Economia • 11:36h • 11 de abril de 2025
SP Produz: conheça a cadeia produtiva de frutas da Mata Atlântica paulista
Com incentivo do programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico são produzidos diversos produtos nativos do bioma, como polpas, geleias, sorvetes e bebidas
Da Redação com informações de Agência SP | Foto: Divulgação/SDE

Você já ouviu falar em cambuci, uvaia e juçara? Essas frutas nativas da Mata Atlântica são cultivadas de forma sustentável por agricultores familiares do estado de São Paulo, com apoio do programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
A cadeia produtiva dessas frutas é liderada pelo Instituto Auá, organização de Osasco que busca ampliar o consumo desses alimentos por meio do ecomercado e da agricultura familiar. Atualmente, são distribuídas 12 toneladas por ano, mas o potencial chega a 200 toneladas.
Com o incentivo do SP Produz, o grupo adquiriu 50 freezers para ampliar os pontos de venda (atualmente são 70), além de instalar painéis solares, o que reduziu em 85% os custos com energia. A meta agora é lançar uma linha de picolés sem lactose, glúten ou açúcar.
A Cadeia Produtiva Local (CPL) percorre regiões como a Serra do Mar, o Vale do Ribeira e o Vale do Paraíba. Entre os 250 clientes estão empórios, restaurantes e hotéis. Os produtos vão de polpas e geleias a licores e cervejas artesanais feitas com frutas nativas.
Além dos benefícios nutricionais — são ricas em vitamina C, ferro e antioxidantes —, as frutas têm papel essencial na conservação do bioma. O Instituto Auá chama seus parceiros de “Guardiões da Mata Atlântica”, pela contribuição à preservação de espécies nativas.
Nos últimos 10 anos, a iniciativa já plantou mais de 70 mil árvores e comercializou mais de 120 toneladas de frutas nativas, ajudando a proteger espécies ameaçadas, como a palmeira-juçara — o “açaí da Mata Atlântica”.
Lançado em 2024, o SP Produz reconhece e fortalece Cadeias Produtivas Locais em diferentes estágios de desenvolvimento, promovendo o crescimento econômico regional e a valorização dos saberes locais.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Variedades
Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa
Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Ciência e Tecnologia
As principais mudanças no algoritmo do Instagram em 2025 e como usá-las a seu favor