• McDonald’s amplia quadro de funcionários e abre 15 vagas em Assis
  • Cada R$ 1 investido pela Lei Rouanet gerou retorno de R$ 7,59 à economia, aponta estudo
  • Aquário, Virgem, Leão e Peixes: como os eclipses de 2026 mexem com o cotidiano
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 11:21h • 29 de novembro de 2024

SP: pessoas da periferia vivem 24 anos menos que as de bairros nobres

Dados evidenciam desigualdade na capital paulista

Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A coordenadora lembra que as discrepâncias não são exclusividade de São Paulo, já que o Brasil é o 14º país mais desigual do mundo, com enorme concentração de renda na mão de poucas figuras.
A coordenadora lembra que as discrepâncias não são exclusividade de São Paulo, já que o Brasil é o 14º país mais desigual do mundo, com enorme concentração de renda na mão de poucas figuras.

A expectativa de vida na capital paulista depende do endereço residencial. No distrito de Anhanguera, por exemplo, a idade média de morte é 58 anos, ou seja, 24 anos a menos do que no Alto de Pinheiros, que apresenta a média de 82 anos. O mesmo patamar era observado em 2006, o que significa a necessidade de maior efetividade nas políticas públicas para a parcela desfavorecida.

É assim que a Rede Nossa São Paulo exemplifica os evidentes e graves efeitos da disparidade entre aqueles que têm direitos básicos garantidos e os que não têm. A análise consta do Mapa da Desigualdade de São Paulo 2024, lançado na quarta-feira (27) pela instituição.

Ao todo, o estudo sintetiza conclusões elaboradas a partir de 10 indicadores dos 96 distritos do município, que evidenciam a desigualdade na cidade de São Paulo. São eles: saúde, habitação, trabalho e renda, mobilidade, direitos humanos, cultura, esportes, infraestrutura digital, segurança pública e meio ambiente. Os dados que servem de referência são de bases oficiais do poder público.

Segundo a coordenadora de Gestão do Conhecimento do Instituto Cidades Sustentáveis, Clara Cabral, o indicador relativo à idade média dos habitantes ao morrer é um dos mais pertinentes e abrangentes, porque dá pistas sobre vários outros índices.

Um único indicador abrange informações sobre diversas dimensões da condição de vida imposta às parcelas socialmente mais vulneráveis. "É muito parecido com o gráfico da gravidez na adolescência", compara.

A coordenadora lembra que as discrepâncias não são exclusividade de São Paulo, já que o Brasil é o 14º país mais desigual do mundo, com enorme concentração de renda na mão de poucas figuras.

Em relação aos casos de meninas que engravidaram na adolescência, o que se observa é o alto contraste entre a realidade da juventude de Alto de Pinheiros e a de Parelheiros. Neste último, um dos desafios é justamente a gravidez precoce, que acaba muitas vezes desorganizando o modo vida da mãe, impedindo-a de chegar ao ensino superior e de obter salário e moradia.

Favelas

O relatório mostra que o distrito de Vila Andrade concentra 35% dos domicílios de favelas. Na outra ponta, há uma lista de dez distritos que não têm comunidades deste tipo, como Alto de Pinheiros, Perdizes, Jardim Paulista, Moema, Bela Vista, Sé, República, Consolação, Cambuci e Bom Retiro.

Na maior cidade da América Latina, outro indicador importante se refere à violência contra a mulher. Seundo Clara, é fundamental saber interpretar os dados quando se verifica que o distrito de Vila Andrade soma apenas 132,94 pontos e o da Sé, 881,92. Há que se levar em conta que a distribuição das delegacias é diferente nas duas regiões.

As unidades estão em maior número na zona central, o que pode influenciar o resultado. A ferramenta de desigualtômetro mostra, nessa esfera, que uma vítima, dependendo de onde esteja, tem 6,6 vezes mais dificuldade de prestar queixa e, assim, interromper o ciclo de violência, geralmente perpetrada pelo ex ou atual parceiro das vítimas.

Outro dado no relatório se refere aos casos de homicídio. De um lado, está o distrito da Barra Funda (18,16) e, de outro, Campo Limpo (0,36), gerando um desnível de 51 vezes entre o melhor e o pior cenário.

Neste caso, a avaliação é que as ocorrências diminuíram, mas há um abismo entre os distritos. Os dois formam um par comparativo no indicador de violência racial, coeficiente de pessoas vítimas de violência de racismo e injúria racial para cada 10 mil habitantes. As pontuações foram, respectivamente, de 18,36 e 0,36.

"Nós temos um ciclo perverso de desigualdade na cidade", afirma o coordenador-geral da Rede Nossa SP, Jorge Abrahão. Ele cita que a soma de horas gastas em transporte, falta de acesso à internet e precariedade na habitação resulta na abreviação, não só da vida dos habitantes de zonas periféricas, mas de interação social, de equipamentos de cultura, de redução de criatividade e de atividades de lazer.


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:38h • 15 de janeiro de 2026

Governo de SP abre inscrições para projeto que leva público 60+ a destinos turísticos

Iniciativa prevê viagens gratuitas para até 3 mil idosos até junho de 2026, com roteiros pela capital, litoral e interior

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:04h • 15 de janeiro de 2026

Teatro YouTube inicia programação de janeiro com o musical “Hip Hop Hamlet”

Recém-inaugurado na Avenida Paulista, espaço cultural estreia temporada com releitura urbana e contemporânea do clássico de Shakespeare

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 16:40h • 15 de janeiro de 2026

Nova classificação indicativa cria proteção inédita para crianças menores de 6 anos no Brasil

Mudança do Ministério da Justiça antecipa diretrizes do ECA Digital e adota critérios alinhados ao desenvolvimento infantil

Descrição da imagem

Saúde • 16:10h • 15 de janeiro de 2026

Ansiedade atinge quase metade dos brasileiros e se intensifica no começo do ano

Expectativas elevadas, ritmo acelerado e pressão por resultados ajudam a explicar por que janeiro tem sido um período de maior sobrecarga emocional

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:45h • 15 de janeiro de 2026

USP desenvolve bateria funcional de nióbio de 3 volts e avança para testes industriais

Tecnologia é recarregável, opera fora do laboratório e tem patente depositada pela universidade

Descrição da imagem

Variedades • 15:13h • 15 de janeiro de 2026

Aplicativo transforma moradores em fiscais de água e esgoto em São Paulo

Ferramenta adotada pela Sabesp acelera reparos, usa inteligência artificial e oferece recompensa financeira aos usuários

Descrição da imagem

Saúde • 14:38h • 15 de janeiro de 2026

Governo decide não incluir vacina contra herpes-zóster no SUS por custo elevado

Imunizante foi considerado de alto custo em relação ao impacto da doença e ao orçamento do sistema público

Descrição da imagem

Mundo • 14:06h • 15 de janeiro de 2026

Governo do Brasil regulamenta o exercício profissional da acupuntura

Lei publicada no Diário Oficial reconhece a prática como profissão e define quem pode atuar na área

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar