• Trump anuncia ataque à Venezuela e afirma que Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados
  • Cuidados com a pele, alimentação e hidratação são essenciais no verão
  • Primeira Superlua de 2026 ocorre neste sábado, mas diferença será difícil de notar
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 15:50h • 18 de fevereiro de 2025

Verificação em duas etapas vai aumentar segurança de serviços do Banco Central no GOV.BR

A exigência da ferramenta de segurança se soma a outras barreiras que evitam tentativas de fraudes e garantem a identidade do usuário

Da Redação com informações do Ministério da Gestão e da Inovação | Foto: Arquivo Âncora1

A verificação em duas estapas se faz especialmente necessária para garantir a segurança de dados da população e se tornou obrigatória nesses serviços, os dois primeiros a exigir esse nível de segurança no GOV.BR.
A verificação em duas estapas se faz especialmente necessária para garantir a segurança de dados da população e se tornou obrigatória nesses serviços, os dois primeiros a exigir esse nível de segurança no GOV.BR.

Desde 13 de fevereiro, a consulta aos valores a receber e ao Registrato, dois dos serviços digitais mais procurados do Banco Central, passaram a exigir que o usuário do GOV.BR ative a Verificação em Duas Etapas (2FA). O objetivo é garantir mais segurança aos serviços, como recomendado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Sistema de Valores a Receber (SVR) centraliza a comunicação entre as instituições financeiras e a população sobre possíveis valores que as pessoas tenham a receber e permite a solicitação da devolução por meio do Pix. Ano passado, foram feitas 72 milhões de consultas públicas e 4,3 milhões de solicitações de resgate de valores por meio desse sistema.

Já o Registrato oferece para a pessoa relatórios sobre sua própria vida financeira. Os cinco tipos são: Contas e Relacionamentos, Empréstimos e Financiamentos, Chaves Pix, Cheques sem Fundo, e Câmbio e Transferências Internacionais. 27,9 milhões de relatórios foram emitidos pelo sistema em 2024.

Como ambos os sistemas contêm dados financeiros e informações pessoais dos cidadãos e cidadãs, são alvos potenciais de tentativas de fraude. Por isso, a verificação em duas estapas se faz especialmente necessária para garantir a segurança de dados da população e se tornou obrigatória nesses serviços, os dois primeiros a exigir esse nível de segurança no GOV.BR.

No caso do SRV, a consulta continua como antes, sem a exigência da autenticação de dois fatores, mas os pedidos de resgate de valores acima de R$ 100 só podem ser feitos com a verificação em duas etapas ou na própria instituição financeira. Também não haverá mudança para que herdeiros, inventariantes e representantes acessem informações de valores a receber de pessoas falecidas.

Tanto o SRV quanto o Registrato são acessados pelo site do Banco Central, mas os sistemas são integrados ao login único do GOV.BR. Já a verificação em duas etapas deve ser ativada pelo próprio usuário do GOV.BR com uma conta nível prata ou ouro. Esse grau de segurança é necessário para o acesso a diversos serviços da plataforma e foi parte das exigências da Nota Técnica nº 15982/2024/ do MGI.

Segurança na plataforma GOV.BR

Atualmente, o GOV.BR possui cerca de 164 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços. Só contas nível ouro podem acessar todos eles, porque têm validação biométrica em órgãos públicos que possuem um robusto processo de identificação e validação de dados, como o TSE e os Institutos de Identificação nos Estados, o que dificulta a ação de golpistas. Do total de usuários de conta Ouro, que são cerca de 65 milhões, 20,7% utilizam o 2FA.

Além disso, o governo está construindo uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) voltada para melhorar a identificação das pessoas, essencial para a segurança dos serviços digitais. Essa IPD vai unir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) com o GOV.BR, o que promoverá uma ampliação da segurança na plataforma. Uma IPD é composta por um conjunto de sistemas digitais compartilhados, interoperáveis, seguros e com mecanismos de privacidade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Saúde • 09:39h • 03 de janeiro de 2026

Vacina de tétano é pouco lembrada por adultos; reforço a cada 10 anos

HSPE aumentou a aplicação após procura por vacina da Covid-19 e Influenza

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 09:11h • 03 de janeiro de 2026

Show da Virada em Maracaí acontece neste sábado (3) após adiamento por causa da chuva

Evento com Banda Nova York e DJ Douglas Araújo foi reagendado para garantir estrutura e segurança ao público

Descrição da imagem

Economia • 08:35h • 03 de janeiro de 2026

Contribuição mensal do MEI sobe para R$ 81,05 em 2026

Reajuste do salário mínimo eleva valor pago pelos microempreendedores a partir de janeiro

Descrição da imagem

Política • 08:29h • 03 de janeiro de 2026

Trump anuncia ataque à Venezuela e afirma que Nicolás Maduro e sua esposa foram capturados

Declaração do presidente dos Estados Unidos eleva tensão internacional no início de 2026; governo venezuelano ainda não confirmou a informação

Descrição da imagem

Saúde • 08:03h • 03 de janeiro de 2026

Cuidados com a pele, alimentação e hidratação são essenciais no verão

Os cuidados com a pele impactam diretamente na saúde e podem evitar doenças sérias, como o câncer de pele. O período mais crítico para exposição solar vai das 9h às 16h, mas as ondas de calor exigem cuidados ao longo de todo o dia e o uso do protetor solar é indispensável

Descrição da imagem

Variedades • 21:58h • 02 de janeiro de 2026

Reddit, Discord, 4chan e Twitch: as redes que escapam do radar das famílias

Plataformas pouco conhecidas concentram jovens em ambientes fechados, sem mediação adulta e riscos que vão além das redes tradicionais

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:42h • 02 de janeiro de 2026

BBB26 esquenta antes da estreia e internet aposta em possíveis participantes; veja os nomes

A poucos dias do anúncio oficial, montagem com camarote e veteranos viraliza, mas Globo ainda não confirmou nenhum nome

Descrição da imagem

Variedades • 18:44h • 02 de janeiro de 2026

Primeira Superlua de 2026 ocorre neste sábado, mas diferença será difícil de notar

Lua Cheia de Perigeu acontece às 07h03 do dia 3 de janeiro e estará no ponto mais próximo da Terra

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025