Responsabilidade Social • 16:48h • 28 de outubro de 2025
Summit SP+Verde vai premiar melhores soluções de enfrentamento às mudanças climáticas
Final do InovaClima Brasil será realizada no evento internacional pré-COP30 que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos
Agência SP | Foto: Divulgação
Startups e pesquisadores de todas as regiões do país vão disputar, em São Paulo, a final do InovaClima Brasil, competição nacional de ciência, tecnologia e inovação que busca identificar soluções de enfrentamento às mudanças climáticas. A grande final ocorrerá durante o Summit Agenda SP+Verde, evento internacional pré-COP30 que será realizado nos dias 4 e 5 de novembro, no Parque Villa-Lobos.
As propostas finalistas abrangem desde o uso de nanotecnologia para aumentar a eficiência agrícola até o desenvolvimento do primeiro micro reator nuclear portátil brasileiro. Ao todo, 13 soluções foram selecionadas entre 30 participantes de um programa de aceleração climática executado pelo Cietec (Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia) entre abril e outubro deste ano.
O júri técnico vai escolher os vencedores das categorias Descarbonização/Transição Energética e Agricultura Sustentável. Todos os finalistas também receberão celulares doados pela Receita Federal.
O InovaClima Brasil também promoverá, dentro da programação do Summit, o workshop “País do futuro sustentável: oportunidades para o biodesenvolvimento tecnológico brasileiro”, no dia 5 de novembro, às 15h. O encontro reunirá nomes da academia, do setor produtivo e de instituições de fomento à inovação, como Caroline Levy (eAmazonia Venture), Ricardo Azevedo (Fiesp) e Marcus Nakagawa (ESPM).
Durante o workshop será apresentada a “Carta InovaClima Brasil”, documento que propõe uma agenda de inovação climática para os próximos cinco anos, a ser também levada à COP30.
Soluções finalistas
Os projetos finalistas representam todos os biomas brasileiros e trazem propostas que combinam ciência, empreendedorismo e sustentabilidade. Entre eles estão: Biofeed Brasil (Centro-Oeste), que produz forragem verde hidropônica em sistema vertical indoor, oferecendo uma alternativa sustentável à ração animal tradicional; Amazon BioFert (Norte), a primeira fábrica de biochar da Amazônia, que transforma resíduos de açaí em fertilizante regenerativo e créditos de carbono; Pollintech (Sudeste), que desenvolve moléculas que reproduzem aromas florais para treinar abelhas e aumentar a polinização agrícola; Nora Biotecnologia (Sul), voltada à criação de bioplásticos biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais; e Ecofow (Nordeste), que oferece ecotecnologia para tratamento de efluentes industriais inspirada em wetlands naturais.
Sobre o evento
O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. O encontro reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e a economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.
As discussões serão organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá à Casa da Economia Circular, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais.
A expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, da academia, da iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor. O Summit Agenda SP+Verde integra uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio de Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, Veolia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota e JHSF; e apoio institucional da Fiesp, Unica, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, CGGI, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Movimento Brasil e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo