• Corrigindo orelhas de abano: tudo o que você precisa saber sobre otoplastia
  • Adeus ao Papa Francisco: como sua liderança redefiniu a Igreja Católica no século XXI
  • Segunda-feira de feriado: saiba tudo sobre o funcionamento da cidade de Assis
Novidades e destaques Novidades e destaques

Saúde • 15:59h • 20 de fevereiro de 2025

Síndrome de Asperger: entenda por que o termo não é mais usado

Diagnóstico é enquadrado como transtorno do espectro autista (TEA)

Da Redação com informações de Agência Brasil | Foto: Ilustração/Simbolo Autismo

Características que antes integravam a síndrome, portanto, permanecem como padrões a serem observados ao diagnosticar uma pessoa com TEA.
Características que antes integravam a síndrome, portanto, permanecem como padrões a serem observados ao diagnosticar uma pessoa com TEA.

Autismo leve ou autismo de alta funcionalidade são algumas expressões populares associadas à síndrome de Asperger. O que poucos sabem é que essa nomenclatura deixou de ser utilizada desde 2013, quando a maioria das pessoas com o diagnóstico foi enquadrada no transtorno do espectro autista (TEA) como autista nível 1 de suporte.

Em entrevista à Agência Brasil, o psicólogo Leandro Cunha explicou que a síndrome de Asperger era uma condição caracterizada por dificuldades na interação social, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos, conhecidos como hiperfocos. Distinguia-se do autismo clássico por não apresentar atraso cognitivo global e porque a comunicação verbal se fazia presente.

“Por isso, muitas vezes, Asperger era associada a termos como autismo leve ou autismo de alta funcionalidade”, destacou.

“Comportamentos antes atribuídos à síndrome ainda são observados no diagnóstico de TEA. O que mudou foi a ausência de uma separação formal, considerando que o espectro varia em intensidade e frequência de características. Isso permite uma abordagem mais flexível e individualizada”, explica.

Entenda

A síndrome de Asperger foi descrita inicialmente pelo pediatra austríaco Hans Asperger, em 1944, após observar pacientes com dificuldades de interação social. Anos depois, a condição passaria a figurar como uma categoria diagnóstica distinta. Desde 2013, entretanto, a síndrome deixou de existir isoladamente e passou a integrar o escopo do TEA.

Foi por meio da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), elaborado pela Associação Americana de Psiquiatria, que surgiu o termo transtorno do espectro autista. A publicação passou a enquadrar tanto o chamado autismo clássico como a síndrome de Asperger como uma única condição, mas com um grande espectro de características e sintomas.

Algo semelhante aconteceu com a Classificação Internacional de Doenças (CID), que contém cerca de 55 mil códigos para lesões e doenças. A CID-10, que vigorou de 1993 a 2021, classificava o autismo dentro dos transtornos globais do desenvolvimento e codificava separadamente a síndrome de Asperger. Já na CID-11, em vigor desde janeiro de 2022, Asperger deixa de existir isoladamente e passa a fazer parte do TEA.

Características que antes integravam a síndrome, portanto, permanecem como padrões a serem observados ao diagnosticar uma pessoa com TEA.

“A mudança é positiva porque reconhece o autismo como um espectro, evitando divisões rígidas que dificultavam o diagnóstico e o acesso ao suporte adequado. Além disso, promove uma visão mais inclusiva da condição”, avalia a psicóloga e psicanalista Sílvia Oliveira.

“A nova classificação reconhece o TEA como um espectro contínuo, no qual os sintomas variam em intensidade e impacto na vida do indivíduo, sem barreiras artificiais entre os diagnósticos”, completou a especialista.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:08h • 21 de abril de 2025

Festa de 120 anos em Maracaí: shows, diversão e o aguardado lançamento do Rodeio Fest

Nos dias 2 e 3 de maio, a cidade celebra seu aniversário com grandes shows e o lançamento do Maracaí Rodeio Fest 2025

Descrição da imagem

Esporte • 15:38h • 21 de abril de 2025

Circuito Mais Mulher 2025: termos e gírias das corridas de rua que você precisa conhecer

Prepare-se para a edição 2025 do Circuito Mais Mulher com um glossário completo das gírias e expressões populares entre corredores. Saiba o que significa “pace”, “core”, “pipoca” e outros termos

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 15:25h • 21 de abril de 2025

Atrações imperdíveis para o Dia do Trabalhador: Cinema 7D e Trenzinho Pankadão em Cândido Mota

Em celebração ao Dia do Trabalhador, a Prefeitura oferece diversão gratuita para a comunidade nos dias 2 e 3 de maio

Descrição da imagem

Cidades • 14:51h • 21 de abril de 2025

3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa em Cândido Mota e fortalece a democracia nesta sexta-feira

Conferência de 25 de abril traz um espaço de participação ativa para fortalecer os direitos e a cidadania das pessoas idosas

Descrição da imagem

Variedades • 14:11h • 21 de abril de 2025

Por que a brincadeira de ‘mamãe’ com bebês reborn incomoda tanto a sociedade?

Bebês reborn: o fenômeno que reflete a nostalgia e os preconceitos da sociedade moderna

Descrição da imagem

Responsabilidade Social • 13:53h • 21 de abril de 2025

Curso capacita prefeituras para a criação de projetos urbanos sustentáveis

Inscrições abertas até sexta-feira, 25 de abril para municípios que buscam aprimorar práticas de desenvolvimento urbano integrado com foco na sustentabilidade

Descrição da imagem

Educação • 13:24h • 21 de abril de 2025

Começa o Encceja 2025; oportunidade para conquistar o diploma do ensino fundamental ou médio

Inscrições abertas até 2 de maio; não perca a chance de avançar na sua vida acadêmica e profissional

Descrição da imagem

Saúde • 12:09h • 21 de abril de 2025

Como aproveitar os ovos de Páscoa sem prejudicar sua saúde: dicas para evitar picos glicêmicos

Especialistas alertam para os riscos do consumo excessivo de açúcar em jejum e fornecem dicas para uma pós páscoa saudável

As mais lidas

Variedades

Instagram adapta feed e muda formato das imagens; saiba o que isso significa

Instagram agora ajusta automaticamente o layout de imagens para o formato retangular, e o Âncora 1 já está se preparando para a mudança com novos ajustes no design

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025