• Assis terá áreas de conservação ambiental ampliadas em decisão do Consema
  • Ministério da Saúde apresenta novo modelo de UBS que vai ampliar a rede do SUS
  • STF determina que governo de SP informe sobre câmeras corporais
  • Semana Católica 2024 de Maracaí: fé, cultura e música para celebrar o Advento
Novidades e destaques Novidades e destaques

Mundo • 08:36h • 24 de novembro de 2024

STF determina que governo de SP informe sobre câmeras corporais

Prazo de resposta é de cinco dias

Agência Brasil | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo de São Paulo se comprometeu com STF, em abril deste ano, a utilizar câmeras corporais em operações policiais no estado e apresentou cronograma que estabelecia a implementação do sistema. O estado previa nova licitação e aquisição de novas câmeras.
O governo de São Paulo se comprometeu com STF, em abril deste ano, a utilizar câmeras corporais em operações policiais no estado e apresentou cronograma que estabelecia a implementação do sistema. O estado previa nova licitação e aquisição de novas câmeras.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou na última quinta-feira (21) que o governo do estado de São Paulo forneça mais informações sobre as novas câmeras corporais adquiridas para uso por policiais militares. O prazo de resposta é de cinco dias.

O estado apresentou documentos sobre o andamento da licitação e da contratação dos equipamentos e serviços relacionados às câmeras, conforme informações da Corte.

No entanto, segundo a decisão de hoje - no âmbito de ação apresentada pela Defensoria Pública de São Paulo -, as informações prestadas pelo governo paulista são insuficientes para o monitoramento dos compromissos assumidos junto ao STF.

Barroso solicitou o inteiro teor de todos os contratos vigentes para o fornecimento de câmeras corporais; cronograma detalhado de execução do contrato, inclusive quanto à realização de testes, ao treinamento e à capacitação, à implantação dos novos equipamentos e à substituição das câmeras atualmente em uso; relatórios detalhados sobre todos os testes realizados, com manifestação conclusiva sobre a efetividade dos equipamentos.

Além disso, o ministro pediu que o estado esclareça o atual estágio do desenvolvimento e o cronograma para testes e implantação do software que permitirá gravação no modelo remoto automático. Com isso, seria possível a gravação quando se detecta som de estampido de tiro; o equipamento se aproxima ao raio de 50m de uma posição georreferenciada de ocorrência em andamento; o equipamento foi desativado, mas ainda está no atendimento de ocorrência.

Histórico

O governo de São Paulo se comprometeu com STF, em abril deste ano, a utilizar câmeras corporais em operações policiais no estado e apresentou cronograma que estabelecia a implementação do sistema. O estado previa nova licitação e aquisição de novas câmeras.

Em setembro, o governo anunciou assinatura de contrato com a empresa Motorola para a compra de 12 mil câmeras corporais. A compra foi criticada, no entanto, por prever mudanças na forma de acionamento do equipamento. Pelas regras do edital, o acionamento do equipamento de gravação poderia ser feito pelo próprio policial ou por uma central de operações da polícia. Dessa forma, a gravação pode ser interrompida durante as operações.

O modelo previsto no contrato não realiza gravação ininterrupta, ou seja, o policial ou a corporação acionarão o equipamento quando desejarem, ponto criticado por entidades de direitos humanos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), isso é compensado por outras funcionalidades, como o acionamento automático, por software, à distância pelo Centro de Operações da PM (Copom) e o acionamento manual pelo próprio policial.

Meses antes, em maio, a Defensoria Pública de São Paulo e entidades de direitos humanos pediram ao STF mudanças no edital da compra. No mês seguinte, Barroso indeferiu o pedido, mas decidiu que o governo de São Paulo deveria seguir os parâmetros do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) na licitação para compra de câmeras corporais.

Regras do MJ

Conforme a Portaria 648/2024 do MJ, os profissionais de segurança pública em todo o país devem usar as câmeras, quando disponíveis, em situações que incluem atendimento de quaisquer ocorrências; atividades ostensivas; identificações e checagem de bens; buscas pessoais, veiculares ou domiciliares e durante ações operacionais envolvendo manifestações, controle de distúrbios civis, interdições ou reintegrações de posses.

As câmeras corporais também deverão ser ligadas durante o cumprimento de mandados judiciais; realização de perícias; atividades de fiscalização e vistoria técnica; ações de busca e salvamento; escoltas de presos; interações com custodiados; rotinas carcerárias (inclusive no atendimento a visitantes e advogados); intervenções em crises, como motins e rebeliões no sistema prisional; em situações de resistência à atuação policial ou de potencial confronto; acidentes de trânsito, bem como no patrulhamento preventivo e ostensivo e diligências com riscos de ocorrerem prisões, lesões corporais ou mortes. 

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 10:27h • 24 de novembro de 2024

Assis terá áreas de conservação ambiental ampliadas em decisão do Consema

No encontro, os conselheiros também debateram a importância de medidas preventivas contra incêndios

Descrição da imagem

Cidades • 10:05h • 24 de novembro de 2024

3ª Semana Pedagógica Cultural da Escola de Música promete shows e oficinas em Paraguaçu Paulista

A partir de 25 de novembro, a cidade recebe apresentações e oficinas musicais para toda a comunidade, com entrada franca

Descrição da imagem

Economia • 09:54h • 24 de novembro de 2024

Pacote de corte de gastos será anunciado até terça, diz Haddad

Segundo ministro, reunião final com Lula será na segunda-feira

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 09:26h • 24 de novembro de 2024

Marina convoca países a financiar transição climática: 'Ultima chance rumo a 1,5°C'

Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva discursou na COP29: 'Precisamos de ganho em relação ao financiamento'. Meta de limitar aquecimento global em 1,5 graus, na comparação com era pré-industrial, foi firmada em 2015

Descrição da imagem

Saúde • 08:57h • 24 de novembro de 2024

Ministério da Saúde apresenta novo modelo de UBS que vai ampliar a rede do SUS

As novas Unidades Básicas de Saúde ampliarão os atendimentos em 24,5 milhões por mês. Projeto arquitetônico completo está disponível para estados e municípios

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 08:09h • 24 de novembro de 2024

Brasil pede desculpas oficiais pela escravização das pessoas negras

Mensagem também ressalta necessidade de combater discriminação racial

Descrição da imagem

Cidades • 07:40h • 24 de novembro de 2024

Semana Católica 2024 de Maracaí: fé, cultura e música para celebrar o Advento

A programação religiosa e cultural de Maracaí promete reunir a comunidade, com missas, terços, show de calouros e o grande encerramento com a banda Rosa de Saron

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 19:54h • 23 de novembro de 2024

Rio de Janeiro prepara réveillon histórico com 13 palcos e grandes atrações

Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anitta são algumas das atrações confirmadas para a virada do ano