• Últimas horas para se inscrever no Vestibular de Verão 2026 da FEMA
  • Estudo confirma efeitos anti-inflamatórios e analgésicos de planta medicinal
  • Imagem vinda da Itália chega a Assis para consagração diocesana a São Miguel Arcanjo
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 13:30h • 28 de novembro de 2024

Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens

Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Crianças, adolescentes e jovens com baixa renda, vítimas de violência, têm cinco vezes mais risco de precisar de uma internação psiquiátrica, de acordo com estudo realizado pela Fiocruz Bahia em parceria com a Universidade de Harvard. Quando são analisadas apenas crianças, o risco aumenta para sete vezes. As taxas de incidência de hospitalização também apresentaram grande disparidade. Entre jovens vítimas de violência interpessoal foi de 80,1 por 100 mil pessoas ao ano, enquanto entre não vítimas foi de 11,67 a cada 100 mil.

O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. No Brasil, desde 2011, os serviços de saúde são obrigados a notificar todos os casos de pacientes que sofreram alguma violência física - de caráter sexual ou não - ou psicológica.

Após analisar dados de mais de 9 milhões de pessoas com baixa renda, de 5 a 24 anos de idade, entre 2011 e 2019, o estudo identificou cerca de 5,8 mil que já tinham sido internadas por algum transtorno mental, como causa primária ou secundária.

A pesquisadora associada ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia Lidiane Toledo disse que em todas as faixas etárias o registro prévio de notificação de violência foi o principal fator associado ao risco de internação psiquiátrica.

"Jovens com condições socioeconômicas mais desfavoráveis também apresentaram maior risco de internação psiquiátrica”.

A pesquisadora ressalta ainda que apesar da internação oferecer um suporte clínico importante em casos graves, ela está associada a riscos de autolesão, suicídio e reinternações, e também a prejuízos em outras áreas da vida, como a interrupção dos estudos. Por isso, segundo a pesquisadora, o estudo defende abordagens focadas na prevenção da violência nas escolas, nas comunidades e nas famílias, como programas que ensinem habilidades parentais positivas e responsáveis, e habilidades sociais que ajudem as crianças e adolescentes a lidar com a raiva, resolver conflitos e enfrentar desafios.

A pesquisadora reforça também que são necessárias intervenções para romper o ciclo da pobreza.

"Sofrer violência é um grande fator de estresse psíquico, particularmente se a gente considerar os primeiros estágios da vida. A violência está associada não somente a traumas agudos, mas também a repercussões negativas, como, por exemplo, a deterioração da saúde mental durante o curso da vida. Então é importantíssimo não só o acolhimento imediato das vítimas de violência, mas também o acompanhamento de longo prazo", explica Lidiane.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 11:08h • 17 de janeiro de 2026

AVC mata uma pessoa a cada seis minutos no Brasil

Custo hospitalar com internação foi de quase R$ 1 bi em seis anos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 10:49h • 17 de janeiro de 2026

Teatro Municipal de Assis sedia curso intensivo de ballet nas férias

Atividade da Secretaria Municipal de Cultura é voltada a pessoas a partir de 16 anos e acontece no Teatro Municipal entre os dias 19 e 23 de janeiro

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 10:18h • 17 de janeiro de 2026

Turismo esportivo é tendência e movimenta a economia do Brasil

Impulsionado por grandes eventos, novas gerações e a busca por experiências ao vivo, segmento se consolidou como uma das principais atividades do setor de viagens em 2025

Descrição da imagem

Economia • 09:50h • 17 de janeiro de 2026

INSS adota fila nacional para reduzir tempo de espera por benefícios

Tempo médio de concessão caiu de 64 para 35 dias após mudanças no programa de gestão

Descrição da imagem

Policial • 09:26h • 17 de janeiro de 2026

Fiscalização em rodovia de Ourinhos tem anabolizantes, medicamentos e armas apreendidos

Ação ocorreu na sexta-feira, durante a Operação Impacto, em abordagem a ônibus na Rodovia Orlando Quagliato; ocorrência foi apresentada à Polícia Federal em Marília

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:16h • 17 de janeiro de 2026

Investir no clima e meio ambiente estáveis previne mortes, aponta ONU

Pnuma lançou hoje a sétima edição do Panorama Ambiental Global

Descrição da imagem

Educação • 08:36h • 17 de janeiro de 2026

Últimas horas para se inscrever no Vestibular de Verão 2026 da FEMA

Prazo termina neste sábado, 18 de janeiro; inscrições são gratuitas, online e sem prova presencial

Descrição da imagem

Saúde • 08:03h • 17 de janeiro de 2026

Estudo confirma efeitos anti-inflamatórios e analgésicos de planta medicinal

Alternanthera littoralis, conhecida como periquito-da-praia, é nativa do litoral brasileiro e usada tradicionalmente para combater infecções microbianas e doenças parasitárias

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar