• Palmital realiza ação de imunização contra a raiva com atendimento gratuito neste sábado
  • Poupatempo alerta: agendamento é gratuito, pessoal e intransferível
  • Pesquisadora da Unesp Assis cria alimento híbrido com células animais e vegetais usando impressão 3D
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 16:41h • 12 de setembro de 2024

Tempo seco: Saúde reforça cuidados necessários com as crianças

Tosse, coceira no nariz, espirros, garganta seca, irritação nos olhos e falta de ar são alguns sinais de que o organismo está sentindo o ressecamento do ar

Da Redação/Agência Estadual Notícias Pr | Foto: Mateus Lachovski/Sanepar

Tempo seco: Saúde reforça cuidados em especial com as crianças.
Tempo seco: Saúde reforça cuidados em especial com as crianças.

Com várias localidades no Brasil em estado de emergência por causa da estiagem e a ocorrência de queimadas florestais é preciso estar atento à saúde. Em especial dos pequenos. A sequência de dias com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, com índices menores de 30% e até 20% em algumas regiões, pode trazer grande risco, principalmente para as crianças.

Com o tempo seco, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) alerta pais e responsáveis para as principais preocupações com a saúde dos pequenos: hidratação e problemas respiratórios, além dos cuidados com a alimentação.

Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer sangramento nasal), espirros, garganta seca, irritação nos olhos e falta de ar são alguns sinais de que o organismo está sentindo o ressecamento do ar.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é quando o índice está em torno de 60%. Níveis inferiores a 30% já são considerados preocupantes. Apesar do clima seco, é possível minimizar os efeitos, possibilitando às crianças mais conforto e menos ressecamento das mucosas.

“Em primeiro lugar, a recomendação é ficar atento à hidratação. É fundamental oferecer bastante líquido e orientar a ingestão, caso não esteja por perto. A hidratação é essencial para a manutenção da vida, corresponde a aproximadamente 75% do peso na infância, e com o tempo seco ela se torna ainda mais importante”, ressaltou a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes.

Com aumento de casos de coqueluche, Saúde reforça importância da vacinação

Para crianças menores de seis meses em aleitamento materno exclusivo não é recomendado ofertar água, pois o leite materno é suficiente nessa fase para fornecer toda a hidratação que a criança precisa. Após os seis meses, com a alimentação complementar, aí sim é necessário a ingestão de água nos intervalos das refeições.

As crianças muito pequenas não percebem que estão com sede e não pedem água, e até mesmo as maiores, por preferirem não dar pausas nas brincadeiras. Por isso, mesmo que a criança não peça, ofereça. Deixar sempre um recipiente com água por perto também é uma boa estratégia.

A quantidade de água que a criança precisa é muito variável e depende da idade, do peso, do ritmo de brincadeiras ativas e da temperatura. Para saber se o volume ingerido está adequado, uma dica é observar a coloração da urina, que deve estar sempre clarinha.

Em casa, a higiene do ambiente com pano úmido no chão e nos móveis é fundamental para eliminar o acúmulo de poeira e evitar crises de alergia. Outra dica é deixar baldes de água no quarto das crianças durante a noite para aumentar a umidade do ar. Atividades ao ar livre também são desaconselhadas entre 11h e 16h – além de o sol estar quente, o tempo fica mais seco nesse período.

Os alimentos in natura ou minimamente processados como leite, frutas, legumes, verduras, arroz e feijão também possuem alta quantidade de água em sua composição. Além da ingestão de água pura, ofertar uma alimentação saudável para as crianças baseada nesses itens e preparações também é muito importante.

Cuidados nas Escolas

Os cuidados não são apenas no ambiente doméstico, mas também se estendem fora dele, caso das escolas. Nas instituições públicas de educação básica, municipais, estaduais ou federais, a alimentação é ofertada pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, que possui normativas para garantir a oferta e promoção de uma alimentação saudável, contribuindo para a saúde dos estudantes.

“Todavia, não podemos descuidar da hidratação. Levar uma garrafinha de água para ter sempre à mão, para que possa ser reabastecida nos intervalos, vai auxiliar na hidratação também nesse ambiente”, complementa a nutricionista da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa, Cristina Klobukoski.

“As crianças e jovens passam boa parte do dia na escola, muitos inclusive em período integral. Ressalto a importância de os pais orientarem seus filhos para manter o hábito de ingerir água pura constantemente, mesmo quando não sentirem tanta sede”, ressaltou Cristina.

Quando procurar um médico

Se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma. O mesmo deve ser feito caso os olhos da criança permaneçam irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Educação • 16:16h • 19 de setembro de 2025

Estudantes da FEMA vivenciam realidade do transporte rodoviário no SEST SENAT

Atividade proporcionou contato com a prática do transporte rodoviário e destacou a relevância da logística para a economia nacional

Descrição da imagem

Esporte • 15:39h • 19 de setembro de 2025

Florínea enfrenta Tarumã pela Copa Civap na manhã deste sábado

Jogos das categorias Sub 11, Sub 13 e Sub 15 acontecem a partir das 8h no Estádio Municipal Cassídio Pinto em Tarumã

Descrição da imagem

Cidades • 15:13h • 19 de setembro de 2025

Palmital realiza ação de imunização contra a raiva com atendimento gratuito neste sábado

Aplicação será no Centro de Triagem Animal, das 8h30 às 12h, com orientação para cuidados no manejo dos animais

Descrição da imagem

Mundo • 14:57h • 19 de setembro de 2025

Fadiga pode ter contribuído para queda de avião da Voepass, diz MTE

Auditoria aponta tempo de descanso reduzido nas escalas de trabalho

Descrição da imagem

Saúde • 14:23h • 19 de setembro de 2025

Meu filho não fala: quando procurar um fonoaudiólogo?

Atrasos na fala afetam milhões de crianças no Brasil e podem comprometer alfabetização, socialização e autoestima se não houver intervenção precoce

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:47h • 19 de setembro de 2025

Pequenas empresas, grandes resultados: aprenda a usar IA no dia a dia dos negócios

Gratuito, online e com certificado, curso FluencIA mostra como aplicar a inteligência artificial para ganhar produtividade, reduzir custos e impulsionar resultados empresariais. Curso está disponível gratuitamente na Escola Serpro Cidadão Digital

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:11h • 19 de setembro de 2025

Energisa reforça cadastro de pacientes eletrodependentes antes do período chuvoso

Medida garante prioridade no atendimento em casos de interrupção de energia, especialmente em situações de temporais e ventos fortes

Descrição da imagem

Mundo • 12:35h • 19 de setembro de 2025

Duplicação da maior ponte de SP atinge 60% de execução na SP-333

Estrutura de 2,4 km sobre o Rio Tietê, entre Novo Horizonte e Pongaí, deve ser entregue no segundo semestre de 2026 com investimento de R$ 373 milhões

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?