Saúde • 12:00h • 24 de outubro de 2024
Surto de E. coli relacionado ao sanduíche Quarteirão do McDonald's nos EUA
CDC investiga surto que afetou 49 pessoas em dez estados; cebolas frescas fatiadas são suspeitas
Da Redação | Com informações da Agência Brasil | Foto: Arquivo/Âncora1
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) emitiu um alerta de segurança alimentar em meio a um surto da bactéria E. coli que estaria vinculado ao popular sanduíche Quarteirão da rede McDonald's. Até o momento, 49 pessoas de dez estados norte-americanos foram infectadas pela mesma cepa da bactéria, com a maioria dos casos registrados no Colorado (27) e em Nebraska (9). Do total de infectados, dez pessoas precisaram ser hospitalizadas e uma morte foi confirmada.
A gravidade do surto é evidenciada pelo caso de uma criança que está internada devido a complicações relacionadas à síndrome hemolítico-urêmica, uma condição grave frequentemente associada ao consumo de alimentos e água contaminados. De acordo com o CDC, todos os entrevistados relataram ter consumido alimentos em um McDonald's antes do início dos sintomas, e a maioria mencionou especificamente o sanduíche Quarteirão.
Em resposta à situação, o McDonald's ordenou a remoção imediata das cebolas fatiadas de seus estoques e suspendeu a distribuição de todos os lotes afetados nas áreas impactadas, que incluem Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, além de partes de Idaho, Iowa, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Oklahoma.
Atualmente, os investigadores estão analisando os ingredientes que poderiam estar envolvidos na contaminação. Embora não tenha sido identificado um ingrediente específico, as cebolas frescas fatiadas e os hambúrgueres de carne bovina estão sendo considerados como as principais suspeitas. Cesar Piña, diretor de Cadeia de Suprimentos do McDonald’s na América do Norte, declarou que as investigações iniciais apontam para as cebolas como a possível fonte da contaminação, que vêm de um único fornecedor atendendo a três centros de distribuição.
O CDC recomenda que as pessoas que consumiram alimentos no McDonald's e que apresentarem sintomas como cólicas estomacais intensas, diarreia (geralmente com sangue) e vômitos procurem atendimento médico. A maioria dos casos de infecção por E. coli se recupera sem tratamento hospitalar em cinco a sete dias, mas algumas pessoas podem desenvolver complicações mais sérias.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social