• Energisa faz manutenção em Maracaí com interrupção rápida de energia na madrugada desta terça-feira
  • Feijoada da Vila Operária chega à 29ª edição com samba e sabor em Assis
  • LegadoRH abre vagas em Assis e região para diversas áreas de atuação; confira as oportunidades
  • Semana começa com temperaturas mais altas e predomínio de tempo claro em Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 13:06h • 18 de janeiro de 2025

Sisu: plataforma da USP ajuda a encontrar chances de aprovação nas federais

Alunos da USP São Carlos criaram uma plataforma que calcula a média do Enem e mostra a nota de corte do último ano

Da Redação com informações de Agência SP | Foto: USP/Governo de SP

Desenvolvida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, ferramenta ajuda a conferir chances de aprovação nos cursos oferecidos pelo Sisu.
Desenvolvida por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP em São Carlos, ferramenta ajuda a conferir chances de aprovação nos cursos oferecidos pelo Sisu.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abriu as inscrições nesta sexta-feira (17), oferece mais de 260 mil vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Para ajudar o estudante a saber em quais cursos e faculdades possui chance de aprovação, foi criada a plataforma Meu Sisu, que reúne dados exclusivos das notas parciais diárias de todos as opções de graduação, incluindo notas de corte, pesos e bonificações. A plataforma está disponível neste link – basta o estudante acessar o botão “Minhas notas”, preencher com as pontuações obtidas no Enem e fazer as escolhas disponíveis de cursos e locais.

A plataforma é gratuita e foi criada por dois estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos: Jesus Sena Fernandes, do curso de Ciências de Computação, e Pedro Porto Teixeira, do curso de Engenharia de Computação. Também participa do desenvolvimento do projeto Vinícius Martins Cotrim, estudante do curso de Ciência da Computação na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Em 2023, quando eu e alguns colegas do ensino médio fomos prestar o Sisu, sentimos muita dificuldade em encontrar dados e informações sobre o Sisu dos outros anos para encontrar nossas melhores chances de aprovação durante o processo. Ao pesquisar bastante, vimos que muitos outros alunos tinham o mesmo problema, até de falta de divulgação de dados essenciais para essa análise por parte do governo”, destaca Fernandes.

A plataforma é intuitiva, com o estudante preenchendo as notas do Enem já aparecem “fichas” com as informações dos cursos e já com o cálculo da sua média ponderada em cada um deles, além da nota de corte no último Sisu. É possível ao estudante refinar sua busca por Estado, Cidade, Instituição ou Curso. Também é possível selecionar a modalidade em que pretende ingressar, como Estudante de Escola Pública (EP), Pessoas Pretas e Pardas (PP), Indígena (I) e outras opções.

Os estudantes esclarecem que os dados exibidos na plataforma são obtidos dos portais de transparência do Ministério da Educação e atualizados ao longo do período do Sisu. “Além disso, verificamos regularmente as informações para assegurar que estejam sempre corretas e atualizadas”, destacam no site.

Na plataforma ainda constam os cursos da USP, mas a partir de 2024 a Universidade não disponibiliza cursos pelo Sisu. Agora há o processo seletivo chamado Enem USP que disponibiliza 1.500 vagas para estudantes que usam a nota do Enem para ingresso no ensino superior.

Notas de corte dinâmicas

Para tentar uma das vagas, o estudante precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, conforme a sua nota, escolher os cursos e faculdades que tem mais chance de passar.

Esse processo não é fácil e gera incerteza, pois as notas de corte são dinâmicas: cada universidade e curso pode atribuir pesos diferentes às áreas do conhecimento do Enem, dificultando a comparação direta das notas. Além disso, as notas são recalculadas com base nas inscrições e reordenações dos candidatos, tornando-as voláteis e imprevisíveis. Isso obriga os candidatos a monitorarem constantemente as notas e tomarem decisões estratégicas com informações incertas.

Foi pensando em ajudar nesse processo que os três estudantes criaram o Meu Sisu. “Somos a única plataforma que entrega tudo isso, inclusive os dados de notas parciais de cada dia do Sisu que obtivemos durante as edições passadas”, explica Fernandes.

Ele comemora o acesso que a plataforma tem recebido. “Com a ajuda da divulgação que tivemos de jornais, de diversos influenciadores e de postagens nas redes sociais, que alcançaram milhares de curtidas, conseguimos atingir mais de 200 mil alunos, registrando cerca de sete milhões de acessos durante a semana do Sisu no último ano.”


Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 20:15h • 14 de julho de 2025

Energisa faz manutenção em Maracaí com interrupção rápida de energia na madrugada desta terça-feira

Trabalhos começam na madrugada desta terça-feira para garantir mais qualidade e segurança no abastecimento elétrico do município

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 19:28h • 14 de julho de 2025

Como problemas no cérebro podem afetar as emoções e o comportamento

Neurocirurgiã explica os impactos de tumores e lesões cerebrais na saúde mental e destaca os avanços das cirurgias minimamente invasivas

Descrição da imagem

Variedades • 18:24h • 14 de julho de 2025

LX, Temu e AliExpress estão entre os sites que mais geram desconfiança no Brasil

Pesquisa mostra que golpes digitais em redes sociais e sites falsos afetam a imagem de grandes marcas, exigindo ações mais transparentes e preventivas

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 17:44h • 14 de julho de 2025

Sensor criado na USP reduz custos e facilita monitoramento de segurança em trens

Modelo utiliza sensores micromecânicos para medir acelerações e acompanhar o comportamento dos veículos ao longo das ferrovias

Descrição da imagem

Esporte • 17:11h • 14 de julho de 2025

Ciclismo reduz risco de Alzheimer em até 22%, revela estudo

Estudo mostra que pedalar diminui em até 22% as chances de desenvolver a doença; especialistas detalham 12 fatores que aumentam o risco

Descrição da imagem

Mundo • 16:50h • 14 de julho de 2025

Saiba quais são as unidades de conservação mais populosas do país

Brasil tem 11,8 milhões de moradores em 1.138 áreas de preservação

Descrição da imagem

Cidades • 16:13h • 14 de julho de 2025

Tarumã abre inscrições para curso gratuito de informática básica do SENAI

Interessados podem garantir vaga de 14 a 18 de julho no Centro de Formação Profissional; aulas começam em 22 de julho no período da tarde

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:39h • 14 de julho de 2025

Feijoada da Vila Operária chega à 29ª edição com samba e sabor em Assis

Evento acontece no sábado, 2 de agosto, com retirada ou consumo no salão, fortalecendo a tradição comunitária no bairro

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?