Gastronomia & Turismo • 12:39h • 01 de agosto de 2025
Você consome Luteína? Substância protege os olhos, a pele e o coração
Presente em vegetais e ovos, a Luteína atua contra o envelhecimento precoce, doenças crônicas e pode ser aliada da saúde cardiovascular
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Markable Comunicação | Foto: Arquivo/Âncora1

Embora ainda pouco conhecida pelo grande público, a Luteína é um antioxidante natural com funções essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Presente em alimentos como espinafre, couve, brócolis, gema de ovo e algumas frutas, ela pertence à família dos carotenoides e tem ação comprovada na proteção da visão, da pele e do sistema cardiovascular.
De acordo com Marina Faiad, coordenadora de nutrição da Clínica Seven, referência em nutrição e emagrecimento saudável, a Luteína atua diretamente no combate a processos inflamatórios e à ação dos radicais livres, que danificam as células e aceleram o envelhecimento. “Ela ajuda não apenas na prevenção da degeneração macular e de outras doenças oculares, mas também protege contra doenças cardíacas, diabetes e até alguns tipos de câncer”, explica a especialista.
Além de seus benefícios para a visão e o coração, a Luteína contribui para uma pele mais saudável, protegendo contra os danos causados pelos raios ultravioleta e pela perda de umidade, dois fatores associados ao envelhecimento precoce da pele. “Ela atua como uma espécie de escudo protetor celular, fortalecendo as defesas naturais do corpo e promovendo a regeneração”, completa Marina.
A boa notícia é que a substância também está disponível em forma de suplemento. Um exemplo é o Immune Plus, que combina Luteína com vitaminas D3 e K2, importantes para a saúde óssea e cardiovascular e com TCM (triglicerídeos de cadeia média), derivados do óleo de coco, que facilitam a absorção de vitaminas lipossolúveis.
Segundo Marina, o uso do suplemento pode ser especialmente útil em dietas pobres em vegetais ou em casos de maior necessidade antioxidante, sempre com acompanhamento nutricional. A inclusão da Luteína na rotina, seja pela alimentação ou por suplementação, é uma estratégia eficaz e segura para cuidar do corpo de dentro para fora.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital