• 3I/Atlas desafia a ciência com reorganização térmica inédita e alinhamentos geométricos
  • Dezembro Vermelho, 3 livros imperdíveis para refletir sobre o HIV e a Aids
  • Carreiro e Capataz são confirmados como atração do Natal 2025 em Cruzália
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 16:49h • 03 de março de 2025

Ursinha polar e filhotes de leão são atrações em Aquário e Zoo de SP

Nur é o primeiro filhote de urso-polar nascido na América Latina

Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

As filhotes da leoa Erindi e do leão Django, que nasceram em cativeiro, são colocadas para exposição na Ilhas dos Leões, no Zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista.
As filhotes da leoa Erindi e do leão Django, que nasceram em cativeiro, são colocadas para exposição na Ilhas dos Leões, no Zoológico de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista.

O Aquário de São Paulo apresentou ao público o primeiro filhote de urso-polar nascido na América Latina. Nur (luz em árabe) é filha dos ursos-polares Aurora e Peregrino, que chegaram ao país há dez anos, vindos do Zoológico de Kazan, na Rússia.

A iniciativa de enviar o casal para o Brasil foi uma ação internacional para garantir a preservação da espécie. Nur nasceu em 17 de novembro de 2024 e simboliza a luta contra o aquecimento global.

De acordo com o Aquário, apenas seis ursos nasceram em zoológicos no ano passado. Assim, além de comemorar a chega de Nur, a equipe do Aquário reforçou o monitoramento antes e depois de seu nascimento, porque o primeiro ano de vida de um urso-polar representa um período crítico para a sobrevivência em razão da sua fragilidade. A transição da toca para o recinto fora do ninho foi baseada nos sinais que a filhote demonstrou.

“O futuro não é a gente que decide [porque] ela começa a mostrar para a gente os sinais de que está pronta para sair da toca e explorar o seu recinto”, disse a veterinária-chefe do Aquário, Laura Reisfeld.

O nascimento de Nur, além de ser um marco histórico, é muito importante para a preservação da espécie que está ameaçada de extinção.

Mudanças no comportamento

Segundo o Aquário, a suspeita da gravidez de Aurora surgiu da observação da equipe às mudanças em seu comportamento.

A confirmação por exames tradicionais, como ultrassom, não é possível por conta da densa camada de gordura do animal, mas foi possível perceber que ela começou a passar mais tempo em sua jaula, demonstrando maior necessidade de descanso e reduzindo sua interação com Peregrino, o que é normal porque o macho, quando está por perto, é um fator de estresse.

“Desde que os ursos chegaram houve um grande preparo. Quando um animal - mantido sob cuidados humanos - reproduz, o que faz parte do seu comportamento natural, é um presente para nós. Proporcionando um alto nível de bem-estar, conseguimos garantir que esses animais sejam saudáveis e, consequentemente, se reproduzam”, disse Laura.

O Aquário de São Paulo fica na Rua Huet Bacelar, 407, no Ipiranga, aberto à visitação todos os dias, das 9h às 17h. Os preços dos ingressos podem ser consultados no site oficial www.aquariodesp.com.br .

Leões

No Zoo São Paulo é possível conhecer ainda os quatro filhotes de leão que acabam de chegar à área de visitação. Também nascidas em novembro, as quatro leoazinhas são filhas da fêmea Erindi e do macho Django. As bebês têm três meses e pesam cerca de 25 quilos.

Seus nomes foram escolhidos em alusão ao filme O Rei Leão: Nala, Kiara e Sarabi e uma delas, a Sampa, em homenagem à capital paulista. Django nasceu no Zoológico de Copenhagen, na Dinamarca, e chegou ao Zoológico de São Paulo com um ano e quatro meses, em 2016. Erindi veio do Gaia Zoo, na Holanda, também em 2016.

Segundo o Zoo São Paulo, o Zoológico abriga outros felinos em diferentes ambientes. Ao todo são 18 leões: Amira, que nasceu no Zoo SP em 2018, é mãe de dois filhotes com Django e filha de Iduma e Erindi, ambos cuidados no Zoológico de SP; Aisha, filha de Iduma e Erindi, nasceu junto com Amira em 2018, e é mãe de quatro leões. Nairóbi, Luanda e Malawi são as irmãs mais novas de Aisha e Amira. Já Kalahari, Aluá, Scar e Djambala são irmãos e filhos de Aisha e Django. E Maia e Mali são filhas de Amira e Django.

Durante o carnaval, o Zoo São Paulo também estará com a promoção Folia em Dobro, onde o visitante compra um ingresso e ganha outro. O zoo fica na Avenida Miguel Estefno, 4241, Água Funda. Para mais informações basta acessar.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 21:50h • 06 de dezembro de 2025

3I/Atlas desafia a ciência com reorganização térmica inédita e alinhamentos geométricos

Novas análises infravermelhas e sequências de alta resolução sugerem que as formações ao redor do objeto interestelar seguem padrões constantes e simétricos, diferentes de qualquer modelo tradicional de fragmentação

Descrição da imagem

Saúde • 20:21h • 06 de dezembro de 2025

Combinação de álcool com energéticos mascara embriaguez e eleva riscos à saúde

Cardiologista explica como a combinação potencializa efeitos no coração, eleva risco de arritmias e mascara sinais de intoxicação

Descrição da imagem

Educação • 19:40h • 06 de dezembro de 2025

2ª fase da Unesp: educadores orientam estudantes sobre foco, autocuidado e apoio familiar

Especialistas destacam organização, equilíbrio emocional e hábitos saudáveis para enfrentar o período de vestibulares

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:47h • 06 de dezembro de 2025

EDITORIAL: A postura do Âncora1 diante do 3I/ATLAS

Por que estamos acompanhando o caso e qual é o compromisso editorial do portal diante do objeto interestelar mais intrigante da década

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 18:39h • 06 de dezembro de 2025

Criminosos adotam IA e modelo de assinatura em ataques, especialistas alertam para nova fase do cibercrime

Automação, engenharia social, compra de acessos privilegiados e falhas de fornecedores impulsionam ofensiva digital mais rápida e profissionalizada

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:27h • 06 de dezembro de 2025

Spotify lança Retrospectiva 2025 com novas experiências personalizadas para usuários

Plataforma apresenta recursos inéditos, rankings nacionais e globais e interação entre amigos para revisitar hábitos de escuta do ano

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:36h • 06 de dezembro de 2025

Dezembro Vermelho, 3 livros imperdíveis para refletir sobre o HIV e a Aids

Seleção reúne obras que abordam memória, estigma, políticas públicas e caminhos da ciência no enfrentamento à epidemia

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:08h • 06 de dezembro de 2025

São Paulo deve receber 16 milhões de visitantes no verão

De dezembro de 2025 a fevereiro de 2026, milhares de pessoas circularão pelos municípios turísticos do estado

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025