Saúde • 23:33h • 27 de março de 2025
Anvisa interdita cautelarmente creme dental Colgate Total Clean Mint por risco à saúde
Produto não deve ser consumido ou comercializado até nova avaliação de segurança; consumidores devem verificar embalagens para saber se o produto foi afetado pela interdição
Da Redação | Com informações da Anvisa | Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou na quinta-feira, 27 de março de 2025, a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.158, determinando a interdição cautelar de todos os lotes do CREME DENTAL COLGATE TOTAL CLEAN MINT. A decisão foi tomada após a Anvisa avaliar o risco associado ao produto e identificar um número significativo de efeitos adversos provocados pela nova formulação, lançada em julho de 2024.
Riscos à saúde identificados
Entre os problemas relatados pelos consumidores estão lesões bucais, sensações dolorosas, inflamação gengival, sensação de queimação/ardência e edema labial, que têm causado dificuldades para se alimentar, comunicar-se e impactado a qualidade de vida. Em alguns casos, esses efeitos exigiram custos médicos, afastamento do trabalho e sofrimento emocional significativo.
Detalhes sobre a interdição
A interdição se aplica exclusivamente à variante CLEAN MINT do CREME DENTAL COLGATE TOTAL, cuja formulação contém fluoreto de estanho, e ao processo 25351.159395/2024-82. Outros produtos da linha Colgate Total não foram afetados e podem continuar sendo comercializados.
A interdição é uma medida preventiva e temporária enquanto a Anvisa realiza análises adicionais para investigar a segurança do produto. Até que a segurança seja comprovada, o creme dental Colgate Total Clean Mint não deve ser consumido nem comercializado.
O que fazer se você tem o produto em casa?
A Anvisa orienta os consumidores a não utilizarem o creme dental da variante Clean Mint até que as investigações sejam concluídas. Para verificar se o produto é o afetado, os consumidores devem procurar no rótulo a informação do número do processo (25351.159395/2024-82) ou a presença de fluoreto de estanho na composição.
Como os consumidores podem ajudar?
Caso tenha sofrido efeitos adversos após o uso do produto, a Anvisa solicita que o consumidor comunique imediatamente o ocorrido por meio dos Canais de Notificação disponibilizados pela agência. Essa contribuição é essencial para a investigação e prevenção de riscos à saúde pública.
Reforço às ações de fiscalização
Embora não haja determinação de recolhimento imediato, os pontos de venda devem garantir que o produto afetado não seja exposto e deve ser separado até a conclusão das investigações.
Com essa medida, a Anvisa reforça o seu compromisso em proteger a saúde da população, adotando precauções rigorosas quando se trata de produtos que podem comprometer o bem-estar dos consumidores.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor