Responsabilidade Social • 15:13h • 16 de abril de 2025
Vítimas de violência doméstica terão acesso a reconstrução dentária gratuita no SUS
Programa sancionado pelo presidente Lula oferece tratamentos odontológicos humanizados para mulheres vítimas de agressão, com foco na reconstrução e acolhimento
Da Redação | Com informações do MS | Foto: Divulgação

Em um importante avanço para a proteção das mulheres no Brasil, o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica foi oficialmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS) após a sanção do PL 4.440/2024 pelo presidente Lula, no dia 03 de abril de 2024. A medida promete trazer mudanças significativas na vida de muitas mulheres que, após sofrerem agressões, terão acesso gratuito a próteses dentárias, implantes, restaurações e outros procedimentos odontológicos essenciais, com um atendimento humanizado e acolhedor.
A inclusão do programa no SUS representa uma mudança profunda no tratamento dado às vítimas de violência doméstica no país. Coordenada pelo Ministério da Saúde, a iniciativa visa proporcionar um recomeço às mulheres afetadas pela violência, não apenas pelo tratamento físico, mas também pelo acolhimento emocional e psicológico que muitas vezes elas precisam para superar os traumas sofridos.
Importância do atendimento humanizado
Para o ministro Alexandre Padilha, o atendimento odontológico humanizado oferecido pelo SUS, em parceria com estados, municípios, clínicas odontológicas privadas e universidades, pode parecer um detalhe para muitos, mas para as mulheres em situação de vulnerabilidade, ele representa uma oportunidade de recomeçar. "Esses serviços reafirmam o papel do SUS como um sistema de saúde que acolhe, protege e transforma vidas", afirmou o ministro.
Investimentos no Brasil Sorridente
O Brasil Sorridente, programa do governo federal que visa a ampliação dos serviços de saúde bucal, terá um investimento recorde de R$ 4,9 bilhões em 2025, um aumento de 206% em relação aos R$ 1,6 bilhão aplicados em 2022. Esse reforço no orçamento permitirá a ampliação de vários serviços odontológicos oferecidos à população, incluindo um aumento significativo no número de Unidades Odontológicas Móveis e Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).
Cuidado integral à saúde da mulher
Além da reconstrução dentária, o SUS avançará ainda mais na saúde da mulher com a criação das Salas Lilás, espaços seguros e acolhedores dentro das unidades de saúde, onde as vítimas de violência poderão ser atendidas sem o risco de reviverem o trauma de forma repetida. As Salas Lilás são garantidas pela Lei nº 14.847/2024 e estarão presentes em novos projetos de Unidades Básicas de Saúde e maternidades, com suporte para testes rápidos de ISTs, contracepção de emergência, kits de coleta de vestígios em casos de violência sexual, e até atendimento para crianças, filhos das vítimas.
Dados alarmantes sobre violência doméstica
Embora o Brasil tenha avançado na proteção das mulheres, os índices de violência doméstica permanecem alarmantes. Segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública:
• 37,5% das mulheres sofreram algum tipo de violência.
• 64% dos feminicídios ocorreram dentro de casa.
• Mais de 778 mil mulheres foram ameaçadas por seus agressores.
• 258 mil mulheres sofreram lesão corporal dolosa em contexto doméstico.
Esses dados reforçam a urgência de políticas públicas que, além de protegerem fisicamente as mulheres, também lhes proporcionem um acolhimento integral.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor