• Nova diretoria do CIVAP é eleita com foco no desenvolvimento regional para 2025
  • Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 14,02%, diz Fenabrave
  • 25 vagas de emprego em Assis, Cândido Mota, Palmital, Tarumã e Paraguaçu: presenciais e remotas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 09:16h • 08 de janeiro de 2025

Uso da assinatura digital Gov.br cresce 130% em um ano

Ferramenta pode ser usada em contratos administrativos

Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Outra vantagem do processo é que a assinatura digital do gov.br permite detectar alterações posteriores à assinatura original.
Outra vantagem do processo é que a assinatura digital do gov.br permite detectar alterações posteriores à assinatura original.

O uso da assinatura digital Gov.br cresceu 130% de 2023 para 2024 em um ano. A ferramenta foi usada mais de 120 milhões de vezes no ano passado e, no período anterior, 51,7 milhões de vezes. A assinatura digital é um serviço gratuito que permite, por meio do portal Gov.br, assinar documentos digitalmente, sem recorrer a papel e caneta.

O gov.br foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para acessar o serviço, pode-se usar tanto o aplicativo quanto o próprio portal gov.br. O cearense Wagner Lima, morador de Brasília há 18 anos, é um dos usuários do serviço. Ele conheceu a assinatura gov.br em 2022, quando procurou a ferramenta para resolver uma necessidade pessoal.

“Estava adquirindo um imóvel em Fortaleza, e a assinatura digital pelo gov.br facilitou muito o processo. Toda a documentação, inclusive uma procuração, foi assinada com o gov.br daqui de Brasília e fechamos o negócio lá. Então, essa assinatura reconhecida oficialmente em documentos me ajudou bastante”, disse Lima.

Além do uso para questões pessoais, a assinatura gov.br também pode ser usada em contratos administrativos e serviços públicos, pelo elevado nível de confiança e segurança, sendo associada ao signatário de maneira individual.

Outra vantagem do processo é que a assinatura digital do gov.br permite detectar alterações posteriores à assinatura original. O documento com assinatura digital tem a mesma validade de um documento com assinatura física.

“Economizei tempo e recursos, pois evitei deslocamentos, assinando tudo no próprio celular ou no computador. E aí pude destinar esse tempo que eu ganhei em outras atividades, ganhando tempo para estudar, para trabalhar e tempo com a família”, acrescentou Lima.

Outro usuário da assinatura Gov.br é o servidor público Eduardo Tosta, que recorre à ferramenta há mais de três anos. SegundoTosta, a ferramenta trouxe facilidade e praticidade para formalização de contratos, seja no trabalho ou na vida particular. “Eu, usualmente, ia a cartórios para assinar documentos de contrato de locação. Então, tinha que ver a minha disponibilidade de tempo, a do inquilino, marcar no cartório, fazer o deslocamento, pegar fila, pagar para fazer reconhecimento de firma, para ter a mesma simplicidade e eficácia de uma assinatura digital feita remotamente”, exemplificou o servidor.

Segundo a secretária adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti, os usuários da assinatura gov.br podem ficar tranquilos quanto à segurança, pois é protegida por criptografia avançada e autenticada pela infraestrutura do Gov.br.

"Além de facilmente integrada a fluxos de trabalho digitais, o que aumenta a eficiência em processos administrativos, a assinatura Gov.br também é inclusiva, pois democratiza o acesso à assinatura digital, dispensando a necessidade de certificados complexos", completou Luanna.

Como usar

Para usar o recurso, o usuário precisa ter uma conta de nível prata ou ouro no Gov.br. A conta de nível prata pode ser obtida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da carteira nacional de habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação dos dados em um dos 14 bancos credenciados pelo gov.br.

Já para ter uma conta ouro, com acesso a qualquer serviço público digital, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da carteira de identidade nacional (CIN). Outra maneira é a partir de um certificado digital, compatível com a ICP-Brasil.

Atualmente, o Gov.br conta com mais de 163 milhões de usuários. A plataforma do governo federal possibilita o acesso a mais de 4.500 serviços digitais.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Mundo • 13:31h • 09 de janeiro de 2025

Governo de SP conecta mão de obra a setores com alta demanda em 2025

Atualmente, os PATs oferecem mais de 10,8 mil vagas de emprego em todas as regiões do estado de São Paulo, contemplando áreas promissoras e setores que continuam aquecidos ao longo do ano

Descrição da imagem

Cidades • 13:03h • 09 de janeiro de 2025

Nova diretoria do CIVAP é eleita com foco no desenvolvimento regional para 2025

Prefeitos consorciados assumem novos cargos e prometem trabalhar pela união e avanços sustentáveis da região

Descrição da imagem

Variedades • 12:29h • 09 de janeiro de 2025

Praia com chuva: Corpo de Bombeiros reforça cuidados aos veranistas

Embora a chuva não seja necessariamente um impeditivo para frequentar a praia, é essencial redobrar a atenção, especialmente em caso de tempestades ou descargas elétricas, já que durante os dias de chuva o risco de raios exige atenção especial

Descrição da imagem

Economia • 12:03h • 09 de janeiro de 2025

Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 14,02%, diz Fenabrave

Em todos os segmentos, houve alta de 2,11% em relação a novembro

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 11:38h • 09 de janeiro de 2025

Brasil tem 1 milhão de focos de queimada registrados em 5 anos

Ano com maior número de registros foi o de 2024

Descrição da imagem

Política • 11:16h • 09 de janeiro de 2025

Mudanças no BPC: o que é verdade e o que é boato

Diante da recente sanção da Lei nº 15.077 e com objetivo de combater "fake news", o MDS compilou as principais alterações nas regras para esse benefício

Descrição da imagem

Classificados • 10:47h • 09 de janeiro de 2025

CPNU: começou reembolso da taxa de inscrição

Mais de 29 mil pessoas já foram reembolsadas

Descrição da imagem

Classificados • 10:00h • 09 de janeiro de 2025

Correios lança edital de inovação aberta para soluções operacionais

Inscrições podem ser feitas até o dia 2 de fevereiro

As mais lidas

Variedades

Assis, Tupã e Paraguaçu Paulista celebram grandes vencedores na Mega-Sena da Virada

Tupã registra aposta premiada de R$ 79 milhões com aposta de 10 números, enquanto Assis tem incríveis 76 ganhadores na quadra; Paraguaçu levou na quina

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025