• Nova investigação detalha como os EUA teriam operado programas secretos ligados a OVNIs
  • 17 de outubro passa a marcar luto nacional por mulheres vítimas de feminicídio
  • Programa Trampolim 60+ estende inscrições para cursos gratuitos online e presenciais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 13:30h • 28 de novembro de 2024

Violência aumenta risco de internação psiquiátrica entre jovens

Estudo foi feito pela Fiocruz Bahia e Universidade de Harvard

Agência Brasil | Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil/Arquivo

O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.
O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

Crianças, adolescentes e jovens com baixa renda, vítimas de violência, têm cinco vezes mais risco de precisar de uma internação psiquiátrica, de acordo com estudo realizado pela Fiocruz Bahia em parceria com a Universidade de Harvard. Quando são analisadas apenas crianças, o risco aumenta para sete vezes. As taxas de incidência de hospitalização também apresentaram grande disparidade. Entre jovens vítimas de violência interpessoal foi de 80,1 por 100 mil pessoas ao ano, enquanto entre não vítimas foi de 11,67 a cada 100 mil.

O estudo utilizou dados do Sistema de Informações Hospitalares, referentes a internações voluntárias ou não, e também do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. No Brasil, desde 2011, os serviços de saúde são obrigados a notificar todos os casos de pacientes que sofreram alguma violência física - de caráter sexual ou não - ou psicológica.

Após analisar dados de mais de 9 milhões de pessoas com baixa renda, de 5 a 24 anos de idade, entre 2011 e 2019, o estudo identificou cerca de 5,8 mil que já tinham sido internadas por algum transtorno mental, como causa primária ou secundária.

A pesquisadora associada ao Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fiocruz Bahia Lidiane Toledo disse que em todas as faixas etárias o registro prévio de notificação de violência foi o principal fator associado ao risco de internação psiquiátrica.

"Jovens com condições socioeconômicas mais desfavoráveis também apresentaram maior risco de internação psiquiátrica”.

A pesquisadora ressalta ainda que apesar da internação oferecer um suporte clínico importante em casos graves, ela está associada a riscos de autolesão, suicídio e reinternações, e também a prejuízos em outras áreas da vida, como a interrupção dos estudos. Por isso, segundo a pesquisadora, o estudo defende abordagens focadas na prevenção da violência nas escolas, nas comunidades e nas famílias, como programas que ensinem habilidades parentais positivas e responsáveis, e habilidades sociais que ajudem as crianças e adolescentes a lidar com a raiva, resolver conflitos e enfrentar desafios.

A pesquisadora reforça também que são necessárias intervenções para romper o ciclo da pobreza.

"Sofrer violência é um grande fator de estresse psíquico, particularmente se a gente considerar os primeiros estágios da vida. A violência está associada não somente a traumas agudos, mas também a repercussões negativas, como, por exemplo, a deterioração da saúde mental durante o curso da vida. Então é importantíssimo não só o acolhimento imediato das vítimas de violência, mas também o acompanhamento de longo prazo", explica Lidiane.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 20:46h • 12 de janeiro de 2026

Inflamação na gengiva pode acelerar danos cerebrais ligados ao Parkinson, aponta estudo da USP

Pesquisa experimental indica que a periodontite intensifica a perda de neurônios produtores de dopamina, reforçando a relação entre saúde bucal e doenças neurodegenerativas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:54h • 12 de janeiro de 2026

Após vitória histórica, “O Agente Secreto” reacende interesse do público e do Oscar

Vitória inédita em duas categorias projeta o cinema brasileiro no cenário internacional e leva espectadores de volta às salas e ao trailer do longa

Descrição da imagem

Economia • 19:31h • 12 de janeiro de 2026

IPVA 2026 em SP pode ser pago por cartão de crédito; calendário começou nesta segunda (12)

Contribuintes podem quitar à vista com 3% de desconto ou parcelar; Pix segue como forma preferencial

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:19h • 12 de janeiro de 2026

Nova investigação detalha como os EUA teriam operado programas secretos ligados a OVNIs

Pesquisador detalha como o governo americano teria estruturado, desde os anos 1940, um sistema fragmentado e altamente sigiloso para recuperar, estudar e explorar tecnologias não humanas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:29h • 12 de janeiro de 2026

Morcegos atrás das grades: novo método busca preservar a população

O Plano de Ação Nacional para Conservação do Patrimônio Espeleológico Brasileiro (PAN Cavernas do Brasil) é coordenado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (ICMBio/Cecav)

Descrição da imagem

Cidades • 17:36h • 12 de janeiro de 2026

Palestra do Janeiro Branco convida população a refletir sobre saúde mental em Palmital

Evento aberto ao público acontece no dia 14 de janeiro, no Centro Comunitário Segundo Montanher, com a psicóloga Jade Chionchio

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:07h • 12 de janeiro de 2026

Butantan esclarece cinco mitos sobre escorpiões que podem aumentar o risco de picada

Uso de produtos químicos, plantas ou práticas caseiras não funciona e pode agravar acidentes, alerta o instituto

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:44h • 12 de janeiro de 2026

Estudo revela falha celular que permite transmissão de mutações mitocondriais

Pesquisa publicada na Science identifica um mecanismo que permite a transmissão de mutações no DNA mitocondrial e abre possibilidade para tratamentos capazes de reduzir o risco de doenças graves e incuráveis em bebês

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025