Saúde • 09:18h • 19 de junho de 2024
Webinário sobre febre maculosa acontece nesta quarta-feira
Evento é voltado a profissionais e gestores da área de saúde e objetiva fortalecer as estratégias de vigilância e de assistência em relação à doença no Brasil
Da Redação | Com informações do Ministério da Saúde | Foto: Arquivo
Nesta quarta-feira (19), às 10h, o Ministério da Saúde realizará o webinário "Febre maculosa: cenário epidemiológico, manejo clínico e controle no Brasil”.
Destinado a profissionais de saúde e gestores da área, o evento visa informar sobre o cenário epidemiológico da febre maculosa no país e fortalecer as estratégias de vigilância e assistência. Interessados podem acompanhar o evento por meio deste link e receberão uma declaração de participação.
Com o aumento de casos de dengue e outras arboviroses no Brasil, a semelhança entre os sintomas dessas doenças e da febre maculosa torna crucial a capacitação dos profissionais de saúde.
O diagnóstico da febre maculosa é muito difícil, principalmente durante os primeiros dias de doença. Os sintomas são parecidos com outras doenças, como leptospirose e dengue. Por isso, é preciso treinar os profissionais a reconhecerem a doença, para iniciar tratamento oportuno e evitar formas mais graves.
Febre Maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa e febril, de gravidade variável, causada por uma bactéria do gênero Rickettsia e transmitida pela picada do carrapato. Os sintomas mais comuns incluem: febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés, e gangrena nos dedos e orelhas.
A notificação de casos de febre maculosa é obrigatória às autoridades locais de saúde, e a investigação epidemiológica deve começar em até 48 horas após a notificação, para avaliar a necessidade de medidas de controle. O diagnóstico e o tratamento da doença são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Importância do Evento
O webinário é uma oportunidade crucial para reforçar o conhecimento e a prontidão dos profissionais de saúde no reconhecimento e tratamento da febre maculosa.
Com a capacitação adequada, é possível reduzir a letalidade da doença e melhorar a resposta aos surtos, contribuindo para a saúde pública no Brasil.
Participação
Para participar do webinário e obter mais informações sobre a febre maculosa, acesse o link no dia 19 de junho, às 10h.
Participe e ajude a fortalecer as estratégias de vigilância e assistência em saúde no Brasil.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social