Saúde • 09:04h • 15 de maio de 2025
Vacina trivalente do Butantan é eficaz contra gripe
OMS e FDA recomendam a priorização do uso de vacinas trivalentes da gripe, que podem ser encontradas nos postos de saúde para crianças, idosos, grávidas e outros públicos
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Fotos: José Felipe Batista

A vacina trivalente da gripe produzida pelo Instituto Butantan e distribuída gratuitamente pelo SUS em 2025 protege contra os principais vírus influenza em circulação no país. Além de prevenir casos sintomáticos, a imunização reduz hospitalizações e mortes. A composição do imunizante segue a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que este ano orientou o uso de vacinas trivalentes — e não mais quadrivalentes — contra a gripe.
Atualizada anualmente, a vacina leva em conta as cepas virais que mais devem circular, com base no monitoramento feito pela OMS nos hemisférios Norte e Sul. Em 2025, foram incluídas duas cepas do vírus influenza A e uma do tipo B: A/Victoria (H1N1), A/Croácia (H3N2) e B/Áustria (linhagem Victoria), conforme explica a gestora médica de Desenvolvimento Clínico do Butantan, Carolina Barbieri.
OMS, FDA e EMA recomendam vacina trivalente
A recomendação de usar apenas três cepas nas vacinas contra a gripe se baseia na ausência de circulação do vírus influenza B/Yamagata desde março de 2020. Segundo a OMS, não há mais justificativa para manter esse antígeno na formulação. A agência orienta os países a fazerem a transição das vacinas quadrivalentes para as trivalentes.
O mesmo posicionamento foi adotado pelo FDA, órgão regulador dos Estados Unidos, e pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), que já aprovaram o uso da vacina trivalente para a temporada 2025/2026.
Trivalente oferece a mesma proteção da quadrivalente
Na prática, as vacinas trivalente e quadrivalente conferem o mesmo nível de proteção. Isso porque a cepa extra presente nas quadrivalentes — B/Yamagata — não está em circulação no momento. “Neste cenário epidemiológico, tanto a vacina trivalente quanto a quadrivalente protegem da mesma forma”, reforça Carolina Barbieri.
Desde 2021, a vacina trivalente do Butantan tem pré-qualificação da OMS, um reconhecimento internacional que permite sua distribuição a países e agências da ONU via OMS e OPAS. A chancela comprova a qualidade do imunizante, validando todas as etapas de produção, desde os estudos clínicos até as boas práticas de fabricação.
Produção nacional em larga escala
Totalmente produzida no Brasil, a vacina do Butantan está disponível na rede pública e privada. A fabricação 100% nacional garante não só maior autonomia ao país, como também agilidade em responder a emergências sanitárias.
“A produção local fortalece a indústria nacional e permite uma resposta rápida diante do surgimento de novas cepas sazonais ou até mesmo de uma pandemia”, destaca Felipe Carvilhe, gerente da Franquia Influenza do Butantan.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor