Ciência e Tecnologia • 12:31h • 29 de novembro de 2025
Vacina em pó? Conheça a tecnologia do imunizante contra a dengue do Butantan
Aprovado pela Anvisa, vacina parte de São Paulo para abastecer o Brasil inteiro
Agência SP | Foto: Pablo Jacob/Governo de São Paulo
A vacina do Butantan contra a dengue, recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será armazenada em pó nas unidades de saúde. A liofilização do produto facilitará não apenas o transporte, mas, também, o armazenamento do produto.
Com a liofilização, a vacina é transformada em pó após o congelamento e remoção da água. Isso torna o produto mais estável durante o transporte e o armazenamento, uma vantagem para países de dimensões continentais, como o Brasil.
Enquanto algumas vacinas podem exigir temperaturas mais rigorosas, a versão liofilizada necessita apenas de refrigeração padrão (entre 2°C e 8°C), a mesma utilizada para a maior parte das vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Isso reduz perdas e ajuda a manter a segurança do imunizante mesmo em trajetos longos.
A maior estabilidade também permite a formação de estoques estratégicos por mais tempo, ajudando estados e municípios a planejar campanhas de vacinação e manter abastecimento regular. Vale lembrar que a vacina do Butantan parte de São Paulo para abastecer todo o país. Ao todo, é esperada a produção de até 30 milhões de doses anualmente.
Como funciona a liofilização
A liofilização de imunizantes segue três etapas principais:
- Congelamento: preserva a estrutura molecular do produto.
- Sublimação: a água é removida diretamente para o estado gasoso em câmaras de baixa pressão.
- Secagem final: reduz a umidade residual e resulta em um pó estável.
Antes da aplicação, o profissional de saúde adiciona o diluente específico ao frasco com a “vacina em pó”. Depois disso, a dose única é aplicada normalmente.
Conheça a vacina do Butantan
A Butantan-DV é a primeira vacina de dose única contra a dengue do mundo. O imunizante foi desenvolvido para proteger contra os quatro sorotipos de dengue e teve seus dados de segurança e eficácia divulgados no New England Journal of Medicine. Com a autorização da Anvisa, a vacina deve ser incorporada ao Programa Nacional de Imunização (PNI) pelo Ministério da Saúde para ser usada nacionalmente.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo