• McDonald’s oferece 10 vagas para atendente em Assis com benefícios e capacitação
  • Testes do Pix Internacional iniciam e podem transformar remessas e comércio exterior
  • Dia do Brincar Livre movimenta manhã de sábado no Galpão Cultural em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 15:50h • 18 de fevereiro de 2025

Verificação em duas etapas vai aumentar segurança de serviços do Banco Central no GOV.BR

A exigência da ferramenta de segurança se soma a outras barreiras que evitam tentativas de fraudes e garantem a identidade do usuário

Da Redação com informações do Ministério da Gestão e da Inovação | Foto: Arquivo Âncora1

A verificação em duas estapas se faz especialmente necessária para garantir a segurança de dados da população e se tornou obrigatória nesses serviços, os dois primeiros a exigir esse nível de segurança no GOV.BR.
A verificação em duas estapas se faz especialmente necessária para garantir a segurança de dados da população e se tornou obrigatória nesses serviços, os dois primeiros a exigir esse nível de segurança no GOV.BR.

Desde 13 de fevereiro, a consulta aos valores a receber e ao Registrato, dois dos serviços digitais mais procurados do Banco Central, passaram a exigir que o usuário do GOV.BR ative a Verificação em Duas Etapas (2FA). O objetivo é garantir mais segurança aos serviços, como recomendado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O Sistema de Valores a Receber (SVR) centraliza a comunicação entre as instituições financeiras e a população sobre possíveis valores que as pessoas tenham a receber e permite a solicitação da devolução por meio do Pix. Ano passado, foram feitas 72 milhões de consultas públicas e 4,3 milhões de solicitações de resgate de valores por meio desse sistema.

Já o Registrato oferece para a pessoa relatórios sobre sua própria vida financeira. Os cinco tipos são: Contas e Relacionamentos, Empréstimos e Financiamentos, Chaves Pix, Cheques sem Fundo, e Câmbio e Transferências Internacionais. 27,9 milhões de relatórios foram emitidos pelo sistema em 2024.

Como ambos os sistemas contêm dados financeiros e informações pessoais dos cidadãos e cidadãs, são alvos potenciais de tentativas de fraude. Por isso, a verificação em duas estapas se faz especialmente necessária para garantir a segurança de dados da população e se tornou obrigatória nesses serviços, os dois primeiros a exigir esse nível de segurança no GOV.BR.

No caso do SRV, a consulta continua como antes, sem a exigência da autenticação de dois fatores, mas os pedidos de resgate de valores acima de R$ 100 só podem ser feitos com a verificação em duas etapas ou na própria instituição financeira. Também não haverá mudança para que herdeiros, inventariantes e representantes acessem informações de valores a receber de pessoas falecidas.

Tanto o SRV quanto o Registrato são acessados pelo site do Banco Central, mas os sistemas são integrados ao login único do GOV.BR. Já a verificação em duas etapas deve ser ativada pelo próprio usuário do GOV.BR com uma conta nível prata ou ouro. Esse grau de segurança é necessário para o acesso a diversos serviços da plataforma e foi parte das exigências da Nota Técnica nº 15982/2024/ do MGI.

Segurança na plataforma GOV.BR

Atualmente, o GOV.BR possui cerca de 164 milhões de usuários e possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços. Só contas nível ouro podem acessar todos eles, porque têm validação biométrica em órgãos públicos que possuem um robusto processo de identificação e validação de dados, como o TSE e os Institutos de Identificação nos Estados, o que dificulta a ação de golpistas. Do total de usuários de conta Ouro, que são cerca de 65 milhões, 20,7% utilizam o 2FA.

Além disso, o governo está construindo uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) voltada para melhorar a identificação das pessoas, essencial para a segurança dos serviços digitais. Essa IPD vai unir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) com o GOV.BR, o que promoverá uma ampliação da segurança na plataforma. Uma IPD é composta por um conjunto de sistemas digitais compartilhados, interoperáveis, seguros e com mecanismos de privacidade.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:00h • 21 de novembro de 2025

Profissões deixam de se enquadrar como MEI em 2025 e exigem reclassificação empresarial

Oito atividades foram excluídas do regime simplificado e agora precisam migrar para outros modelos, como ME ou EPP

Descrição da imagem

Classificados • 19:33h • 21 de novembro de 2025

McDonald’s oferece 10 vagas para atendente em Assis com benefícios e capacitação

Oportunidades são destinadas a pessoas com e sem deficiência, não exigem experiência e incluem pacote de benefícios e programa de desenvolvimento

Descrição da imagem

Cidades • 19:31h • 21 de novembro de 2025

Departamento de Trânsito reforça esquema especial para os cinco dias da FICAR 2025

Avenida Getúlio Vargas e entorno do Parque das Águas concentram maior risco para pedestres; público deve sair com antecedência e redobrar atenção nas noites de Alok, Luan Pereira e Ana Castela

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 18:47h • 21 de novembro de 2025

Quando o olhar voltou: reencontro de mãe e filho emociona após uso de cannabis medicinal

Tecnologia hidrossolúvel da Thronus Medical mostra impacto clínico em crianças com TEA nível 3, com avanços rápidos em linguagem, atenção e comportamento

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:06h • 21 de novembro de 2025

Temporada de Cruzeiros deve movimentar R$ 2,5 bilhões no Estado de SP

Mais de 670 mil viajantes devem embarcar em roteiros pelo país, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:37h • 21 de novembro de 2025

Movimentação irregular de baterias passa de 45 mil toneladas no Brasil em 2024

Setor alerta para riscos ambientais e defende fiscalização integrada e maior adesão à logística reversa

Descrição da imagem

Cidades • 16:13h • 21 de novembro de 2025

Tecnologia de reconhecimento facial integra operações e fortalece segurança em mais de 140 municípios

Tecnologia avança em prefeituras e forças policiais, reforçando prevenção ao crime, localização de desaparecidos e integração de dados em operações urbanas

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:40h • 21 de novembro de 2025

Maracaí lança cadastro municipal para doadores de sangue e medula óssea

Campanha Doador Tipo V reforça que todo tipo sanguíneo importa e cria cadastro municipal para facilitar doações regulares

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?