Gastronomia & Turismo • 16:53h • 31 de maio de 2025
Viagem solo cresce como forma de autocuidado e conquista os brasileiros em 2025
Pesquisa da Booking.com mostra que 79% dos viajantes solo buscam equilíbrio mental, conexão e experiências autênticas, com destaque para a Geração Z e o público masculino
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Booking | Foto: Divulgação
Viajar sozinho já não é mais sinônimo de solidão, mas de bem-estar. Em 2025, essa tendência se consolida no Brasil como uma poderosa forma de autocuidado. De acordo com uma pesquisa global da Booking, 79% dos brasileiros que pretendem fazer uma viagem solo no ano que vem buscam, acima de tudo, relaxar a mente. O levantamento mostra ainda que 15% dos viajantes nacionais já planejam embarcar sozinhos em uma jornada de lazer, especialmente jovens da Geração Z (17%) e homens (18%).
A prática da viagem solo está diretamente conectada à busca por saúde emocional, liberdade e experiências personalizadas. Para 38% dos viajantes que fizeram esse tipo de viagem em 2024, o principal motivo foi a vontade de ter um tempo para si. Já entre os mais jovens, esse índice sobe para 51%. Em paralelo, a socialização também está no radar: 55% dizem querer conhecer novas pessoas durante a viagem, participando de passeios guiados, visitando cafés e bares locais e se comunicando com os moradores na língua do destino.
“A pesquisa mostra que viajar sozinho é, cada vez mais, uma forma de reconexão com o que realmente importa”, destaca Nelson Benavides, gerente regional da Booking. “O viajante brasileiro quer mais que descanso: ele quer propósito, autenticidade e liberdade para construir sua própria jornada”.
Além do bem-estar mental, os brasileiros que pretendem viajar sozinhos em 2025 desejam relaxar fisicamente (78%), estar em meio à natureza (74%), conhecer novas culturas (69%) e experimentar culinárias locais (69%). Entre os critérios mais valorizados na escolha do destino estão custo-benefício (76%), segurança (75%), paisagens naturais (70%) e gastronomia (66%). A diversidade também é considerada, com 28% dando preferência a destinos LGBTQ+ friendly.
O estudo revela ainda que 62% dos viajantes solo querem apenas relaxar, enquanto 45% pretendem explorar destinos nacionais e 40% internacionais. Visitar amigos e familiares (36%) ou participar de eventos (31%) também são objetivos destacados.
A pesquisa da Booking confirma uma mudança cultural: a viagem solo deixou de ser exceção para se tornar uma escolha consciente. Seja para buscar introspecção, desafiar-se ou se abrir ao novo, cada vez mais brasileiros estão se permitindo viver essa experiência com mais liberdade, segurança e propósito.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo