Mundo • 10:24h • 04 de outubro de 2025
SP reúne setor de bares e supermercados para prevenir intoxicações por metanol
Secretário do Desenvolvimento Econômico e outras autoridades alinharam medidas de combate à adulteração de bebidas
Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Representantes do Governo de São Paulo se reuniram com associações de bares, restaurantes, hotéis e supermercados na última terça-feira (30) para tratar dos novos casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, reforçou durante o encontro as ações do Estado, como fiscalização a estabelecimentos e disponibilização de canais de denúncia.
Entre os participantes, estavam representantes do Procon-SP, da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp).
A reunião serviu para o Governo de São Paulo escutar as demandas e preocupações do setor diante dos casos de intoxicação e, ao mesmo tempo, reforçar a atuação contra o comércio irregular de bebidas.
“O Governo de São Paulo está empenhado em esclarecer os casos e garantir a segurança do cidadão. O trabalho conjunto com as associações e o Procon visa criar soluções e tratar o problema para tranquilizar a todos”, disse o secretário Jorge Lima.
O encontro resultou na criação de um grupo de trabalho com as entidades participantes. Elas participarão de reuniões no próximo mês com a finalidade de elaborar um documento técnico a ser encaminhado ao governador.
Pela manhã, com a presença do governador, foi anunciada a instalação de um comitê de crise sobre o tema, além do fechamento de comércios, investigação a distribuidoras de bebidas e estabelecimento de protocolos de saúde para o tratamento de casos de intoxicação por metanol.
Junto a isso, o Procon-SP destacou outras frentes de atuação, que incluem apoio às operações da Polícia Civil e da vigilância sanitária e a disseminação de campanhas de informação destinadas ao consumidor e aos fornecedores. Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser feitas pelo 181 da Polícia e pelo site do Procon-SP (www.procon.sp.gov.br).
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Mundo
Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda
Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo