• Quatá abre inscrições para oficina gratuita de design de sobrancelhas a partir desta quarta-feira
  • Feira da Economia Solidária celebra raízes ancestrais com cultura, arte e saberes populares na Unesp de Assis
  • Rede nacional cria ações de apoio emocional para mulheres negras do Direito
Novidades e destaques Novidades e destaques

Policial • 15:44h • 08 de dezembro de 2024

SP capacita 26 novas policiais para atender mulheres vítimas de violência doméstica

Com a ampliação da Cabine Lilás, mais de 50 policiais atuarão no atendimento especializado, proporcionando apoio, orientação e medidas protetivas às vítimas no estado de São Paulo

Da Redação | Com informações do Governo de SP | Foto: Divulgação

Cabine Lilás em SP recebe novas policiais para ampliar proteção às mulheres vítimas de agressão
Cabine Lilás em SP recebe novas policiais para ampliar proteção às mulheres vítimas de agressão

São Paulo dá mais um passo importante na luta contra a violência doméstica e familiar com a formação de 26 novas policiais para atuar na Cabine Lilás, um serviço especializado criado para fornecer apoio, orientação e proteção às mulheres vítimas de agressão. A formatura aconteceu nesta sexta-feira (6), no Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), em São Paulo, onde as profissionais receberam treinamento intensivo com foco no atendimento humanizado e especializado.

Com a inclusão dessa nova turma, a Cabine Lilás passa a contar com um total de 52 policiais capacitadas, todas mulheres, que atuarão no atendimento de vítimas de violência doméstica, principalmente nas regiões do interior paulista, ampliando o alcance do serviço. O treinamento incluiu aulas de psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas, além de orientações sobre o comportamento adequado no atendimento às vítimas, considerando o impacto psicológico da situação de violência.

O objetivo do programa, como destaca o comandante do Copom, coronel Carlos Henrique Lucena, é centralizar as ações de proteção à mulher em um único local, oferecendo um atendimento especializado e seguro. "Cerca de 30% das mulheres que recebem orientação pela Cabine Lilás acabam registrando o boletim de ocorrência, um passo fundamental para quebrar o ciclo da violência", explica o coronel.

A expansão da Cabine Lilás

A expansão da Cabine Lilás vai atender não só as vítimas na capital paulista, mas também em várias cidades do interior. As 37 policiais formadas que serão distribuídas para diferentes centros de operações no interior, nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente, Piracicaba e Araçatuba, terão como missão dar continuidade ao atendimento especializado e expandir a rede de apoio.

Além das ações voltadas para o atendimento imediato às vítimas, as policiais também serão responsáveis pela orientação sobre como obter a medida protetiva, um dos passos mais importantes para garantir a segurança das mulheres agredidas. “Quando elas ligam no 190, geralmente já ocorreram as agressões. No entanto, ficamos com a vítima na linha, oferecendo apoio psicológico até que uma viatura chegue ao local, orientando sobre os passos seguintes, como o registro de boletim de ocorrência”, explica a cabo Raiane Cavalcante, uma das pioneiras da Cabine Lilás.

O impacto da Cabine Lilás

Desde o lançamento da Cabine Lilás em março deste ano, o serviço tem tido resultados significativos. Quase 5 mil atendimentos foram realizados pelo número 190, com mais de 2.800 orientações sobre medidas protetivas. Além disso, 84 agressores foram conduzidos à delegacia com o apoio das operadoras da Cabine, e 23 desses agressores permaneceram presos.

O trabalho das policiais também inclui o uso do aplicativo SP Mulher Segura, lançado em março, que permite às vítimas registrar boletins de ocorrência de forma online, acessar suporte psicológico e, em casos mais graves, utilizar o botão de pânico para emergências. O aplicativo ainda possibilita o monitoramento do agressor com tornozeleira eletrônica, garantindo maior segurança às vítimas.

Mais apoio às mulheres vítimas de violência

A ampliação das iniciativas de proteção às mulheres no estado de São Paulo é reforçada com a criação do auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica, além de linhas de crédito ampliadas e a entrega de novos serviços pelas Casas da Mulher Paulista. O Estado também tem incentivado o uso da tecnologia para apoiar as mulheres, com o lançamento do protocolo “Não Se Cale”, que combate a importunação sexual em estabelecimentos como bares e restaurantes.

Com esses avanços, São Paulo continua a fortalecer a rede de proteção à mulher, oferecendo apoio integral e atuando ativamente no enfrentamento da violência doméstica. A expectativa é que a expansão da Cabine Lilás e os serviços relacionados ajudem a garantir mais segurança e dignidade para as mulheres em todo o estado.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 20:35h • 12 de novembro de 2025

Festas milionárias ainda pagam pouco a freelancers e microfornecedores

Modelo de subcontratações sucessivas e cobrança de comissões reduz remuneração de quem executa o serviço final

Descrição da imagem

Economia • 19:41h • 12 de novembro de 2025

90% dos brasileiros usam antecipação salarial para despesas básicas, revela pesquisa

Benefício corporativo cresce como alternativa ao crédito com juros altos e melhora o bem-estar financeiro dos trabalhadores

Descrição da imagem

Mundo • 18:36h • 12 de novembro de 2025

Fracassar é preciso: como o erro se tornou o caminho mais seguro para o sucesso

Estudos de Harvard, Stanford e Deloitte mostram que aprender com falhas aumenta a resiliência, acelera a inovação e fortalece lideranças

Descrição da imagem

Cidades • 17:56h • 12 de novembro de 2025

Maracaí oferece curso gratuito de operação de colhedora automotriz de cana-de-açúcar; vagas são limitadas

A capacitação é voltada a maiores de 18 anos e acontece entre os dias 17 e 22 de novembro no Sindicato Rural

Descrição da imagem

Educação • 17:27h • 12 de novembro de 2025

FEMA leva experiência universitária a estudantes do ensino médio de Assis

Visitas a escolas ampliam o diálogo sobre carreira e ajudam jovens na escolha profissional

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 17:01h • 12 de novembro de 2025

Turismo do sono ganha força e transforma o ato de viajar em experiência de bem-estar

Hotéis apostam em ambientes silenciosos, terapias sensoriais e serviços personalizados para promover noites de descanso profundo

Descrição da imagem

Cidades • 16:31h • 12 de novembro de 2025

Palmital abre matrículas para o ano letivo de 2026 na Rede Municipal de Ensino

Pais e responsáveis devem procurar a escola mais próxima para garantir a vaga das crianças

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 16:10h • 12 de novembro de 2025

O elo humano da era digital: por que a segurança online começa com pessoas

Com 84% das tentativas de ataques cibernéticos da América Latina concentradas no Brasil, especialistas alertam que o principal risco ainda é humano, não tecnológico

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?