Saúde • 16:06h • 31 de janeiro de 2025
"Suquinho" nas academias: os efeitos dos anabolizantes na fertilidade masculina e na saúde
Com o aumento do uso de anabolizantes nas academias, especialistas alertam sobre os danos à fertilidade masculina e a saúde em geral, destacando os efeitos colaterais graves dessas substâncias
Da Redação | Com informações da Inove Comunicação | Foto: Divulgação
Com a virada do ano, muitos brasileiros lotam as academias em busca do corpo perfeito. Este fenômeno ganha ainda mais intensidade com a aproximação do Carnaval, quando o desejo de exibir uma forma física mais definida e musculosa se torna ainda mais forte. Para acelerar os resultados, alguns recorrem aos anabolizantes, drogas que prometem ganhos rápidos de massa muscular, mas que cobram um preço alto para a saúde, principalmente para a fertilidade masculina.
João Guilherme Grassi, médico especialista em fertilidade, alerta para os graves impactos do uso dessas substâncias no organismo masculino. "Os anabolizantes comprometem significativamente a produção de espermatozoides. Isso pode levar à infertilidade, em alguns casos, de forma permanente. O organismo para de produzir os hormônios FSH e LH, cessando assim a produção natural de espermatozoides e testosterona", explica o especialista.
Os anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona, o hormônio responsável pelas características sexuais masculinas e essencial na produção de espermatozoides. Ao consumir essas drogas, o corpo recebe uma quantidade excessiva desse hormônio de forma externa, o que faz com que o organismo reduza ou até pare a produção natural. Esse desequilíbrio afeta diretamente a qualidade e a quantidade dos espermatozoides, dificultando a possibilidade de ter filhos.
Mas os danos não param por aí. "Além da infertilidade, também vemos casos de disfunção erétil e perda de libido em pacientes que usam anabolizantes, pois o excesso de esteroides desregula todo o sistema hormonal masculino", destaca Grassi. Outros efeitos colaterais incluem o encolhimento dos testículos e o aumento do risco de doenças cardiovasculares, como infarto e isquemia cerebral, além de problemas estéticos, como a ginecomastia (crescimento anormal das glândulas mamárias em homens).
Embora o uso de anabolizantes possa gerar resultados rápidos na academia, o médico alerta que esses efeitos podem ser irreversíveis. A recuperação hormonal, após a interrupção do uso das substâncias, pode levar meses ou até anos, dependendo da duração e da quantidade consumida. "Em alguns casos, mesmo com tratamento, os efeitos podem ser permanentes", alerta.
Para quem busca resultados duradouros e saudáveis, Grassi recomenda adotar um caminho mais equilibrado e seguro.
Resultados reais vêm de disciplina, boa alimentação e acompanhamento profissional. O uso de anabolizantes pode até parecer um atalho, mas as consequências para a saúde são sérias e muitas vezes irreversíveis, conclui o especialista.
Neste cenário, a busca pelo corpo perfeito deve ser acompanhada de reflexão, já que as consequências do uso de substâncias como os anabolizantes podem prejudicar não só a saúde física, mas também a capacidade reprodutiva dos homens. A dica é priorizar a saúde e o bem-estar, buscando sempre orientações profissionais adequadas para alcançar os objetivos desejados.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design