• Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda
  • Piscinas residenciais respondem por mais da metade dos afogamentos infantis
  • Assis promove mutirão de emprego em parceria com a Indústria de Bebidas Conquista
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 15:52h • 19 de janeiro de 2026

USP abre mais de 6,5 mil vagas gratuitas para pessoas com 60 anos ou mais

Público 60+ pode participar de disciplinas regulares em áreas como comunicação, direito, administração, tecnologia e educação, além de ações complementares como atividades físicas e culturais

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Elcio Silva

Dia do Calouro Idoso realizado em 2018 na Biblioteca Brasiliana da USP pelo programa USP 60+
Dia do Calouro Idoso realizado em 2018 na Biblioteca Brasiliana da USP pelo programa USP 60+

A USP abre, a partir do dia 2 de fevereiro, inscrições para o primeiro semestre de 2026 do programa USP 60+. A iniciativa gratuita chega à 61ª edição com mais de 31 anos de atuação. Realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza mais de 6,5 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, cursadas com alunos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.

A consulta das vagas será disponibilizada no site do programa (clique aqui) a partir de 29 de janeiro. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos. Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e, para atividades complementares, o período pode variar ao longo do semestre.

São mais de 300 atividades em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa.

“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de 60 anos oportunidades para o aprendizado continuado, um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável. Outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações.”

Na edição 94 do programa Cultura na USP, da Rádio USP, Dórea fala sobre a importância das trocas com alunos da graduação e do aprendizado continuado. 

Empreendedorismo; Marketing; Linguagem Musical; Gestão de Negócios; Jornalismo Esportivo; Direito Constitucional; Inteligência Artificial; Psicologia Social; Fisiologia da Atividade Motora; e Cultura e Educação Afro-Brasileira e Indígena são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Também estão previstas atividades físicas exclusivas como dança sênior, lian gong, tai chi chuan, yoga, pilates, condicionamento físico e capoeira, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro e de artesanato, coral, turismo social, jogos digitais e visitas guiadas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas dessas atividades complementares, as inscrições são realizadas ao longo do semestre.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 31 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Serviço

O programa USP 60+ abre em 2 de fevereiro as inscrições para as atividades do primeiro semestre de 2026. A 61ª edição da iniciativa disponibiliza mais de 5 mil vagas na capital e nos campi do interior para mais de 300 atividades distribuídas entre disciplinas regulares, cursadas com alunos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições são abertas para os interessados acima de 60 anos.

A relação completa de atividades estará disponível no site do programa USP 60+ a partir de 29 de janeiro. Clique aqui!

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:09h • 19 de janeiro de 2026

Cansado das telas? O Brasil tem destinos de natureza que promovem um verdadeiro detox digital

O Brasil é um paraíso para quem busca trocar as notificações constantes pelo silêncio e pelo contato direto com a natureza

Descrição da imagem

Saúde • 16:48h • 19 de janeiro de 2026

Prevenção: Saúde alerta para cuidados com aranhas no verão

Com mais de 28 mil registros no último triênio, Paraná reforça atenção devido às altas temperaturas. As aranha-marrom (Loxosceles) e a armadeira (Phoneutria) são as espécies de maior relevância médica no Estado

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:19h • 19 de janeiro de 2026

Chuvas abaixo da média tendem a persistir e agravar seca em São Paulo

Cenário de escassez hídrica tem relação com o La Niña

Descrição da imagem

Mundo • 15:21h • 19 de janeiro de 2026

Ipem-SP dá dicas para aproveitar as férias com segurança

Compra de pneus, abastecimento do veículo, uso de capacete e de equipamentos para crianças merecem atenção especial

Descrição da imagem

Saúde • 14:38h • 19 de janeiro de 2026

SUS vai vacinar profissionais de saúde contra dengue em fevereiro

Vacina será a de dose única desenvolvida pelo Instituto Butantan

Descrição da imagem

Educação • 14:09h • 19 de janeiro de 2026

Sisu 2026: inscrições para o ensino superior começam nesta segunda

Candidatos das três últimas edições do Enem podem usar notas

Descrição da imagem

Mundo • 13:41h • 19 de janeiro de 2026

IPVA 2026: vence hoje prazo para pagamento com desconto ou 1ª parcela de placa final 6

O pagamento segue o final da placa do veículo e pode ser feito à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até 5 vezes, de acordo com o valor do imposto devido

Descrição da imagem

Educação • 13:10h • 19 de janeiro de 2026

Fatecs iniciam matrículas de ingressantes do Vestibular e do Provão Paulista

Procedimento é online e segue o mesmo calendário para os dois processos seletivo e primeira convocação será a partir das 15h da segunda-feira (19)

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar