produto de higiene pessoal, e sua venda foi suspensa devido ao risco de causar danos à saúde.
Esclarecimentos exigidos
O Procon SP solicitou que a Colgate forneça informações detalhadas sobre diversos pontos, incluindo:
Identificação dos produtos interditados: A empresa deve esclarecer como os consumidores podem identificar os produtos que estão envolvidos na suspensão, além de detalhar os lotes afetados pela medida.
Orientações aos consumidores: A Colgate também deverá informar como os consumidores que já adquiriram os produtos dos lotes interditados devem proceder, além de outras orientações sobre como descartar ou substituir os itens.
Providências adicionais: O órgão quer saber quais outras medidas a empresa está tomando para garantir que não haja riscos à saúde dos consumidores e para corrigir a situação da melhor maneira possível.
Prazo e exigências
A Colgate tem até 24 horas para enviar as informações solicitadas, incluindo imagens e até uma unidade vazia das embalagens do produto “Colgate Clean Mint” para análise de especialistas do Procon SP. A empresa também deverá fornecer dados sobre a fórmula do produto e como sua publicidade e divulgação foram conduzidas, dado o impacto negativo gerado pela suspensão.
Com essa medida, o Procon SP reforça sua função de proteger os direitos dos consumidores, garantindo que informações claras e adequadas sejam fornecidas em situações que envolvem produtos potencialmente prejudiciais à saúde.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor