• Hospital Regional de Assis passa a integrar Programa de Residência Médica e abre vagas em pediatria
  • Resumo da semana no Âncora1: serviços, educação, cultura e segurança marcaram Assis e região
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 16:02h • 25 de janeiro de 2026

‘Stopover’: parada programada é oportunidade para experimentar destinos paulistas no verão

Ao turista que adquirir o programa em passagem aérea, a Setur-SP revela cidades para estadas de até cinco dias no estado, em passeios de bate e volta

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Pref. Brotas

Canoagem no rio Jacaré-Pepira, em Brotas.
Canoagem no rio Jacaré-Pepira, em Brotas.

‘Stopover’ é o nome dado a uma parada programada durante uma viagem aérea em uma cidade intermediária. Para muitos viajantes, essa pausa se transforma em uma oportunidade de conhecer atrações turísticas enquanto aguardam a conexão para outro voo.

Em São Paulo, esse tipo de trajeto tem início nos três principais aeroportos do estado. Para atender a esse fluxo, o Governo de São Paulo indica seis destinos, além de três dicas bônus, para quem decide estender a estadia na capital ou em seu entorno.

Congonhas (CGH), Viracopos (VCP) e Guarulhos (GRU) formam o maior hub aeroportuário do Hemisfério Sul. Até fevereiro de 2026, a estimativa é de que 16,7 milhões de visitantes cheguem ao Estado, sendo 5,8 milhões apenas pelos três aeroportos paulistas até setembro do ano passado. Os números confirmam São Paulo como a principal porta de entrada de turistas internacionais no Brasil.

Considerando as distâncias e o tempo de deslocamento a partir de cada aeroporto, os nove destinos destacados oferecem experiências variadas, que vão de rapel e tirolesa a passeios de barco, jet-ski, mergulho, trilhas, cachoeiras, praias e até observação de baleias.

Guarulhos e entorno: águas e aventura

Ilhabela, a 184 quilômetros do Aeroporto de Guarulhos, com cerca de três horas de viagem, faz jus ao nome. São mais de 40 praias, além de trilhas e cachoeiras, com opções para toda a família e hospedagem para diferentes perfis de viajantes. Entre maio e agosto, o canal da região recebe baleias-jubarte, atraindo turistas e fotógrafos.

Praia do Bonete, em Ilhabela (foto: Priscila Rodrigues / Setur-SP)

São Sebastião, também a cerca de 184 quilômetros de Guarulhos (2h28 de percurso), possui 100 quilômetros de litoral com praias, ilhas e enseadas. A cidade combina gastronomia, turismo de aventura e ecoturismo em meio à natureza preservada, já que 70% do território integra o Parque Estadual da Serra do Mar. Trilhas, surf, mergulho e canoagem estão entre as atividades mais procuradas.

  • Dica bônus

Bertioga fica a 97 quilômetros de Guarulhos (1h34 de viagem) e reúne 33 quilômetros de praias, como Boraceia, São Lourenço, Enseada e Guaratuba, além de rios e cachoeiras. A cidade oferece boa infraestrutura de hospedagem, gastronomia e opções de turismo de aventura, com acesso pela rodovia Mogi-Bertioga.

Viracopos: porta de entrada para o ecoturismo paulista

A Praia Municipal Prefeito José Ruiz, em Arealva, está localizada a 285 quilômetros do Aeroporto de Viracopos (3h30 de viagem). Situada em um dos trechos mais largos e limpos do rio Tietê, a área foi revitalizada e conta com estacionamento, camping, quiosques, mirante e opções de lazer, sendo ideal para banho e descanso.

São Pedro, a 110 quilômetros de Viracopos (cerca de 1h30), abriga um parque aquático com a maior piscina de ondas do Estado de São Paulo. A cidade também oferece grutas, cavernas, cascatas e atrações voltadas ao turismo de aventura, além de restaurantes, bares, espaços para shows e áreas infantis.

Brotas, a 166 quilômetros de Viracopos (2 horas de viagem), é conhecida pelas belezas naturais e pelos esportes radicais. O Parque dos Saltos e o rio Jacaré-Pepira, com corredeiras e quedas d’água, são os principais cartões-postais. Entre as opções gratuitas estão a Prainha da Represa do Jacaré-Pepira e a área da Represa do Patrimônio, com deck, bancos e faixa de areia.

  • Dica bônus

Itupeva está a cerca de 47 quilômetros de Viracopos, com apenas 37 minutos de deslocamento. A cidade recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano, atraídos principalmente pelos parques aquáticos. Também se destacam o cicloturismo, artesanato, cervejarias, adegas, alambiques, cafés coloniais, pesqueiros, queijarias e opções de hospedagem.


Wet’n’Wild, em Itupeva (foto: Paulo Preto / Setur-SP)

Via Congonhas: praias fluviais e lazer no interior

Ibiúna, na região de Sorocaba, fica a 57,5 quilômetros de Congonhas (1h19 de viagem), com acesso pela rodovia Bunjiro Nakao (SP-250). O município conta com resorts, gastronomia de destaque e diversas atividades, como tirolesa, wakesurf, quadriciclo, cavalgadas, caiaque, trilhas e ciclismo. A represa de Itupararanga, cachoeiras e grutas completam o roteiro.

O combo Santos e Guarujá também se destaca pela proximidade com Congonhas. Santos está a 74,7 quilômetros do aeroporto (1h10 pela Imigrantes) e reúne atrações culturais e históricas, como o Monte Serrat, a Bolsa do Café, o Museu Pelé e o maior jardim de praia do mundo. Já o Guarujá, a 92,3 quilômetros (1h21), é conhecido pelas 27 praias, algumas acessíveis apenas por trilhas ou passeios de barco, além de ser palco de torneios de surf.

  • Dica bônus

São Roque fica a 65,4 quilômetros de Congonhas, pouco mais de uma hora de viagem. O município oferece resorts e hotéis com arquitetura sustentável, além de atrações como a Rota do Vinho, o Mirante do Saboó e o Sítio Santo Antônio, construído no século XVII pelo bandeirante Fernão Dias Paes.

Represa de Itupararanga, em Ibiúna (foto: Paulo Preto / Setur-SP)

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 17:28h • 25 de janeiro de 2026

Teste rápido amplia segurança no diagnóstico da babesiose canina no Brasil

Solução nacional permite identificação ágil de anticorpos contra Babesia vogeli e apoia decisões clínicas em atendimentos de rotina e emergência

Descrição da imagem

Variedades • 16:30h • 25 de janeiro de 2026

Sete erros comuns reduzem a durabilidade do biquíni e aumentam o descarte precoce

Hábitos simples no uso e na lavagem influenciam diretamente a vida útil das peças de moda praia

Descrição da imagem

Economia • 15:50h • 25 de janeiro de 2026

Aluguel de temporada pode render até R$ 7 mil por mês nas cidades mais procuradas do Brasil

Simulação baseada em dados de mercado mostra que modelo supera o aluguel tradicional em regiões turísticas e grandes capitais

Descrição da imagem

Mundo • 15:17h • 25 de janeiro de 2026

SP já registra mais de 2,6 milhões de veículos licenciados em 2026, veja como fazer

Pagamento antecipado já foi feito por 10% da frota ativa do estado; taxa é de R$ 174,08

Descrição da imagem

Variedades • 14:51h • 25 de janeiro de 2026

Virada da vida adulta pode ocorrer só aos 32 anos, apontam estudos sobre maturação do cérebro

Pesquisa internacional e avaliação clínica indicam que fatores sociais e tecnológicos contribuem para a chamada adolescência estendida

Descrição da imagem

Variedades • 14:14h • 25 de janeiro de 2026

No Parque Nacional da Tijuca, araras-canindés voltam ao céu do Rio após 200 anos

Mais aves devem chegar ao Parque Nacional ainda neste ano. Ciência Cidadã será ferramenta fundamental no monitoramento das araras em vida livre na Mata Atlântica

Descrição da imagem

Saúde • 13:39h • 25 de janeiro de 2026

Canabidiol amplia debate sobre cuidado e qualidade de vida no Transtorno do Espectro Autista

Estudos científicos e relatos clínicos apontam o canabidiol como terapia complementar no manejo de sintomas, sempre com prescrição e acompanhamento médico

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:08h • 25 de janeiro de 2026

Novo método usa satélites e inteligência artificial para mapear danos de geadas em plantações

Estudo mostrou que formação de fina camada de gelo prejudicou mais de 70% da área cultivada de milho em região do Paraná em 2021. Ferramenta pode permitir que agricultores e autoridades combatam danos à agricultura causados pelo clima

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar