• Por que o 3I/Atlas está fazendo o impossível no Sistema Solar? Astrônomos admitem perplexidade
  • Anvisa manda recolher vinagre Castelo, mistura vegetal e picolé com creatina por irregularidades
  • Freestyle Battles encerra Semana do Hip Hop neste domingo em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Classificados • 11:59h • 07 de março de 2025

Tem interesse pela carreira militar? Saiba como se tornar um Fuzileiro Naval

Marinha abre concursos públicos para todos os níveis de escolaridade; remuneração pode chegar a mais de R$ 9 mil

Da Redação com informações de Agência Gov | Foto: Marinha do Brasil

O concurso é para brasileiros entre 18 e menos de 22 anos e que tenham concluído ou estejam no último ano do ensino médio
O concurso é para brasileiros entre 18 e menos de 22 anos e que tenham concluído ou estejam no último ano do ensino médio

Todos os anos, milhares de jovens voluntários são submetidos a um rigoroso processo de seleção e treinamento para se tornar um Combatente Anfíbio da Marinha do Brasil (MB). O Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) é composto por militares preparados para cumprir qualquer tarefa com excelência. Para fazer parte dessa tropa de elevado nível de adestramento, a MB oferece, anualmente, concursos públicos para diferentes níveis de escolaridade.

O concurso de admissão ao Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais (C-FSD-FN) é a porta de entrada mais procurada. As inscrições deste ano já estão abertas e foram prorrogadas até 28 de março.

Voltado para brasileiros entre 18 e menos de 22 anos, exige-se que os candidatos tenham concluído ou estejam no último ano do Ensino Médio. O curso ocorre sob regime de internato e requer dedicação exclusiva, sendo também condição necessária à inscrição não estar casado, não ter constituído união estável, bem como não ter filhos ou dependentes.

O Soldado (Fuzileiro Naval) Jean Carlos Conte Ribeiro compartilha um conselho valioso para aqueles que desejam vestir a farda camuflada, baseado em uma das lições aprendidas no Estágio de Qualificação Técnica Especial em Operações no Cerrado. “Dedique-se intensamente à sua missão. Foi com essa disciplina e dedicação que conquistei minha aprovação.” Para ele, o diferencial do serviço militar está no plano de carreira, que oferece possibilidades de ascensão contínua. “Meu objetivo é aproveitar todas as oportunidades que a Força proporciona. Quero ser promovido a Cabo, depois a Sargento e, quem sabe, no futuro, estudar para me tornar Oficial. Sempre buscarei crescer na carreira, realizar muitos cursos e dar o meu melhor.”

Outro processo seletivo muito disputado por aqueles que desejam ingressar no CFN é o da Escola Naval (EN), instituição de Ensino Superior da MB , uma excelente opção para os que almejam se tornar um Combatente Anfíbio. Os cursos ministrados na EN, denominados 'Cursos de Graduação da Escola Naval', destinam-se à formação de Oficiais para o Corpo da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes de Marinha. Eles são realizados de modo diversificado e proporcionam habilitações de interesse militar naval na área de Ciências Navais.

Aqueles que optarem pelo CFN serão formados para assumir cargos relativos ao preparo e à aplicação do Poder Naval, em especial nas operações anfíbias. “Seguimos a rotina convencional dos aspirantes, com o adicional de irmos para exercícios no terreno e fazermos também estágios. No ano passado, tive a oportunidade de realizar o Estágio do Pantanal e de Montanha", afirmou o aspirante Fuzileiro Naval João Vitor de Azevedo Silva.

Aluno do 4º ano da Escola Naval, o futuro oficial do CFN se vê pronto e motivado para os desafios da carreira que estão por vir. “Sempre sonhei em servir às pessoas e gerar um impacto positivo na sociedade com os meus esforços. No Corpo de Fuzileiros Navais, poderei atingir esses objetivos”, concluiu.

O concurso da Escola Naval é voltado para brasileiros entre 18 e menos de 23 anos. Para participar, os candidatos devem ter concluído ou estar concluindo o 3º ano do Ensino Médio. Também são condições necessárias à inscrição, não ter filhos ou dependentes e não ser casado ou ter constituído união estável, por incompatibilidade com o regime exigido para formação.

Ainda para os candidatos de nível médio, o concurso público para ingresso no Curso de Formação de Sargentos Músicos tem como público-alvo jovens com aptidão musical que desejam seguir a carreira militar. Os candidatos que desejam participar devem ter no mínimo 18 anos e menos de 25 anos, além de ter concluído ou estar em fase de conclusão do Ensino Médio, ou curso equivalente, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Nível superior

Já para os voluntários com nível superior, a forma de ingresso é pelo Quadro Complementar de Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (QC-FN). O candidato, aprovado e classificado no concurso público, realizará o ensino militar do Curso de Formação de Oficiais, que tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de cargos e funções em organizações militares da Marinha, conforme suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução militar-naval.

“Quando você entra no QC-FN, além da sua especialidade (Engenharia), você vira militar, um Tenente Fuzileiro Naval. O curso tem uma formação específica, que vai te habilitar a ser um combatente anfíbio. Logo depois do curso de formação, são três meses de Curso de Aperfeiçoamento de Guerra Anfíbia e Expedicionária, que amplia nossos conhecimentos para exercer funções operativas”, relatou o Primeiro-Tenente (QC-FN) William de Jesus Kremes. Mestre em Engenharia Elétrica, Tenente Kremes descreve o sentimento de orgulho em pertencer ao CFN.

“A carreira é desafiadora, mas também enriquece muito, tanto profissionalmente quanto pessoalmente. É gratificante saber que você está contribuindo de alguma forma para a sociedade, protegendo o nosso País. É muito bom ter um propósito e foi o que encontrei ao ingressar no Corpo de Fuzileiros Navais”, garantiu.

Para ingressar no CFN pelo concurso do QC-FN, é necessário ter concluído ou estar em fase de conclusão do curso superior relativo à profissão e estar registrado no órgão fiscalizador da profissão a que concorre, até a data da matrícula no curso. Também são condições para inscrição ser brasileiro e ter menos de 29 anos.

Ensino Fundamental

Adolescentes com 15 anos ou menos de 18 anos, que tenham finalizado ou estejam no último ano do Ensino Fundamental, também têm a oportunidade de ingressar na Força e se tornarem Combatentes Anfíbios. Para os voluntários que possuem tais requisitos, o concurso para o Colégio Naval (CN) é ideal, sendo a primeira porta de entrada para aqueles que pretendem ser oficiais da Marinha.

Aprovados e classificados dentro das vagas do certame, os candidatos recebem durante a formação conhecimentos do nível médio e instrução militar-naval especializada, ministrada por professores e oficiais. Além do estudo acadêmico e militar, os alunos participam de uma intensa prática desportiva para aprimorar sua aptidão física.

O curso de preparação de aspirantes do Colégio Naval tem duração de três anos em regime de internato e uma rotina militar diária. Por isso, é necessário que o candidato não tenha filhos ou dependentes, nem seja casado ou tenha constituído união estável, devido à incompatibilidade com o regime de formação.

O CN, em 2023, foi o primeiro colocado no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) , na categoria de melhor Ensino Médio da rede pública do estado do Rio de Janeiro.

Regras gerais

Em todos os concursos, os candidatos aprovados e classificados em todas as fases do concurso são convocados para o período de adaptação, a fim de verificar, na prática, o seu interesse pela carreira. Nessa fase, os alunos passam por treinamentos intensos, com atividades físicas e instruções sobre a vida militar. Sendo assim, os editais recomendam que os voluntários mantenham a higidez física necessária para o Curso de Formação, de forma a se adaptar à rotina dos Fuzileiros Navais.

Seja para o nível fundamental, médio ou superior, os concursos da Marinha destacam-se por oferecer estabilidade e segurança financeira aos seus integrantes. Durante o período de todas as formações, é proporcionado ao aluno alimentação, uniforme, vencimentos e assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Fique atento! As inscrições são realizadas na página do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais , no menu em destaque 'Concursos para o CFN', ou pelo aplicativo 'Adsumus Sempre' .

Acesse o portal da Agência Marinha de Notícias , o site de concursos da MB ou siga o perfil da Força nas mídias sociais para não perder nenhuma oportunidade. Vem pra Marinha!

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:43h • 30 de novembro de 2025

Ferramenta gratuita usa IA para identificar sites falsos após alta de golpes na Black Friday

Tecnologia analisa páginas suspeitas em segundos e ajuda consumidores a evitar prejuízos e fraudes digitais

Descrição da imagem

Educação • 16:49h • 30 de novembro de 2025

Burnout na formação médica, por que estudantes chegam tão exaustos

Estudo mostra alta incidência de burnout e ansiedade entre estudantes de medicina, enquanto especialistas defendem um modelo de preparação mais humano e sustentável

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:17h • 30 de novembro de 2025

Exposição “Encontrar o Centro” de Esmeralda Jatobah abre na Galeria Municipal de Artes, em Marília

Projeto integra práticas artísticas e educativas em percurso voltado ao autoconhecimento e à expressão sensível

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:43h • 30 de novembro de 2025

SP tem seis finalistas no Prêmio Nacional do Turismo 2025

A secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) recebeu duas indicações

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:10h • 30 de novembro de 2025

Brasileira se torna a primeira profissional da cannabis medicinal a receber honraria internacional

Reconhecimento destaca avanço científico liderado pela Dra. Mariana Maciel e reforça protagonismo brasileiro na inovação em saúde

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:00h • 30 de novembro de 2025

Por que o 3I/Atlas está fazendo o impossível no Sistema Solar? Astrônomos admitem perplexidade

Objeto acelera atividade onde deveria estar “morrendo”, apresenta cauda contra o Sol um milhão de vezes mais densa que o vento solar e exibe composição química inédita

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 14:50h • 30 de novembro de 2025

Como identificar vinhos de procedência: campanha orienta consumidores para compras seguras

Material reforça como a leitura de rótulos e contrarrótulos ajuda a evitar produtos irregulares e fortalece o setor vitivinícola

Descrição da imagem

Mundo • 14:26h • 30 de novembro de 2025

Detran-SP acelera transformação digital e reduz prazos de serviços essenciais

Comparativo mostra salto tecnológico em cinco anos, com processos que passaram do papel ao atendimento 100% online, em minutos

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?