• Assis celebra Festa do Folclore neste sábado na Casa de Taipa
  • IBGE 2025: Assis tem 104,8 mil habitantes e região soma 303 mil; veja os números das cidades vizinhas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Gastronomia & Turismo • 17:02h • 29 de agosto de 2025

SP destaca destinos ‘pet friendly’ para o Dia Mundial do Cão

Tendência de viajar com animais de estimação vem transformando o comportamento dos viajantes e impulsiona crescimento de hotéis e atrações turísticas pet friendly

Agência SP | Foto: Governo de SP

Com 110 meios de hospedagem e 150 atrativos turísticos em 60 municípios, o estado abriga experiências únicas para humanos e animais.
Com 110 meios de hospedagem e 150 atrativos turísticos em 60 municípios, o estado abriga experiências únicas para humanos e animais.

No dia 26 de agosto, o mundo celebra uma das relações mais afetuosas e duradouras da humanidade: a amizade com os cães. No Brasil, essa conexão se reflete em números expressivos: o país abriga mais de 150 milhões de animais de estimação, sendo cerca de 60 milhões apenas de cães, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). No estado de São Paulo, concentra-se cerca de um quarto dessa população pet, tornando o estado o que abriga a maior população pet do país.

Acesse aqui o Guia Pet Friendly

O crescimento do mercado pet brasileiro tem sido impulsionado pelo aumento nas vendas online e pela busca crescente por serviços especializados, como cuidados veterinários e produtos de saúde animal. O resultado é um setor aquecido, inovador e em expansão, e que está, cada vez mais, de olho no turismo. A tendência de viajar com os animais de estimação vem transformando o comportamento dos viajantes e impulsionando o crescimento de hotéis e atrações turísticas pet friendly. Neste cenário, o estado de São Paulo se consolida como o destino mais acolhedor do Brasil para quem viaja com seus pets.

Com 110 meios de hospedagem e 150 atrativos turísticos em 60 municípios, o estado abriga experiências únicas para humanos e animais. A segunda edição do Guia Estado de São Paulo Destino Pet Friendly, lançado pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) no ano passado, reúne desde templos budistas abertos para cães em Cabreúva, a parques de aventura como o Monjolinho, em Socorro, onde cães e tutores podem praticar rafting e passeios de quadriciclo juntos.

Em Serra Negra e Socorro, destinos com maior número de empreendimentos listados no Guia Pet Friendly, não faltam opções de hospedagem em hotéis, pousadas, hotéis fazenda e chalés, que oferecem conforto e estrutura para receber famílias com seus animais.

Brotas, na Serra do Itaqueri, é referência em turismo de aventura com infraestrutura adequada para pets e seus tutores.

Em Pardinho, na região da Cuesta Paulista, o clima ameno e as belas paisagens de altitude atraem visitantes interessados em experiências como visitas a plantações de café.

Para quem prefere o litoral, municípios como São Sebastião e São Vicente, na Costa da Mata Atlântica, também estão preparados para receber pets, permitindo a criação de roteiros integrados que combinam diferentes paisagens e atividades pet friendly.

Já para quem busca uma viagem em meio à natureza, a Pousada Águas do Vale, em Atibaia, oferece trilhas, cachoeiras e lago natural em um ambiente pensado para famílias híbridas, onde os pets também são protagonistas.

A importância da amizade entre humanos e cães

A relação entre humanos e seus cãezinhos se fortaleceu ainda mais durante a pandemia de 2020. Um levantamento da pesquisa Radar Pet, realizado em 2021, apontou que o número de animais de estimação nos lares brasileiros cresceu cerca de 30% durante o isolamento social. Nesse período, os pets foram verdadeiros companheiros diante do distanciamento, da solidão e da insegurança.

“Durante a pandemia, a procura por cães de raça aumentou muito, cerca de 80%. As pessoas optaram por animais de criadores, pois podiam escolher o porte e o temperamento dos cachorros. Já vendemos cães para pessoas que não tinham ninguém na família, apenas o cachorrinho. Muitas pessoas cegas ou com depressão severa por exemplo, precisam dos animais para poderem sair nas ruas, e eles acabam sendo parte da vida e da família delas”, relata Liliane Valderis, criadora há quase dez anos.

Mais do que companheiros, os cães têm papel fundamental no bem-estar de milhões de brasileiros. A convivência com os animais estimula a produção de ocitocina, conhecida como o “hormônio do amor”, e contribui diretamente para a saúde mental dos tutores. “O contato com os pets cria uma rotina afetiva e estável, promovendo um senso de responsabilidade e acolhimento emocional. Essa presença constante pode aliviar sintomas de ansiedade, combater a solidão e até prevenir quadros de depressão”, explica a psicóloga clínica Maria Carolina Andrade.

Guia Pet Friendly

O Guia Pet Friendly é um mapeamento da Setur-SP dos municípios que possuem empreendimentos que recebem turistas com seus animais de estimação.

Para fazer parte do guia, o estabelecimento deve acessar o site da Secretaria de Turismo e Viagens, clicar em “Cadastro”, preencher o formulário com os dados solicitados e enviar. No formulário, há a informação: É imprescindível que o atrativo possua canal de comunicação digital para que o viajante possa consultar e obter informações atualizadas antes de uma possível viagem ou visita. As informações enviadas servirão de base para material de divulgação e promocional.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 18:31h • 29 de agosto de 2025

Dia do Gamer é marcado por anúncio épico do Cavaleiro das Trevas nos consoles

Novo jogo da franquia LEGO Batman é revelado durante a Gamescom 2025 e promete ser o mais épico já lançado; relembre também a trajetória do herói nos videogames

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:31h • 29 de agosto de 2025

Assis apresenta 8 ciclorotas oficiais como opção de lazer, esporte e turismo

Percursos partem do Ecopark, variam em distância e dificuldade e estão cadastrados na Secretaria de Turismo do município

Descrição da imagem

Economia • 16:32h • 29 de agosto de 2025

Procons alertam: ludopatia e dívidas causadas por bets se tornam problema nacional

Órgãos de defesa do consumidor apontam aumento nas reclamações e especialistas alertam para consequências sociais e financeiras das plataformas de apostas

Descrição da imagem

Esporte • 16:08h • 29 de agosto de 2025

Florínea estreia no Campeonato Estadual Sub-Regional neste sábado com jogos em casa

Equipes Sub-13 e Sub-15 enfrentam Lutécia e Cruzália no Estádio Sebastião Leme, em Santa Cruz Boa Vista, pela fase sub-regional da competição

Descrição da imagem

Saúde • 15:46h • 29 de agosto de 2025

Estudo da USP aponta que quase 60% dos casos de demência no Brasil podem ser prevenidos

Baixa escolaridade, perda de visão não tratada e depressão estão entre os principais fatores de risco, segundo pesquisa publicada na revista The Lancet

Descrição da imagem

Cidades • 15:10h • 29 de agosto de 2025

Cruzália realiza audiência pública para discutir PPA 2026-2029 e Lei Orçamentária de 2026 nesta sexta

Encontro será nesta sexta-feira, 29, às 18h, no plenário da Câmara Municipal; população está convidada a participar do planejamento coletivo do município

Descrição da imagem

Economia • 14:35h • 29 de agosto de 2025

Mais de 70% das empresas emitem notas com erros que anulam crédito de ICMS

No agronegócio, falhas como NCM ou CFOP incorretos comprometem recuperação do imposto e podem gerar perdas significativas em cada operação

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 14:09h • 29 de agosto de 2025

Anderson Gaiteiro é atração principal da Vila Agro nesta sexta em Assis

Evento será realizado no espaço da CEAGESP a partir das 15h e promete lazer, cultura e música para assisenses

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?