Economia • 09:26h • 02 de outubro de 2025
Taxa de desemprego em agosto fica em 5,6% e repete recorde de mínima
Número de desocupados é o menor da série histórica
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em agosto ficou em 5,6%, repetindo o menor índice já registrado pela série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 6,6%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo IBGE.
No fim de agosto, o país contabilizava 6,1 milhões de pessoas desocupadas, o menor contingente já registrado. Isso representa 605 mil pessoas a menos em busca de trabalho em comparação ao trimestre anterior, encerrado em maio. Já o número de ocupados chegou a 102,4 milhões.
Com esse desempenho, o nível de ocupação alcançou 58,1% da população em idade de trabalhar, mantendo-se no patamar mais alto da série histórica. O total de empregados com carteira assinada também bateu recorde: 39,1 milhões, 1,2 milhão a mais que no mesmo período de 2024.
Setores
Segundo o analista do IBGE William Kratochwill, a redução do desemprego tem relação com contratações no setor de educação pública, principalmente de trabalhadores temporários em prefeituras. Já no trabalho doméstico, houve queda de 174 mil ocupados, reflexo de um mercado de trabalho mais aquecido, no qual parte dos trabalhadores migrou para outros serviços.
A taxa de informalidade ficou em 38%, levemente acima dos 37,8% do trimestre anterior, puxada pelo aumento de trabalhadores por conta própria sem CNPJ, que somaram 19,1 milhões de pessoas.
Renda
O rendimento médio do trabalhador foi de R$ 3.488, estável frente ao trimestre anterior e 3,3% maior em relação ao mesmo período de 2024. A massa de rendimento chegou a R$ 352,6 bilhões, altas de 1,4% sobre o trimestre anterior e de 5,4% em um ano.
Segundo Kratochwill, os resultados confirmam a força do mercado de trabalho, mesmo em cenário de juros altos. A taxa Selic está em 15% ao ano, maior nível desde 2006.
Caged
Um dia antes, o Ministério do Trabalho e Emprego havia divulgado os dados do Caged, que mede apenas empregos formais. Em agosto, o saldo foi positivo em 147,3 mil vagas, acumulando 1,4 milhão de novos postos com carteira assinada em 12 meses.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo