Saúde • 09:41h • 24 de julho de 2025
Tratamento com laser melhora ação contra fungo resistente
Os resultados do estudo indicam que a tecnologia pode ser aplicada tanto na saúde humana quanto na prevenção da contaminação de alimentos
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Pesquisadores do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CePOF), da FAPESP, conseguiram aumentar a eficácia de antifúngicos contra o Candida albicans ao aplicar uma técnica de terapia fotodinâmica. A abordagem combina o uso de luz azul e curcumina, composto natural presente no curry, para enfraquecer o fungo e potencializar a ação do medicamento anfotericina B.
Os testes mostraram que a combinação reduziu em até 87,5% o crescimento do fungo em sua forma mais resistente, as hifas, que formam biofilmes difíceis de tratar. Em leveduras, a redução foi de 75%. Com duas sessões de terapia, a resposta foi ainda mais intensa.
“A ativação da curcumina pela luz gera radicais livres que enfraquecem o patógeno e aumentam a resposta ao tratamento”, explica Vanderlei Bagnato, coordenador do CePOF, sediado no Instituto de Física de São Carlos (USP).
O Candida albicans é um fungo comum no corpo humano, mas pode causar infecções graves em pacientes imunocomprometidos. A resistência crescente a medicamentos torna essas infecções uma preocupação global. “Nosso objetivo é oferecer uma alternativa eficaz, com menos efeitos colaterais e sem exigir aumento na dose dos remédios”, afirma Gabriela Guimarães, primeira autora do estudo, publicado na Photochemistry and Photobiology.
Além de ampliar os testes para outros fungos como o Candida auris, a equipe também avalia o uso da técnica para descontaminação de alimentos e silos de grãos. A aplicação da luz pode ser adaptada a diferentes profundidades do corpo, como garganta ou pulmões, com dispositivos específicos.
“O princípio é simples: ativar uma molécula com luz para gerar oxidação e eliminar o patógeno. A diferença está na forma de aplicação, intensidade da luz e tipo de infecção”, conclui Bagnato.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Ciência e Tecnologia
Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025
Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital