• Fundação Itaú e IA Edu/UFAL lançam especialização gratuita em Inteligência Artificial
  • Cruzália confirma show de Jad & Jefferson nas festividades natalinas de 2025
  • Feira da Noite de Assis tem nova edição nesta terça com show do Núcleo de Forró Trio Jandaia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 08:24h • 29 de novembro de 2024

Violência contra mulher negra: maioria dos casos começa na juventude

Pelo menos 53% passam pela primeira experiência antes dos 25 anos

Agência Brasil | Foto: Freepick

O levantamento considerou o recorte específico com mulheres negras, por esse grupo ser o mais vulnerável à violência no país.
O levantamento considerou o recorte específico com mulheres negras, por esse grupo ser o mais vulnerável à violência no país.

A maioria das mulheres negras no Brasil (53%) que sofreram algum tipo de violência doméstica passou pela primeira experiência de agressão ainda jovem, antes dos 25 anos de idade. Os dados são da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher Negra feita pelo DataSenado e pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência.

Quando se analisa o tipo de violência doméstica sofrida por mulheres negras, 87% relatam agressões psicológicas, 78% físicas, 33% patrimoniais e 25% sexuais. Entre as que passaram por algum episódio desses nos últimos 12 anos, 18% sofreram com falsas acusações, 17% se sentiram assustadas por episódios de gritaria ou quebra de objetos, 16% foram insultadas, 16% humilhadas e 10% ameaçadas.

Os pesquisadores ouviram 13.977 brasileiras negras de 16 anos ou mais, entre 21 de agosto a 25 de setembro de 2023, em todas as unidades da Federação. Foram consideradas negras aquelas que autodeclaram ter a cor de pele preta ou parda. O nível de confiança nos resultados é indicado como de 95%.

O levantamento considerou o recorte específico com mulheres negras, por esse grupo ser o mais vulnerável à violência no país. Dados do Sistema Nacional de Segurança Pública (Sinesp) mostram que, entre as mulheres vítimas de violência sexual cujas ocorrências policiais incluíam o registro de cor/raça, 62% eram pretas ou pardas. E dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) indicam que entre as 3.373 mulheres assassinadas em 2022, cujas informações de raça e cor foram registradas, 67% eram negras (2.276).

Outros dados

A Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher Negra também considerou o tipo de acolhimento buscado pelas vítimas. Segundo o levantamento, 60% das mulheres pretas e pardas agredidas recorreram à família, 45% buscaram acolhimento na igreja, 41% pediram ajuda a amigos, 32% buscaram atendimento em uma delegacia comum e 23% foram até a Delegacia da Mulher.

Chamam atenção os números de quem recorre à polícia. Embora 55% das mulheres negras vítimas de violência busquem essa ajuda, apenas 28% solicitam proteção. Em 48% dos casos em que há essa solicitação, a medida protetiva é descumprida pelo agressor.

A analista Milene Tomoike, do Observatório da Mulher Contra a Violência, diz que os números revelam uma dinâmica de silenciamento das vítimas e uma dificuldade de ruptura do ciclo de violência.

“Esses dados reforçam a importância de iniciativas preventivas e de proteção ampliada. Embora muitas vítimas busquem apoio em suas redes sociais, como família e amigos, é fundamental fortalecer políticas públicas e ampliar o acesso a serviços especializados, garantindo acolhimento, segurança e caminhos reais para reconstrução”, afirma Milene.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 12:00h • 03 de dezembro de 2025

Dia Internacional das PcD destaca regras e direitos para candidatos em concursos

Processo exige laudos detalhados, avaliação multiprofissional e atenção aos critérios previstos em edital, conforme legislação e novas normas federais

Descrição da imagem

Economia • 11:47h • 03 de dezembro de 2025

Receita Federal passa a exigir CPF de todos os cotistas de fundos de investimento

Nova regra, válida a partir de 2026, obriga fundos a informar quem são os donos finais dos investimentos. Objetivo é aumentar a transparência e combater lavagem de dinheiro, fraudes e atuação de organizações criminosas

Descrição da imagem

Educação • 11:09h • 03 de dezembro de 2025

Fuvest divulga lista de convocados para a 2ª fase do vestibular e locais de provas

Foram convocados 30.787 candidatos para a 2ª fase do vestibular para ingresso na USP; provas serão realizadas dias 14 e 15 de dezembro

Descrição da imagem

Educação • 10:26h • 03 de dezembro de 2025

Olimpíada do Tesouro Direto abre inscrições para escolas

Instituições públicas podem receber kits educacionais de R$ 100 mil

Descrição da imagem

Mundo • 10:03h • 03 de dezembro de 2025

Golpes usam nome e CPF do contribuinte para simular cobranças da Receita Federal

Mensagens exigindo pressa e prazos de minutos são sinal de golpe: a Receita Federal nunca pede ação imediata

Descrição da imagem

Policial • 09:42h • 03 de dezembro de 2025

Ações integradas impulsionam queda dos estupros em outubro no interior de SP

Registros criminais são constantemente monitorados como uma estratégia de enfrentamento ao problema

Descrição da imagem

Saúde • 09:18h • 03 de dezembro de 2025

Gestão Ambulatorial da Santa Casa unifica padrões de qualidade nos AMEs Assis e Botucatu

AME Assis se consolida como referência regional e avança para a fase final de acreditação pela Organização Nacional de Acreditação

Descrição da imagem

Mundo • 08:38h • 03 de dezembro de 2025

Contran aprova resolução que retira exigência de autoescola para CNH

Custo para tirar o documento poderá cair em 80%