• Corrigindo orelhas de abano: tudo o que você precisa saber sobre otoplastia
  • Adeus ao Papa Francisco: como sua liderança redefiniu a Igreja Católica no século XXI
  • Segunda-feira de feriado: saiba tudo sobre o funcionamento da cidade de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 09:00h • 25 de fevereiro de 2025

SP apoia armadilha inteligente contra dengue

Equipamento combina dispositivos de internet das coisas, câmeras de alta resolução e algoritmos de inteligência artificial para capturar e identificar fêmeas do Aedes aegypti, sem afetar outros insetos

Da Redação com informações de Agência SP | Foto: Governo de SP

Ideia é que a armadilha possa ser usada por órgãos de vigilância epidemiológica para melhorar o monitoramento e o controle da proliferação do mosquito Aedes.
Ideia é que a armadilha possa ser usada por órgãos de vigilância epidemiológica para melhorar o monitoramento e o controle da proliferação do mosquito Aedes.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG), desenvolveram uma armadilha inteligente para captura e monitoramento de fêmeas do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

O protótipo do dispositivo, produzido por meio de um projeto apoiado pela Fapesp no âmbito de um acordo de cooperação com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e das Comunicações (MC), foi descrito em artigo publicado na revista Sensors.

“A ideia é que a armadilha possa ser usada por órgãos de vigilância epidemiológica para melhorar o monitoramento e o controle da proliferação do mosquito Aedes aegypti, especialmente em áreas urbanas de difícil acesso”, diz à Agência Fapesp Samuel Baraldi Mafra, professor no Inatel e coordenador do projeto.

A armadilha, com formato de dodecaedro (com 12 lados) e 50 centímetros de altura, combina dispositivos de internet das coisas (IoT) com câmeras de alta resolução e algoritmos avançados de aprendizado de máquina e de visão computacional.

Os insetos são atraídos para a armadilha por meio de uma mistura de água, açúcar e feromônio, colocada em seu interior. Uma câmera interna no tubo de entrada do equipamento, que combina recursos de visão noturna e diurna, captura imagens deles em tempo real e em uma ampla gama de condições de iluminação. As imagens são então processadas por um algoritmo de inteligência artificial capaz de detectar e contar os “prisioneiros” em tempo real, identificando se são mosquitos Aedes aegypti, abelhas ou borboletas, por exemplo.

“O mosquito Aedes aegypti tem algumas características morfológicas, como manchas brancas e pernas grandes, que são identificadas pelo algoritmo de inteligência artificial”, informa Mafra.

Após a detecção de um Aedes aegypti são ativadas, de forma autônoma, ventoinhas situadas na parte frontal da armadilha. Esses dispositivos criam um fluxo de ar que direciona o mosquito para um recipiente contendo um líquido viscoso, onde ele ficará aprisionado.

Quando ocorre a detecção de abelha, borboleta ou outros insetos alados, são ativadas ventoinhas localizadas na parte traseira da armadilha, que criam um fluxo de ar que expele o animal para fora do dispositivo.

“A seletividade na classificação dos insetos é um dos principais diferenciais da armadilha em comparação com as que já existiam. Isso permite evitar a captura de outros insetos que não são de interesse e estão em declínio, como as abelhas”, avalia Mafra.

A armadilha também conta com um módulo de sistema de posicionamento global (GPS) que permite o monitoramento em tempo real de sua localização.

Essa capacidade de executar a detecção em tempo real facilita a coleta de dados geoespaciais e permite analisar mais rapidamente os padrões de movimentação e a densidade populacional dos mosquitos. Dessa forma, é possível obter dados imediatos para intervenções de saúde pública e oferecer uma análise mais detalhada e contextualizada do comportamento do mosquito, permitindo um controle mais eficaz das doenças transmitidas por esses vetores, avaliam os pesquisadores.

“O sistema de comunicação da armadilha permite fazer o acompanhamento remoto e em tempo real, sem a necessidade de deslocar alguém para verificar in loco se está capturando mosquitos”, diz Mafra.

Protótipo de estudos

Os pesquisadores realizaram testes com a armadilha em laboratório e em campo, por exemplo, em praças públicas e próximo a córregos em Santa Rita do Sapucaí.

Os resultados indicaram que o sistema foi capaz de detectar com 97% de precisão o Aedes aegypti, 100% no caso de abelhas e 90,1% na classificação de borboletas em laboratório. Os resultados foram corroborados pelos testes em campo.

“Pretendemos aperfeiçoar, diminuir os custos e chegar a um protótipo final da armadilha. A versão atual é mais para estudos”, pondera Mafra.

O protótipo atual foi elaborado no Laboratório de Ideação (Fab Lab) do Inatel. A ideia dos pesquisadores é fabricar a armadilha com materiais mais resistentes às intempéries do tempo, de forma a proteger a parte eletrônica do equipamento de chuvas intensas e do calor extremo, por exemplo.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Economia • 09:37h • 21 de abril de 2025

EUA x China: crise comercial e o reposicionamento do Brasil no agronegócio mundial

Agrotalk Show 2025 debate como o Brasil pode aproveitar as tensões globais para ampliar sua atuação no comércio internacional

Descrição da imagem

Saúde • 09:11h • 21 de abril de 2025

Corrigindo orelhas de abano: tudo o que você precisa saber sobre otoplastia

Entenda os benefícios da cirurgia para correção das orelhas e o impacto que ela pode ter na qualidade de vida e confiança do paciente

Descrição da imagem

Esporte • 08:48h • 21 de abril de 2025

Conteúdo gratuito sobre paradesporto chega a profissionais da saúde e educação física

Ministério do Esporte e Unifesp disponibilizam conteúdo gratuito para qualificar atendimento a pessoas com deficiência

Descrição da imagem

Mundo • 08:32h • 21 de abril de 2025

Adeus ao Papa Francisco: como sua liderança redefiniu a Igreja Católica no século XXI

A morte do Papa Francisco marca o fim de um pontificado que se destacou pela defesa dos direitos humanos, a busca por justiça social e a reforma da Igreja Católica

Descrição da imagem

Cidades • 08:22h • 21 de abril de 2025

Tarumã altera horários do Ganha Tempo e CEAP e fecha serviços no feriado de Tiradentes

Ganha Tempo e CEAP terão horário alterado na terça-feira (22), enquanto serviços ficam fechados na segunda (21) devido ao feriado nacional

Descrição da imagem

Cidades • 08:02h • 21 de abril de 2025

Assis terá dias nublados e chuvas isoladas; confira a previsão completa desta semana

Assis terá um início de semana com temperaturas agradáveis e chuvas isoladas, com previsão de instabilidade no final da semana

Descrição da imagem

Cidades • 07:44h • 21 de abril de 2025

Segunda-feira de feriado: saiba tudo sobre o funcionamento da cidade de Assis

Confira os detalhes sobre o que abre, o que fecha e os horários de serviços no último dia do feriado prolongado da Páscoa em Assis

Descrição da imagem

Esporte • 21:01h • 20 de abril de 2025

Calderano vence a Copa do Mundo de tênis de mesa

É o primeiro atleta não asiático ou europeu a conquistar o título

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025