• Assis recebe mais uma edição da Vila Agro com feira rural e shows musicais nesta sexta
  • Obras do artista assisense Alemão Art estão entre os destaques do Favela Gala 2025
  • Novo espaço promete mais conforto para comerciantes e público da Feira da Lua
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 15:36h • 02 de junho de 2025

Veja como a Polícia Científica de SP identifica drogas

Processo criminal depende das análises para confirmar as substâncias ilícitas e garantir precisão às investigações

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: SSP

Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial.
Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial.

As análises realizadas pelo Núcleo de Exames de Entorpecentes do Instituto de Criminalística da Polícia Científica são fundamentais para confirmar substâncias ilícitas e garantir que investigações sigam com precisão durante todo o processo criminal.

Antes que qualquer substância apreendida pela polícia seja oficialmente reconhecida como entorpecente, ela precisa passar por um exame pericial. Sem essa análise técnica, não há como comprovar legalmente sua composição ou classificação como droga ilícita.

Em São Paulo, esse trabalho é realizado pelo Núcleo de Exames de Entorpecentes do Instituto de Criminalística da Polícia Científica, responsável por identificar e documentar cada substância apreendida pelas forças de segurança do estado.

Esse procedimento não apenas sustenta processos judiciais, mas também protege direitos fundamentais. “Sem laudo, não há crime relacionado a drogas, há apenas uma suspeita. O material só é considerado droga a partir do laudo pericial identificando uma substância proibida”, explicou a diretora do Núcleo de Exames de Entorpecentes, a perita Camila Delanesi Guedes. É esse princípio que torna os registros periciais essenciais para o sistema de Justiça paulista.


Após as apreensões feitas pelas forças de segurança para assegurar o combate ao tráfico de drogas no estado, os entorpecentes são encaminhados para análise. Depois de recebidas, as substâncias são separadas para o início da perícia, que começa determinando a quantidade e o peso líquido, sem as embalagens.

Existem vários métodos para constatar a presença de substâncias ilícitas, como o Tetrahidrocanabinol (THC), presente na maconha, por exemplo. O primeiro funciona por meio de reações químicas, chamado cromatografia em camada delgada. A droga é extraída da substância e transformada em líquido, sendo então colocada dentro de uma cuba, onde é misturada com produtos químicos. Ao entrar em contato com o THC, a substância reage. Depois de seca, é aplicado um líquido revelador. Quanto mais forte a cor, maior a quantidade da substância ilícita presente na droga. O teste leva, em média, 20 minutos.


Com o apoio da tecnologia, é possível identificar outras drogas, como a cocaína, o ecstasy e até mesmo as drogas K. Já em estado líquido, elas são colocadas em uma máquina que consegue separar partículas sólidas e, então, apenas o líquido é analisado. Uma das máquinas usadas para identificar as drogas é chamada de cromatógrafo gasoso com espectrômetro de massas que, por meio de gráficos, consegue ler os componentes presentes nas substâncias. Essa leitura também pode ser feita com uma máquina a laser que, ao examinar a droga, consegue constatar os componentes da substância, ainda que de forma bruta (sólida).

“Esse trabalho é de suma importância, não só para a Justiça brasileira, mas também para o combate ao crime do tráfico de drogas, identificando com precisão a materialidade do delito. Não há prisão sem laudo científico”, completou a perita. Ao todo, no primeiro trimestre deste ano, cerca de 9,7 toneladas de drogas foram analisadas e aproximadamente 4,2 mil laudos emitidos.

Após a análise, a droga é encaminhada à Polícia Civil, que realiza os trâmites para a incineração em um forno industrial. 


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 18:26h • 12 de setembro de 2025

Gestão ineficiente em TI e telecom pode custar até R$ 350 mil por milhão investido

Linhas inativas, pacotes superdimensionados e cobranças indevidas compõem os chamados “desperdícios invisíveis”, que corroem a saúde financeira das companhias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:39h • 12 de setembro de 2025

Estudantes criam combustível ecológico a partir de resíduos de madeira

Projeto premiado alia economia circular, impacto social e ambiental, e pode ser replicado em comunidades próximas aos centros logísticos da CHEP no Brasil

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:04h • 12 de setembro de 2025

Ilhas brasileiras: estudo revela presença de espécies exclusivas

Pesquisa foi publicada pela plataforma Peer Community Journal

Descrição da imagem

Cidades • 16:49h • 12 de setembro de 2025

Vacinação antirrábica em Maracaí começa neste sábado pelos bairros Vila Nova e Tiemann

Campanha vai percorrer diversos pontos da cidade até outubro, sempre aos sábados, das 8h às 12h

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 12 de setembro de 2025

Sextou em Assis com show da banda Doctor Roll e encontro dos Primatas Arcanos M.C.

Evento no Recinto Ficar será nesta sexta-feira, 12 de setembro, com entrada solidária, música ao vivo e praça de alimentação

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 12 de setembro de 2025

Assis recebe semifinais da Copa CIVAP de Futsal nesta sexta-feira

Pompéia enfrenta Iepê e Assis disputa vaga na final contra Sandovalina no Jairão

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:05h • 12 de setembro de 2025

Assis celebra cultura preta com capoeira e baile charme no Barracão da V.O neste sábado

Programação no Barracão da V.O. inclui atividades de Capoeira Angola pela manhã e música preta à noite com renda revertida a projetos sociais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 14:47h • 12 de setembro de 2025

Vai viajar? Portal tem chat para tirar dúvidas sanitárias sobre o Brasil e o Exterior

O chat da “Teleorientação ao Viajante” informa quais vacinas são obrigatórias, as recomendadas, onde encontrá-las e, até mesmo, o status sanitário da localidade. Países das Américas do Sul e do Norte, por exemplo, vivem um surto de sarampo, e a doença pode representar um risco para pessoas não imunizadas

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?