Variedades • 11:01h • 22 de agosto de 2024
Temperaturas em Assis podem chegar a 36ºC e elevam risco de incêndio na lavoura
Regiões do interior paulista, incluindo Assis, estão sob alerta para incêndios devido à combinação de calor extremo e baixa umidade
Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação
Temperaturas elevadas e ausência de chuvas são as principais características da previsão do tempo para o estado de São Paulo nos próximos dias. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta especial para o interior, destacando o risco elevado de incêndios nas áreas rurais. Entre as regiões mais afetadas estão Assis, Presidente Prudente, Dracena, Araçatuba, Jales, São José do Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência da Defesa Civil estadual (CGE), as temperaturas podem alcançar até 36°C nos períodos mais quentes do dia. Além disso, a umidade relativa do ar deve cair para níveis críticos, abaixo de 20%, aumentando ainda mais o risco de incêndios em áreas agrícolas. Em resposta a este cenário, o Governo do Estado de São Paulo lançou o “São Paulo Sempre Alerta – Plano Estadual de Resiliência à Estiagem”. Este plano envolve várias secretarias, incluindo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), que trabalha em conjunto com outras pastas para coordenar ações de prevenção, mitigação e resposta aos impactos da estiagem prolongada.
O plano também inclui o lançamento do Programa AgroSP+Seguro, que já distribuiu mais de 100 kits de combate a incêndios para prefeituras em todo o estado, incluindo tanques rígidos e motobombas. Além disso, brigadas municipais estão sendo treinadas para o uso desses equipamentos, e as unidades estão sendo cadastradas junto ao Serviço de Atendimento a Emergências do Corpo de Bombeiros, garantindo que estejam prontas para responder rapidamente a qualquer incidente.
O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, enfatizou a importância da colaboração dos produtores rurais na prevenção de incêndios. Ele aconselha a criação de aceiros nos limites das propriedades rurais e ao redor das áreas de mata, além de desencorajar o uso de fogo para a limpeza de terrenos.
Além disso, a SAA lançou o Plano Estadual de Irrigação Sustentável – Irriga+SP, que busca ampliar de forma sustentável as áreas irrigadas no estado, atualmente representando apenas 6% da área produtiva paulista. O objetivo é aumentar essa cobertura para 15% até 2030, assegurando a produtividade das lavouras, mesmo em condições climáticas extremas.
De acordo com o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas, em 2023, mais de 90% dos 158 focos de incêndio registrados tiveram como causa ações humanas que poderiam ter sido evitadas. Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2024, foram detectados 1.798 focos de incêndio, um aumento de 136% em relação ao mesmo período de 2023. As previsões climáticas indicam que agosto e setembro serão meses críticos, com condições de estiagem e temperaturas elevadas, exigindo atenção redobrada de toda a população.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social