Saúde • 09:16h • 21 de julho de 2025
Uso excessivo de telas acelera desgaste nas articulações e pode antecipar artrose
Estudo projeta 1 bilhão de casos de osteoartrite até 2050; especialistas alertam sobre postura, repetição de movimentos e cuidados preventivos
Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Fonte Comunica | Foto: Divulgação

O uso constante de celulares e computadores já não representa apenas um desafio para a atenção ou o sono. A repetição de movimentos e a má postura ao manusear dispositivos eletrônicos têm gerado impacto direto na saúde das articulações, podendo antecipar o surgimento de doenças como a osteoartrite — também conhecida como artrose.
Segundo projeção do Instituto de Métricas e Avaliação em Saúde da Universidade de Washington, cerca de 1 bilhão de pessoas será afetada pela osteoartrite até 2050. Trata-se da forma mais comum de artrite, uma doença crônica e degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem, causando dor, rigidez e dificuldade de movimentação.
A reumatologista Cláudia Goldenstein Schainberg explica que o uso prolongado de telas sobrecarrega as articulações. “O movimento repetitivo de digitação e deslizar os dedos na tela gera microtraumas que, ao longo do tempo, podem desencadear inflamações crônicas e até mesmo acelerar processos degenerativos, como a osteoartrite”, afirma.
Além dos dedos e punhos, a postura corporal durante o uso de celulares e computadores também contribui para o problema. Pescoço inclinado, ombros tensionados e punhos em posições forçadas agravam o risco de dores musculoesqueléticas. “Já vemos queixas precoces de dor articular em pessoas na faixa dos 30 e 40 anos, algo que antes era mais comum apenas em idosos”, alerta a médica.
A presença constante dos dispositivos no trabalho, nos momentos de lazer e na vida doméstica contribui para a frequência das lesões. Com mais tempo diante das telas, aumentam também os casos de inflamações, desconfortos e dificuldades de mobilidade em diferentes faixas etárias.
Para evitar a progressão do problema, algumas atitudes simples são recomendadas: realizar pausas frequentes durante o uso dos eletrônicos, alongar mãos, punhos e braços, além de corrigir a postura. “A prevenção começa com a conscientização. Ao perceber sinais de dor ou rigidez, é importante procurar um reumatologista e não negligenciar os sintomas”, finaliza Cláudia Goldenstein.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital