• Dia dos jornalistas: como conteúdos profissionais podem vencer fakes
  • Inscrições para o Vestibular Fatec 2025 começa hoje; Assis conta com dois cursos grauitos em Gestão
  • Campanha de vacinação contra a Influenza começa em Assis nesta segunda-feira, 07 de abril
Novidades e destaques Novidades e destaques

Economia • 14:00h • 07 de abril de 2025

SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais

Líder na produção nacional de abacate, SP abre vendas para importante país consumidor da fruta

Agência SP | Foto: Divulgação/Secretaria de Agricultura e Abastecimento

SP está iniciando a exportação do avocado para Chile e Japão após missões estrangeiras visitarem o estado.
SP está iniciando a exportação do avocado para Chile e Japão após missões estrangeiras visitarem o estado.

A produção paulista de avocado, o abacate da variedade Hass, tem atraído interesse no mercado internacional. Maior produtor nacional da fruta, sendo responsável por mais de 40% da produção brasileira, São Paulo está iniciando a exportação do avocado para Chile e Japão após missões estrangeiras visitarem o estado, desde 2023, para validarem os requisitos fitossanitários para a importação.

O Chile é o 2º maior consumidor per capita de avocado no mundo, representando uma ótima oportunidade de negócio para o avocado paulista. “O consumo chileno é altíssimo, com cerca de 8kg por pessoa/ano, e vem subindo. É um país que nos gera altas expectativas. Esse ano será experimental, mas no futuro esperamos importantes ganhos”, destaca Lígia Carvalho, produtora e diretora da Jaguary, pioneira no desenvolvimento do abacate Hass no Brasil. Outra vantagem é que o Brasil está na contra-safra do avocado chileno, que produz até agosto, enquanto aqui se produz, aproximadamente, de fevereiro até junho e julho.

“A abertura de mercados internacionais para os produtos paulistas reforça a qualidade e a competitividade da fruticultura do Estado. São Paulo se destaca não apenas pelo volume, mas pela excelência em atender os mais rigorosos padrões fitossanitários internacionais. Esse avanço representa a atração de novos investimentos para a agricultura paulista em cenário global”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O Japão é um importante comprador de frutas frescas do mundo, sendo o maior importador de avocados da Ásia, representando um importante potencial para a expansão das vendas da fruta. Entretanto, o tamanho da exportação para o Japão ainda é uma incógnita. “A distância, a grande exigência do mercado japonês e a necessidade de envio aéreo trazem incertezas. Por enquanto, vamos aprender a atender esse mercado”, afirma Lígia.

Em 2024, o estado de São Paulo produziu mais de 223 mil toneladas de abacate, principalmente nas regiões de Ourinhos, Mogi Mirim e São João da Boa Vista, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP.

No mercado nacional, a demanda pelo avocado tem crescido, mas o Brasil ainda está distante do consumo mundial. Em média, o brasileiro consome 1,3kg de abacate – tropical e avocado – por ano. Se tratando apenas de avocado, o consumo cai para 300 gramas anuais. “Há um caminho a trilhar que envolve muitos desafios: comunicação, marketing, ensinar sobre o avocado, quais as possibilidades de consumo, e principalmente, não ter ruptura do produto no supermercado, entrando na lista de compras, na rotina dos brasileiros”, finaliza a diretora da fazenda Jaguary.

O Avocado é uma variedade surgida na Califórnia, nos Estados Unidos da América, e hoje é cultivado mundialmente por suas características, como a alta concentração de vitaminas, minerais, proteínas e fibras. Apresenta grande versatilidade, podendo ser utilizado para pratos salgados e doces, e popularizado pela culinária mexicana. O avocado tem forma mais arredondada e é um pouco menor que o abacate, que costuma ter quase o dobro de tamanho. A casca do avocado é enrugada e, ao longo do amadurecimento, se torna roxa, enquanto a do abacate costuma ser verde.

Defesa Agropecuária cumpre requisitos fitossanitários e garante exportações

A garantia do cumprimento dos requisitos fitossanitários para a exportação é realizada pela Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), da Secretaria Estadual de Agricultura. Os países importadores colocam em seus planos de trabalho a necessidade de medidas para mitigação e controle das pragas. “A certificação é feita através do acompanhamento de campo do responsável técnico habilitado, que garante o cumprimento das medidas, como inspeção, monitoramento e retirada de frutos caídos. Todo o processo é auditado pela CDA”, explica a engenheira agrônoma Cristina Abi Rached Iost, gerente do Programa Estadual de Certificação Fitossanitária e do Programa Estadual de Exportação de Produtos Vegetais.

Com a abertura dos mercados do Japão e Chile, a Defesa Agropecuária iniciou, em 2025, os cadastros e acompanhamento do abacate variedade Hass nas propriedades e casas de embalagem que processam o fruto. Atualmente estão cadastradas 05 propriedades e 05 casas de embalagem. “A exigência vai depender do país e da praga que é restritiva, contudo, jamais é esperado o envio de vegetais ou partes de vegetais com pragas de qualquer esfera, mesmo as que não constam em requisitos fitossanitários”, completa Cristina.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:44h • 07 de abril de 2025

Venda mundial de ingressos para o Tomorrowland Brasil começa nesta terça-feira

Prepare-se para os dias 10 a 12 de outubro, em Itu, com vendas de ingressos iniciando em 8 de abril. A festa promete ser inesquecível para os amantes de música eletrônica

Descrição da imagem

Saúde • 17:49h • 07 de abril de 2025

Impacto da luz intensa no exercício: risco cardiovascular e pressão arterial em estudo

Pesquisa realizada pela USP mostra que ambientes iluminados com luz forte podem prejudicar a recuperação cardiovascular, afetando especialmente quem tem problemas de pressão arterial

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 07 de abril de 2025

Academia do Turismo SP: inscrições abertas para cursos presenciais em Olímpia

As qualificações em “Inglês para Recepção” e “Recepção e Atendimento” são gratuitas e começam no dia 14 de abril

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:20h • 07 de abril de 2025

"Verbo África" chega a Quatá com programação cultural em abril

A Secretaria de Cultura de Quatá, em parceria com a APAA, promove um passeio pela história e cultura africana com apresentações especiais em abril

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 15:39h • 07 de abril de 2025

Jovens pesquisadores: chamada da Fapesp até junho

Iniciativa visa atrair lideranças do exterior para o estado de São Paulo; serão apoiadas até 20 propostas em diferentes áreas do conhecimento

Descrição da imagem

Economia • 15:08h • 07 de abril de 2025

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Contribuinte tem até o dia 30 de maio para fazer a declaração

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 14:32h • 07 de abril de 2025

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

Documento é assinado por mais de 160 grandes empresas brasileiras

Descrição da imagem

Saúde • 13:40h • 07 de abril de 2025

Educação digital protege de malefícios do uso excessivo de telas

Professora da UFRJ defende uso responsável e atenção a menores

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025