• Expo Inovação 2025 transforma a FEMA em vitrine de criatividade e empreendedorismo
  • Acia e Instituto Talentos lançam programa de estágio para fortalecer o comércio local
  • Medicina da FEMA adota plataforma Paciente 360 e inova na formação prática dos estudantes
  • Prospera 2025 mostra que Assis tem talento, coragem e criatividade para empreender com propósito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 07:35h • 30 de outubro de 2025

UBS ou UPA: saiba quando procurar a unidade mais próxima de você

Cada serviço é estruturado para garantir o cuidado adequado conforme o tipo de sintoma apresentado

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Divulgação/MS

As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia.
As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia.

O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado em Redes de Atenção à Saúde (RAS) com unidades que vão além de espaços físicos e que funcionam de forma estratégica para garantir cuidado a todos.

Para que a população tenha o atendimento adequado para cada tipo de sintomas, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h) estão disponíveis em todos os estados do país.

As UBS são responsáveis por cuidar da saúde no dia a dia, com vacinas, pré-natal, consultas de rotina e de controle de doenças crônicas como diabetes e hipertensão . Já a UPA funciona 24h por dia, e atende casos mais graves como febre alta, dor intensa e fraturas leves.

Atualmente, o Brasil possui 44.938 estabelecimentos que ofertam serviços de atenção primária . Desses, 38.811 são classificados como Centros de Saúde ou UBS; 5.995 são Postos de Saúde; 89 são Centros de Apoio à Saúde da Família e 43 são Unidades Mistas.

Além disso, há 745 UPAs em funcionamento habilitadas pelo Ministério da Saúde. Somando os estabelecimentos de pronto atendimento conveniados ao SUS, o total chega a 1.571 unidades. As UPAs integram a Rede de Atenção às Urgências (RAU) e, junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os demais níveis de atenção, formam uma rede de assistência articulada e integrada.

Saiba em quais situações procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e quando recorrer a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Quando ir a UBS?

A atenção primária é a porta de entrada do SUS, normalmente composta pelas unidades básicas de saúde. Por estarem próximas aos territórios facilitam o acesso da população a rede e ao acompanhamento contínuo.

Nas UBS há as equipes de Saúde da Família (eSF) , que atuam em diversas áreas. As unidades são responsáveis por realizar atendimentos médicos, de enfermagem e multiprofissionais, voltados para queixas leves e controle de doenças crônicas.

Além disso, há a oferta de vacinação , pré-natal, atendimento odontológico , distribuição de medicamentos e ações coletivas de vigilância em saúde , como o acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família e a busca ativa de casos em áreas com risco epidemiológico.

Nas unidades de saúde é possível realizar testes rápidos de HIV , sífilis , hepatites virais e gravidez , exames de rastreamento de câncer e ações de planejamento reprodutivo, incluindo a distribuição de preservativos e inserção de DIU .

E quando devo ir à UPA?

As Unidades de Pronto Atendimento funcionam 24 horas por dia, e são voltadas para casos de urgência clínica, traumática ou psiquiátrica que requerem avaliação imediata, como febre alta (acima de 39 °C), falta de ar, dor intensa, fraturas leves, ferimentos com sangramento sem controle e crises convulsivas.

O atendimento nas UPAs segue o protocolo de classificação de risco, que define a prioridade conforme a gravidade do caso, e não pela ordem de chegada. Isso garante que os pacientes mais graves sejam atendidos de forma rápida e segura. Esse nível de atenção possui complexidade intermediária e caráter resolutivo, sendo capaz de solucionar grande parte das urgências sem necessidade de internação hospitalar.

Quando necessário, a UPA realiza o encaminhamento seguro para hospitais de referência, garantindo a continuidade do cuidado. Nos casos menos graves, após o atendimento inicial, o paciente é orientado a continuar o acompanhamento na UBS do seu território.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 12:00h • 30 de outubro de 2025

Expo Inovação 2025 transforma a FEMA em vitrine de criatividade e empreendedorismo

Evento promovido pelo curso de Administração valoriza criatividade, troca de experiências e prática empreendedora com o tema “Criando Conexões”

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 11:43h • 30 de outubro de 2025

Energisa recebe inscrições para chamada pública de projetos de eficiência energética

Iniciativa busca incentivar o uso consciente da energia elétrica e soluções sustentáveis em municípios do interior paulista, sul de Minas e Guarapuava

Descrição da imagem

Cidades • 11:10h • 30 de outubro de 2025

Acia e Instituto Talentos lançam programa de estágio para fortalecer o comércio local

Parceria entre as instituições oferece recrutamento, gestão e acompanhamento completo de estagiários sem encargos trabalhistas

Descrição da imagem

Educação • 10:36h • 30 de outubro de 2025

Dia Nacional do Livro reforça importância da leitura desde a infância

Dia Nacional do Livro foi comemorado na quarta (29)

Descrição da imagem

Policial • 10:13h • 30 de outubro de 2025

Polícia Científica aplica técnicas avançadas para rastrear origem em casos de incêndio

A atuação em locais de incêndio exige técnica, método e, sobretudo, paciência. Diferentemente de outros tipos de cena de crime, esses ambientes apresentam alto grau de destruição, calor intenso e desorganização espacial, fatores que comprometem a preservação de vestígios e tornam a análise mais complexa

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:24h • 30 de outubro de 2025

Novas metas de emissão reduzem em 17% impacto no clima

Na projeção para 2030, a redução é 6%

Descrição da imagem

Educação • 09:02h • 30 de outubro de 2025

Seduc-SP tem 22 mil inscritos para dar aulas no Ensino Médio técnico

Seleção prevê até 5 mil contratações para o ano letivo de 2026; contratação é por tempo determinado e a remuneração é de R$ 5.565

Descrição da imagem

Saúde • 08:40h • 30 de outubro de 2025

Mulheres do CadÚnico terão prioridade no acesso a absorventes pelo SUS

Adolescentes de 12 a 16 anos também poderão retirar item

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?