• Jovem Pan é alvo de pedido de cassação de concessões após alegações finais do MPF
  • Assis já soma R$ 2,4 milhões de ICMS com repasses da Sefaz-SP; confira os valores desta terça
  • Feira do Rock reúne diferentes gerações em Assis e destaca novos talentos musicais
Novidades e destaques Novidades e destaques

Ciência e Tecnologia • 08:22h • 10 de janeiro de 2025

Tecnologia deve elevar em 78 milhões total de empregos até 2030

Estudo do Fórum Econômico Mundial foi feito em 55 países

Agência Brasil | Foto: ILUM/Divulgação

O estudo mostra ainda que 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros deverão mudar nos próximos cinco anos, migrando para as áreas de inteligência artificial, Big Data, pensamento crítico, alfabetização tecnológica e lógica geral.
O estudo mostra ainda que 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros deverão mudar nos próximos cinco anos, migrando para as áreas de inteligência artificial, Big Data, pensamento crítico, alfabetização tecnológica e lógica geral.

Estudo feito pelo Fórum Econômico Mundial em 55 países estima que as novas tecnologias elevarão, até 2030, em 78 milhões o número de postos de trabalho no mundo. Segundo pesquisa divulgada na quarta-feira (8), o avanço tecnológico deverá criar 170 milhões de empregos e tornar obsoletos 92 milhões, resultando em um saldo de 78 milhões, ou 7% dos postos atuais.

Os novos empregos deverão se concentrar nas atividades de especialistas em Big Data (conjunto de informações presentes nos bancos de dados de servidores e empresas), engenheiros de Fintech (empresas que introduzem inovações nos mercados financeiros), especialistas em inteligência artificial, desenvolvedores de software e aplicações, especialistas em gestão de segurança, especialistas em armazenamento de dados, especialistas em veículos elétricos e autônomos, designers de interface e experiência do usuário, especialistas em internet das coisas e motoristas de serviços de entrega.

Entre os empregos que sofrerão declínio estão os de funcionários de serviços postais, caixas bancários e cargos relacionados, operadores de entrada de dados, caixas e atendentes, assistentes administrativos e secretárias executivas, trabalhadores de impressão, contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento, atendentes e condutores de transporte, assistentes de registro de materiais e controle de estoque, vendedores porta a porta, vendedores de jornal e ambulantes.

“A gente está dizendo com total clareza que essa demanda por tecnologia, ela, sim, vai gerar postos de trabalho.Temos uma leitura muito benéfica para o mercado de trabalho, não é à toa, são milhões de novos empregos que devem ser criados, desde que as empresas tenham o compromisso de fazer os investimentos devidos”, destacou Hugo Tadeu, diretor do Núcleo de Inovação, Inteligência Artificial e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral, uma das entidades que realizaram o estudo, em parceria com o Fórum Econômico Mundial.

Brasil

De acordo com o levantamento, nove entre dez empresas consultadas no Brasil planejam aprimorar suas habilidades em tecnologia. No entanto, as companhias brasileiras preferem contratar profissionais “prontos” a formá-los. “É importante chamar a atenção: a área de gestão de pessoas no Brasil está um bocadinho precisando fazer uma atualização para entender que o mundo está mudando e, nesse sentido, orçamento, investimento, capacitação e treinamento são agendas importantes”, ressaltou Tadeu.

O estudo mostra ainda que 37% das habilidades dos trabalhadores brasileiros deverão mudar nos próximos cinco anos, migrando para as áreas de inteligência artificial, Big Data, pensamento crítico, alfabetização tecnológica e lógica geral.

A maioria das empresas brasileiras (58%) espera recrutar funcionários com novas habilidades e 48% planejam transitar funcionários de funções em declínio para funções em crescimento.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:43h • 16 de setembro de 2025

“Não existe sucesso sem rotina”: bilionário defende disciplina contra romantização do empreendedorismo

“Empreender é como escovar os dentes”: empresário desmistifica glamour e reforça constância

Descrição da imagem

Variedades • 19:35h • 16 de setembro de 2025

Escutatória e perguntatória: os segredos de uma comunicação eficaz

Especialista em oratória destaca pilares que fortalecem a conexão e tornam a comunicação mais eficaz no trabalho e na vida pessoal

Descrição da imagem

Policial • 18:35h • 16 de setembro de 2025

Ação policial em Tarumã apreende cocaína, crack e dinheiro em ponto de tráfico

Ação ocorreu nesta terça-feira (16) na Rua Piraíba, local já investigado por envolvimento com comércio de entorpecentes

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:36h • 16 de setembro de 2025

Assis libera Teatro Municipal para público de até 457 pessoas com AVCB garantido

Espaço cultural recebeu adequações estruturais, conquistou o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e volta a ter capacidade para até 457 pessoas

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:04h • 16 de setembro de 2025

Distrito Turístico Ecológico de SP é finalista em prêmio de sustentabilidade

São Paulo tem o maior número de projetos indicados ao Prêmio Braztoa; estado também se destaca como um dos destinos mais procurados do país

Descrição da imagem

Variedades • 16:39h • 16 de setembro de 2025

Turismo cirúrgico: brasileiros viajando para cirurgias no exterior e os perigos que ninguém conta

Procedimentos fora do país atraem pela promessa de preços baixos, mas especialistas alertam para riscos médicos, jurídicos e emocionais

Descrição da imagem

Saúde • 16:01h • 16 de setembro de 2025

Exercício físico aliado ao ômega-3 reduz inflamação e protege contra periodontite

Estudo publicado na Scientific Reports mostra que a prática moderada de atividade física combinada com suplementação de ômega-3 melhora a resposta imune e diminui a gravidade da periodontite apical crônica, condição que pode levar à perda de dentes

Descrição da imagem

Cidades • 15:45h • 16 de setembro de 2025

Prefeitura de Assis inicia construção de nova UBS no bairro Nossa Senhora de Fátima

Unidade será construída com recursos do Novo PAC e atenderá região vulnerável com grande número de crianças e idosos

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?