Educação • 11:00h • 17 de julho de 2024
Volta aos estudos: MEC promove chamada pública para jovens e adultos
Campanha busca reduzir analfabetismo no Brasil com novas matrículas na EJA
Da Redação | Com informações do MEC | Foto: Wanderley Pessoa/MEC
O Ministério da Educação (MEC) iniciou nesta segunda-feira, 15 de julho, uma chamada pública para a educação de jovens e adultos (EJA). A campanha faz parte do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, com o objetivo de incentivar a matrícula de pessoas que não frequentaram a escola ou que precisaram abandonar os estudos.
A campanha segue até 6 de setembro e inclui debates presenciais e virtuais sobre a modalidade de ensino, mobilização da sociedade civil e sensibilização em espaços públicos. Durante esse período, o MEC realizará eventos e atividades on-line para orientar os sistemas de ensino sobre como acessar os programas do Pacto EJA.
Os interessados em se matricular devem procurar as escolas mais próximas ou as secretarias municipais e estaduais para obter informações sobre o processo. Caso não haja vagas disponíveis, é necessário registrar a demanda em listas de espera com critérios claros.
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na EJA prevê a criação de 3,3 milhões de novas matrículas e a oferta integrada à educação profissional, com um investimento de mais de R$ 4 bilhões. Os municípios podem aderir ao programa até 31 de julho por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
A iniciativa visa superar o analfabetismo de jovens, adultos e idosos, elevar a escolaridade, ampliar a oferta de matrículas na EJA nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade, e aumentar a oferta da EJA integrada à educação profissional.
De acordo com o Censo Demográfico 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 11,4 milhões de brasileiros com mais de 15 anos não estão alfabetizados. Pretos (10,1%) e pardos (8,8%) correspondem a mais do que o dobro de brancos (4,3%). Mais de 57 milhões de pessoas vivem em áreas urbanas e 15 milhões em áreas rurais. Ainda há 1.008 municípios que não oferecem educação de jovens e adultos, segundo o Censo Escolar 2023.
A educação de jovens e adultos é uma modalidade de ensino prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), voltada para indivíduos que não completaram seus estudos na idade regular. O público-alvo da EJA é formado por jovens de 15 anos ou mais e adultos.
Para mais informações, acesse o site do MEC ou entre em contato com as secretarias de educação locais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social