• Assis intensifica ações da Semana Nacional do Trânsito 2025 até quinta-feira
  • Refis 2025 em Assis oferece até 100% de desconto e prazo encerra nos próximos dias
  • Frente fria derruba temperaturas e traz chuvas para Assis nesta semana; confira a previsão
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 16:30h • 22 de setembro de 2025

SUS completa 35 anos como principal rede de assistência para 76% dos brasileiros

Maior sistema público de saúde do mundo mudou a realidade de acesso e elevou a qualidade de vida

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Gov | Foto: Jeronimo Gonzales/MS

Antes do SUS, apenas trabalhadores formais vinculados à Previdência Social tinham atendimento garantido nos hospitais públicos.
Antes do SUS, apenas trabalhadores formais vinculados à Previdência Social tinham atendimento garantido nos hospitais públicos.

“Foi na Unidade Básica de Saúde que fiz meu pré-natal, recebi todas as vacinas e onde meu filho nasceu com segurança. Hoje, quando ele adoece, sei que posso contar com o SUS.” O relato da técnica de enfermagem Ana Célia dos Santos, moradora da zona rural de São Raimundo Nonato (PI), resume o papel do Sistema Único de Saúde na vida de milhões de brasileiros: confiança e acolhimento.

Na última sexta-feira (19), o SUS completou 35 anos como o maior sistema público, gratuito e universal do mundo. Criado a partir da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, foi incluído na Constituição de 1988 e regulamentado pela Lei nº 8.080, em 1990. Desde então, a saúde passou a ser reconhecida como direito de todos e dever do Estado.

Antes da criação do sistema, apenas trabalhadores formais ligados à Previdência Social tinham acesso garantido a hospitais públicos — cerca de 30 milhões de pessoas. Hoje, os atendimentos alcançam toda a população brasileira. Estima-se que 76% dos cidadãos dependam exclusivamente do SUS, o que representa 213 milhões de pessoas. Por ano, são realizados 2,8 bilhões de procedimentos, com o trabalho de aproximadamente 3,5 milhões de profissionais.

Entre as iniciativas que marcaram a trajetória do SUS está a Estratégia Saúde da Família, lançada em 1994, que ampliou a atenção primária em áreas urbanas, rurais, indígenas e ribeirinhas. Outro destaque é a rede pública de transplantes, a maior do mundo, responsável por 30 mil procedimentos apenas em 2024. O sistema também garante, gratuitamente, os medicamentos necessários ao longo da vida de transplantados.

O brasiliense Robério Melo, 52 anos, é um dos beneficiados. Em 2017, recebeu um transplante de fígado que salvou sua vida. “Eu renasci. O SUS me devolveu a vida. Hoje, dedico minha trajetória a mostrar que doar órgãos é doar vida”, afirma.

Ao longo da pandemia de Covid-19, o sistema teve papel central na atenção primária, vacinação e atendimento hospitalar. Casos como o de Rodrigo Silva Souza, de Paracatu (MG), ilustram essa importância. Diagnosticado em 2021, chegou a ter metade dos pulmões comprometidos. “Mesmo com o hospital lotado, o SUS cuidou de mim com atenção. Foi o que salvou minha vida”, recorda.

A atuação do SUS também se destacou em tragédias nacionais, como no incêndio da Boate Kiss, em 2013, e mais recentemente nas enchentes do Rio Grande do Sul, em 2024, quando foram montados hospitais de campanha e reforçadas ações de vacinação e apoio psicossocial. Outro marco foi a resposta à crise humanitária Yanomami, em que houve redução significativa de óbitos por desnutrição, malária e doenças respiratórias.

Com o maior programa público de vacinação da América Latina, o SUS foi fundamental para conquistas como a erradicação da poliomielite e a recertificação do Brasil como país livre do sarampo. Atualmente, oferece 48 imunobiológicos, incluindo vacinas contra a dengue.

Outros programas consolidaram sua estrutura, como o SAMU 192, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Rede Cegonha, Mais Médicos, Brasil Saudável e, mais recentemente, o Agora Tem Especialistas, voltado a reduzir filas em áreas estratégicas da saúde. Em 2024, a telessaúde registrou 2,5 milhões de atendimentos.

O futuro do sistema passa também pelo fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. A meta é que, em até dez anos, 70% das necessidades de medicamentos, vacinas e equipamentos do SUS sejam produzidas no país, reduzindo a dependência de importações.

Mais que hospitais e unidades de pronto atendimento, o SUS está presente no cotidiano dos brasileiros de formas muitas vezes invisíveis: na água potável, no controle sanitário de alimentos, no combate a epidemias e na regulação de medicamentos.

“Eu espero que nos próximos anos tenhamos um SUS cada vez mais forte em todas as regiões do país”, afirma a enfermeira Eleuza Procópio de Souza Martinelli, que atua há três décadas no sistema. Já a agricultora Lucicleide Maria da Silva, paciente de 48 anos, resume: “Se não fosse o SUS, o que seria da gente?”.

Para a dentista Cláudia Adriana, com mais de 20 anos de carreira, a maior recompensa é o vínculo com os pacientes: “O gratificante é poder oferecer o que eles não teriam em outro lugar, acompanhar suas famílias e ver a evolução ao longo dos anos”.

O bailarino aposentado Gelson de Oliveira, de 60 anos, reforça: “O SUS é algo que me dá orgulho. O SUS muda vidas. Mudou a minha”.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:32h • 22 de setembro de 2025

Documentários inéditos destacam a história geológica de destinos turísticos brasileiros

Produção revela as riquezas geológicas e curiosidades de Fernando de Noronha, Serra da Capivara e Chapada das Mesas

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:01h • 22 de setembro de 2025

Espetáculo “Dragão Vermelho” chega a Assis com apresentação gratuita no dia 25

Montagem mistura circo, teatro, música e bonecos e será exibida na Escola Estadual Professor Leo Pizzato dentro de turnê pelo interior de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:17h • 22 de setembro de 2025

Estudo indica que CBD pode melhorar sono e reduzir sintomas da apneia

Estudos apontam que o canabidiol pode melhorar a qualidade do sono, reduzir a ansiedade e auxiliar na adaptação ao uso do CPAP, sempre com prescrição médica

Descrição da imagem

Mundo • 15:49h • 22 de setembro de 2025

Governo de SP lança plano para reduzir em 50% as mortes e lesões no trânsito até 2030

Lançada durante Semana Nacional do Trânsito, a minuta do Plano Estadual de Segurança Viária tem consulta pública aberta até 19 de outubro

Descrição da imagem

Saúde • 15:03h • 22 de setembro de 2025

Celulite facial: especialistas alertam para riscos de infecção grave após caso Bruna Biancardi

Especialistas explicam que condição é diferente da celulite estética e exige tratamento médico imediato com antibióticos para evitar complicações

Descrição da imagem

Saúde • 14:35h • 22 de setembro de 2025

Sequelas permanentes afetam 1/3 dos motociclistas vítimas do trânsito

Dados são de pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:14h • 22 de setembro de 2025

Caso de agressão em escola reforça urgência de projetos contínuos de convivência e respeito

Para Marcella Jardim, trabalhar respeito, limites e empatia desde cedo é fundamental para proteger crianças e adolescentes e reduzir casos de violência nas escolas

Descrição da imagem

Educação • 13:51h • 22 de setembro de 2025

Serviço de Orientação Financeira da USP completa 10 anos com inscrições para nova jornada

O programa da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da USP tem como compromisso o planejamento estratégico das finanças pessoais e comportamentais; de 6 a 30 de outubro haverá uma jornada gratuita

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?