Responsabilidade Social • 19:33h • 01 de novembro de 2025
Veganismo em pauta: data mundial destaca a relação entre alimentação e compaixão pelos animais
Movimento que surgiu em 1994 busca eliminar toda forma de exploração animal e inspira novas práticas alimentares e de mercado
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Ecotur | Foto: Arquivo/Âncora1
O Dia Mundial do Veganismo, celebrado em 1º de novembro, marca uma reflexão global sobre o respeito aos animais e o consumo consciente. Criada em 1994 pela The Vegan Society, a data simboliza um movimento que propõe a exclusão de todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja na alimentação, no vestuário ou em outros hábitos de consumo.
No Brasil, o veganismo e as dietas baseadas em vegetais vêm ganhando espaço entre os consumidores. De acordo com pesquisa do IBOPE, cerca de 14% da população já adota uma alimentação vegetariana ou vegana, o que representa mais de 28 milhões de pessoas. O aumento dessa adesão tem impulsionado o mercado de alimentos, levando restaurantes, bares e padarias a incluírem opções veganas em seus cardápios e a informarem com mais transparência os ingredientes de seus produtos.

Alimentação vegana conquista milhões de brasileiros e transforma o mercado
“Estamos passando por um momento de mudanças de comportamento por parte da população. As pessoas estão cada vez mais conscientes sobre os alimentos que consomem e seus benefícios. Algumas pessoas aderem ao movimento por serem simpatizantes de um estilo de vida mais saudável, há também aqueles que são contra todas as formas de violência”, ressalta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.
Para a nutricionista Fernanda Larralde, especialista em Nutrição Esportiva, Saúde da Mulher e Fitoterapia, a decisão de mudar os hábitos alimentares vai além da mesa. “O que leva as pessoas a mudarem o estilo de vida, principalmente em relação à alimentação, está muitas vezes associado a uma ideologia, seja a preocupação com os animais e o meio ambiente, a influência de familiares, motivos religiosos ou espirituais e, em alguns casos, isso ocorre em decorrência de alguma condição clínica.”

Movimento vegano avança e estimula práticas mais éticas e sustentáveis
O país se destaca como um dos que mais oferecem opções veganas no mundo, com mais de 2.900 estabelecimentos adaptados ao público que prefere alimentos de origem vegetal. São Paulo aparece como a cidade mais “vegan-friendly” da América Latina, seguida pela crescente demanda de pedidos via delivery, que já ocupa o segundo lugar entre as categorias mais procuradas.

Consciência alimentar em alta: o que o Dia Mundial do Veganismo ensina sobre respeito aos animais
“É possível se alimentar somente com alimentos de origem vegetal. Mas o acompanhamento de um especialista é importante para que haja o equilíbrio dos nutrientes essenciais, assim como complementação, caso seja necessário”, conclui Vininha F. Carvalho.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo