• A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão
  • Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos
  • Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 13:16h • 13 de março de 2025

Trabalho para mulheres: iniciativas do Governo aumentam presença feminina no mercado de trabalho

Estado é destaque na empregabilidade da população feminina e oferece diversas opções para mulheres se inserirem no mercado de trabalho

Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Além do empreendedorismo, Estado fomenta participação feminina em pesquisas.
Além do empreendedorismo, Estado fomenta participação feminina em pesquisas.

O Estado de São Paulo tem se destacado com o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. O Governo do Estado possui políticas públicas, incentivos e programas de capacitação para garantir mais vagas de trabalho para mulheres, fomentar o empreendedorismo feminino e apoiar pesquisadoras na ciência e tecnologia.

As ações ajudam mulheres que buscam oportunidades de trabalho, querem abrir um negócio ou desejam se qualificar para conquistar melhores condições no mercado. Confira as principais iniciativas do Governo de São Paulo para ampliar a inserção feminina no mercado de trabalho.

Contratação de mulheres no mercado de trabalho aumenta

São Paulo é líder na ocupação feminina no Brasil. Entre 2014 e 2024, o estado registrou um crescimento de 17% na empregabilidade feminina. Com isso, o grupo de mulheres ocupadas em São Paulo aumentou o equivalente a 1,6 milhão de pessoas. No 4º trimestre de 2024, 11,2 milhões de mulheres estavam ocupadas, representando 45% do total de trabalhadores no estado.

Queda no desemprego feminino

Além do aumento das vagas de trabalho para mulheres, a taxa de desemprego neste grupo caiu para 7,1%, o menor índice em 12 anos. Outro avanço foi a redução da informalidade, garantindo mais estabilidade para quem busca empregos formais. Os dados são da Fundação Seade com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Crédito Facilitado para Mulheres Empreendedoras

O Governo de São Paulo apoia cada vez mais negócios liderados por mulheres. Como resultado, o empreendedorismo feminino tem crescido em São Paulo. Já são 2,5 milhões de mulheres empreendedoras paulistas, representando 36% dos donos de negócios no estado. O levantamento é do Sebrae com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do IBGE.

Nesse contexto, o Governo de São Paulo oferece linhas de crédito acessíveis para mulheres empreendedoras por meio do Banco do Povo e da Desenvolve SP. Nos dois primeiros anos da gestão, 2023 e 2024, o Governo liberou R$ 331,6 milhões em crédito para negócios femininos, ajudando mulheres a abrirem ou expandirem suas empresas.

Conheça as principais linhas de crédito para mulheres

  • Desenvolve Mulher – Oferece taxas de juros reduzidas e prazos de pagamento especiais para mulheres empreendedoras de micro, pequenas e médias empresas. A Desenvolve SP, agência de fomento paulista, oferece a linha Desenvolve Mulher. Confira as opções de crédito clicando aqui.

  • Empreenda Mulher (Banco do Povo) – Microcrédito para pequenas empreendedoras formais e informais. Para ter acesso à linha de crédito Empreenda Mulher, é preciso apresentar um certificado de conclusão de um dos cursos gratuitos de qualificação empreendedora que o Governo de São Paulo oferece. Há duas opções: o Qualifica SP e o Empreenda Rápido. Depois disso, a mulher empreendedora pode procurar uma unidade do Banco do Povo. Veja aqui a relação.

Cursos gratuitos de qualificação profissional para mulheres

Por meio de cursos de qualificação profissional, mais de 100 mil mulheres participaram ou participam de capacitações e ampliaram oportunidades de trabalho. Confira as principais iniciativas de qualificação:

  • Escolas de Qualificação Profissional do Fundo Social de São Paulo – Cursos de gastronomia, moda, beleza, administração, informática e mais.

  • Qualifica SP – Programas gratuitos voltados ao primeiro emprego, recolocação profissional e empreendedorismo.

  • Carretas do Empreendedorismo – Capacitação móvel em gestão de negócios e finanças.

Áreas com mais procura

Os cursos mais buscados por mulheres para o mercado de trabalho são nas áreas de Beleza, Moda, Gastronomia, Administração e Tecnologia. Além disso, há grande demanda por qualificações em marketing digital e redes sociais, ampliando as chances de autonomia financeira para as participantes dos cursos.

Como se inscrever nos cursos gratuitos?

As mulheres podem se inscrever nas iniciativas de qualificação profissional pelo site do Fundo Social de São Paulo ou pelo Qualifica SP.

Mulheres nas áreas de ciência e tecnologia

As mulheres têm sido as que mais acessam bolsas de pesquisa de mestrado e doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com isso, a participação feminina nas áreas de ciência e tecnologia aumenta. Em 2024, 56% das bolsas de mestrado e 53% das bolsas de doutorado da Fapesp foram concedidas a mulheres.

Principais áreas da Ciência ocupadas por mulheres

  • Ciências Sociais Aplicadas – 74% das bolsas de mestrado

  • Ciências Agrárias e Interdisciplinares – 72% das bolsas de mestrado

  • Ciências da Saúde – participação feminina com 74,5% das bolsas de doutorado.

O apoio financeiro da Fapesp garante que pesquisadoras possam se dedicar integralmente a suas pesquisas, sem precisar recorrer a outras fontes de renda. Casos como o de Daphine Ramiro Herrera, que estuda microplásticos no litoral paulista, demonstram a importância desse incentivo para o avanço da pesquisa feminina no Brasil. 

A participação das mulheres no mercado de trabalho cresce em São Paulo, impulsionada por iniciativas do Governo que promovem empregabilidade, empreendedorismo e educação. Acompanhe a Agência SP para saber mais sobre os programas disponíveis.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Variedades • 17:49h • 14 de setembro de 2025

A era do "tô bem, mas nem tanto": quando o sorriso esconde sinais de depressão

Psicóloga alerta para os riscos da “depressão sorridente” e reforça a importância do acolhimento sem julgamentos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:44h • 14 de setembro de 2025

Palmital recebe Rock Caramujo 2025 com dois dias de shows nacionais e tributos

Evento acontece no último final de semana de setembro e terá apresentações de Detonautas, Nando Reis e bandas covers de grandes clássicos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:17h • 14 de setembro de 2025

Turismo em SP: primavera será mais movimentada para 86% dos municípios

Ocupação dos meios de hospedagem está estimada em 62,5%, já antecipando a temporada de verão

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:44h • 14 de setembro de 2025

Estudo mostra que cidades com mais áreas verdes têm menos internações por doenças respiratórias

Pesquisa da PUCPR analisou quase todos os municípios do Paraná e identificou que praças, parques e áreas arborizadas ajudam a reduzir casos de internações ligadas a problemas respiratórios. O estudo também relaciona pobreza a maior incidência dessas doenças

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:06h • 14 de setembro de 2025

Faltam 3 meses: Cruzália anuncia 4ª edição da Cavalgada para dezembro

Evento acontece no dia 14 de dezembro e promete reunir famílias, amigos e amantes da cultura tropeira

Descrição da imagem

Mundo • 14:56h • 14 de setembro de 2025

Acidentes com cargas perigosas crescem 21% e Entrevias emite alerta

Concessionária reforça orientações a motoristas diante do aumento nos acidentes com produtos químicos no trecho sob sua gestão

Descrição da imagem

Saúde • 14:24h • 14 de setembro de 2025

Depressão sazonal: especialistas explicam efeito da falta de luz solar

O Transtorno Afetivo Sazonal é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno depressivo, mais frequente no outono e no inverno, e com maior incidência em pessoas que vivem em regiões mais distantes da linha do Equador, onde os dias de inverno são mais curtos e há menos exposição ao sol

Descrição da imagem

Economia • 13:35h • 14 de setembro de 2025

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro

Paulo Teixeira, do Desenvolvimento agrário, falou à Voz do Brasil

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?