Mundo • 11:19h • 18 de outubro de 2025
Uso de internet na TV salta de 7% para 63% em dez anos no estado de São Paulo
Aumento do uso de televisões conectadas à internet se consolida como uma das principais transformações digitais da última década
Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

O uso de TV para acessar internet cresceu 56 pontos percentuais em dez anos no estado de São Paulo. Em 2024, 63% dos usuários da rede usaram as chamadas Smart TVs como dispositivo de conexão à internet contra apenas 7% em 2014. Os dados vêm da edição especial do boletim Seade SP TIC, elaborado pela Fundação Seade a partir da pesquisa TIC Domicílios, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.
O estudo sugere que a popularização das TVs conectadas à internet está ligada à queda nos preços dos aparelhos, à expansão das plataformas de streaming e à maior presença de internet de alta velocidade nos lares.
Segundo a Fundação Seade, as Smart TVs se transformaram em um dos principais dispositivos de acesso à internet, superando o uso de computadores. Com isso, os equipamentos aproximam a experiência digital dos hábitos culturais e de entretenimento da população paulista.
Pela primeira vez, o acesso à internet pelas Smart TVs superou o dos computadores, que perderam espaço nos últimos dez anos. Essa mudança reflete tanto a maior presença da fibra ótica nos domicílios quanto à integração das TVs a aplicativos e serviços de vídeo sob demanda.
O levantamento também sugere que o uso das televisões conectadas é mais comum entre pessoas das classes A/B, com ensino superior e entre os mais jovens. Além disso, é relevante o número de usuários que combinam diferentes dispositivos: em 2024, 29% acessaram a internet ao mesmo tempo pela televisão, pelo computador e pelo celular, mostrando maior diversidade de práticas digitais, provavelmente nos segmentos de maior poder aquisitivo.
Outro destaque é o crescimento do consumo de vídeos, filmes e séries pela internet. Em 2024, 78% dos usuários paulistas usaram a rede para esse fim, o que representa um acréscimo de cerca de 20 pontos percentuais em relação a 2014. Isso reforça o papel das Smart TVs como meio de entretenimento e informação dentro de casa.
Comparando São Paulo com o Brasil, a pesquisa da Fundação Seade aponta que as tendências são semelhantes: aumento do uso das Smart TVs e maior presença de internet de alta velocidade nos lares. No entanto, persistem as desigualdades, já que a utilização desses aparelhos ainda é mais presente entre quem tem maior renda e escolaridade.
Mais detalhes sobre o estudo estão disponíveis aqui.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo