Saúde • 11:44h • 16 de setembro de 2025
Veja como o Butantan traz a cepa atualizada da vacina da gripe para o Brasil
Anúncio semestral da OMS com atualização sobre a formulação do imunizante dispara no Instituto uma operação que envolve logística internacional, ovos especiais e celeridade
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Marília Ruberti

O Butantan vive uma verdadeira corrida contra o tempo para atualizar a vacina da gripe todos os anos. Assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia as novas cepas que devem compor o imunizante, equipes do instituto entram em ação para garantir a importação rápida desses vírus, que são o “coração” da vacina.
O processo envolve cerca de 15 profissionais de nove áreas e uma logística complexa, incluindo o uso de ovos especiais, livres de microrganismos, que servem como ambiente para a multiplicação das cepas. São mais de 500 mil ovos por dia, ao longo de cinco meses, para produzir os monovalentes que, juntos, formam a vacina trivalente distribuída gratuitamente pelo SUS.
Mesmo quando apenas uma cepa é alterada, a produção dos demais componentes começa antecipadamente para ganhar tempo. Essa estratégia permite que o Butantan entregue, até março e abril, os 80 milhões de doses que precisam estar disponíveis em todo o país antes do inverno.
O desafio se repete anualmente porque o vírus influenza sofre mutações frequentes. Por isso, a atualização da vacina é fundamental para garantir proteção eficaz contra a gripe.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital