Economia • 14:49h • 17 de abril de 2025
Você sabe o que é glocal? Como esse modelo pode impulsionar sua marca globalmente?
Entenda como a estratégia glocal, que mistura expansão global com personalização local, está moldando o futuro do crescimento de marcas ao redor do mundo
Da Redação | Com informações da Assessoria de Imprensa NR7 | Foto: Divulgação

O termo "Glocal" tem se tornado cada vez mais relevante no mundo dos negócios, especialmente no contexto de um mercado globalizado e digitalizado. A junção das palavras "global" e "local" reflete uma abordagem estratégica de empresas que expandem suas operações de forma global, mas com um olhar atento às especificidades e necessidades dos mercados locais. Essa estratégia tem sido um dos principais motores de crescimento para empresas de todos os tamanhos, permitindo-lhes se conectar profundamente com os consumidores, ao mesmo tempo que mantêm uma identidade global consistente.
Gian Martinez, cofundador e CEO da Winnin, uma plataforma inovadora que utiliza inteligência artificial (IA) para mapear tendências culturais com base no consumo de vídeos na internet, destaca o impacto dessa estratégia. "O modelo glocal combina a visão de expansão global com a necessidade de personalização e adaptação ao mercado local. Ao usar os dados culturais, as marcas conseguem não só manter uma identidade global, mas também se conectar de maneira muito mais íntima com as culturas e demandas regionais", explica Gian.
No contexto de um mundo cada vez mais digital, globalizado e com consumidores que exigem produtos e serviços mais personalizados, o modelo glocal tem ganhado destaque. Empresas que adotam essa estratégia se beneficiam da capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças nas demandas de cada região, o que é fundamental para o sucesso de marcas em mercados cada vez mais competitivos.
A ascensão da cultura sul-coreana, com fenômenos como K-pop, K-dramas e K-beauty, é um exemplo perfeito dessa fusão entre tendências globais e identidades locais. Marcas podem explorar esse fenômeno, criando co-criações e ativações inspiradas no estilo de vida coreano, o que amplia a inovação e atrai mais consumidores. Esse modelo também está presente em diversas indústrias, impactando a moda, a beleza, a gastronomia e o entretenimento, e ajudando marcas a se tornarem referências globais ao mesmo tempo em que respeitam e abraçam a diversidade local.
"Ao combinar a força de uma presença global com a identidade local, as empresas podem se conectar de maneira mais profunda com seus consumidores e se adaptar com agilidade às mudanças nas demandas de cada região", complementa Gian. Esse é o ponto-chave do modelo glocal: permite que as empresas sejam mais flexíveis, autênticas e inovadoras em suas estratégias, atendendo às expectativas locais sem perder a visão global que as impulsiona.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor