• Inscrições para 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes encerram amanhã (4)
  • Maracaí abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 14:43h • 03 de setembro de 2025

Todos os chás fazem bem? Veja quando eles podem causar riscos para a saúde

Cuidados incluem se atentar à forma de preparo e uso em conjunto com medicações

Agência SP | Foto: Arquivo Âncora1

Alguns chás da moda podem trazer riscos graves à saúde, como o hibisco, por exemplo
Alguns chás da moda podem trazer riscos graves à saúde, como o hibisco, por exemplo

O chá é considerada uma bebida natural e inofensiva por muita gente, mas especialistas alertam que pode oferecer riscos à saúde. Segundo eles, nem todo chá faz bem e o excesso pode ser perigoso. O chá é uma das bebidas mais consumidas no mundo, conhecido por seus supostos benefícios à saúde, como propriedades antioxidantes, digestivas e calmantes. Porém, o que muitos não sabem é que, dependendo da planta utilizada, da quantidade ingerida e das condições de saúde da pessoa, o consumo de chá pode representar riscos sérios.

A nutricionista Patrícia Campos Ferraz, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP e mestre em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, fala sobre cuidados e alerta para os chás mais fortes para tratar problemas de saúde, como o chá verde para emagrecer, de boldo para o fígado ou de camomila para dormir. Outro cuidado que muitas pessoas não se atentam é o consumo de chás com medicamentos de uso contínuo, pois muitos deles podem trazer alterações no metabolismo – a medicação sempre deve ser feita com água.

Por outro lado, alguns chás da moda podem trazer riscos graves à saúde, como o hibisco, por exemplo, que pode causar queda na pressão arterial. Além disso, muitos chás considerados naturais podem atingir órgãos vitais como o fígado e os rins.

O chá de boldo, muito usado para o fígado, pode ser tóxico em doses altas — especialmente durante a gravidez. Já os chás com cafeína, como o mate ou o preto, podem causar insônia, ansiedade e aumentar a pressão arterial.

Forma de preparar

A forma como se prepara o chá também influencia bastante no resultado final. Um levantamento realizado com base em dados de hospitais públicos no Sudeste revela que, entre 2021 e 2023, houve um aumento de 32% nos casos de intoxicação relacionados ao uso de plantas medicinais.

“Chá é uma ferramenta poderosa na alimentação, com propriedades calmantes, digestivas, antioxidantes e muito mais. Mas é preciso respeitar a sua potência. Para o consumo seguro do chá, indico preferir os chás puros conhecidos, sem misturas caseiras desconhecidas e evitar o uso contínuo de chás com ações medicamentosas sem orientação profissional”, aconselha Patrícia.

“Em caso de gravidez, doenças crônicas ou uso de medicamentos, sempre consulte um profissional de saúde antes de usar a bebida. E é importante dizer que a dose faz o “veneno”. Mesmo os alimentos naturais, quando mal utilizados ou utilizados em excesso, podem causar prejuízos à saúde”, adverte a nutricionista.

Enquanto o consumo consciente e bem orientado de chás pode oferecer benefícios, o uso indiscriminado, sem respaldo científico ou profissional, coloca em risco a saúde de milhares de brasileiros. O que parece ser um simples costume natural pode, na verdade, se tornar uma armadilha invisível — silenciosa, mas perigosa. E fica o lembrete: natural não é sinônimo de seguro. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:19h • 03 de setembro de 2025

Aprenda bolero do zero em Assis com aulas no Arepas Culinaria Venezuelana

Aulas começam no dia 9, em parceria entre o Núcleo de Dança de Salão e o espaço Arepas Culinaria Venezuelana, com metodologia acolhedora e benefícios para corpo e mente

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 15:46h • 03 de setembro de 2025

Debate sobre “adultização” de crianças expõe exploração e desigualdade

Denúncia do youtuber Felca reacendeu discussão sobre a exposição de crianças em redes sociais. Especialistas lembram, porém, que o problema vai além do ambiente virtual e está ligado à pobreza, ao trabalho infantil e à mercantilização da infância

Descrição da imagem

Cidades • 15:06h • 03 de setembro de 2025

Pedrinhas Paulista realiza desfile em comemoração à Independência do Brasil na quinta-feira

Evento cívico terá início às 8h30, com saída em frente à Igreja Matriz e ato solene em frente à EMEF Professor Clóvis Manfio

Descrição da imagem

Saúde • 14:11h • 03 de setembro de 2025

Ataque cardíaco feminino pode ter sinais diferentes dos homens; conheça os sintomas

Especialistas alertam que sinais podem ser diferentes dos homens, o que dificulta o diagnóstico e aumenta os riscos

Descrição da imagem

Educação • 13:34h • 03 de setembro de 2025

Inscrições para 4,5 mil vagas em cursos gratuitos e profissionalizantes encerram amanhã (4)

Do total das vagas, 1.490 são para aulas presenciais em 43 municípios e 3.060 vagas são remotas (disponíveis para todas as regiões)

Descrição da imagem

Cidades • 13:10h • 03 de setembro de 2025

Maracaí abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional

Programa Caminho da Capacitação oferece aulas de maquiagem, manicure e penteado com vagas até 5 de setembro

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:32h • 03 de setembro de 2025

Fruta versátil, abacate traz benefícios para coração, intestino e pele

Fruta rica em gorduras boas, fibras e vitaminas contribui para o coração, o intestino, a imunidade e até para a beleza da pele e dos cabelos

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 12:02h • 03 de setembro de 2025

Café de verdade: por que cada vez mais pessoas deixam o açúcar de lado

Aroma, acidez equilibrada e corpo aveludado: os critérios que transformam o café em bebida sofisticada

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?