• Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max
  • Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas
  • Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia
Novidades e destaques Novidades e destaques

Variedades • 14:30h • 21 de setembro de 2025

Sinais de vida em Marte? Descoberta da Nasa anima comunidade científica

Sessenta anos após a missão Mariner 4, que levou as primeiras imagens do planeta vermelho, a Nasa anunciou possíveis bioassinaturas em rochas analisadas pelo rover Perseverance. A brasileira Rosaly Lopes, cientista da agência, explica por que o achado é promissor, mas ainda não conclusivo

Jornalista: Carolina Javera MTb 37.921 com informações de Agência Brasil | Foto: Arte Nasa

Mesmo com os desafios para confirmar a existência de vida em Marte, a Nasa está a todo vapor na corrida espacial, no páreo com países como China, Índia e Rússia.
Mesmo com os desafios para confirmar a existência de vida em Marte, a Nasa está a todo vapor na corrida espacial, no páreo com países como China, Índia e Rússia.

Sessenta anos depois da Mariner 4, primeira missão a registrar imagens de Marte, a exploração do planeta vermelho pode estar prestes a dar um salto histórico. A Nasa anunciou, no último dia 10, a detecção de possíveis bioassinaturas em uma rocha localizada na cratera de Jezero, analisada pelo rover Perseverance.

A rocha, batizada de Chevaya Falls, contém uma combinação de minerais e material orgânico semelhante a microfósseis. Segundo os cientistas, eles podem ter resultado do metabolismo de microrganismos que viveram ali há bilhões de anos, quando rios e lagos corriam pela região.

O anúncio só veio a público após revisão por pares e publicação na revista Nature, o que reforça a relevância da descoberta. No entanto, os resultados não são conclusivos. Ainda há a possibilidade de que os vestígios tenham origem abiótica, ou seja, decorrente de reações químicas sem relação com vida.

A astrônoma brasileira Rosaly Lopes, vice-diretora de Ciências Planetárias do Jet Propulsion Laboratory da Nasa, destaca que a confirmação só poderá ocorrer quando as amostras chegarem à Terra.

“As análises feitas pelo robô são limitadas. Para realmente provar que há sinais de vida, é preciso estudar esse material em laboratórios terrestres”, explicou à Agência Brasil.

Segundo o administrador interino da Nasa, Sean Duffy, a missão de resgate das amostras depende de orçamento, tecnologia e tempo de execução.

Corrida espacial

A disputa pela busca de vida fora da Terra envolve também China, Índia e Rússia, que desenvolvem suas próprias missões. Para Rosaly Lopes, a questão central segue em aberto: “Estamos sós nesta imensidão?”

Entre as próximas iniciativas, está a missão Dragonfly, um “superdrone” que deve sobrevoar Titã, lua de Saturno, a partir de 2028. Outro projeto em andamento é a missão Psyche, lançada em 2023, que estuda um asteroide metálico.

Já a missão Artemis II, prevista para 2026, levará a astronauta Cristina Koch para sobrevoar a Lua, um marco para a representatividade feminina nas ciências espaciais.

Por fim, Rosaly destacou também o impacto do telescópio James Webb, lançado em 2021:

“Foi uma história incrível de sucesso. As imagens reveladas mudaram nossa forma de enxergar o Universo e mostraram que valeu a pena cada centavo investido”, disse.

Imagens coloridas do Telescópio Espacial James Webb da NASA - Nasa/divulgação

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 20:01h • 14 de dezembro de 2025

Capítulo final de “It: Bem-vindos a Derry” estreia neste domingo na HBO e na Max

Episódio encerra o arco ambientado em 1962 e marca o desfecho do mais recente ciclo de terror da cidade criada por Stephen King

Descrição da imagem

Saúde • 19:26h • 14 de dezembro de 2025

O mês mais emocional do ano: cinco passos para enfrentar dezembro com mais equilíbrio

Último mês do ano reúne cobranças internas, rotina acelerada e expectativa por um novo ciclo, e especialista ensina cinco práticas que ajudam a reduzir o impacto emocional

Descrição da imagem

Mundo • 18:31h • 14 de dezembro de 2025

Vendavais e imóveis: o que diz a lei sobre quem paga a conta após tempestades

Danos estruturais, queima de aparelhos e falta de energia estão entre os principais conflitos que surgem após tempestades, e especialistas explicam como a lei divide obrigações

Descrição da imagem

Saúde • 17:19h • 14 de dezembro de 2025

Parada cardíaca e ataque cardíaco não são a mesma coisa, e saber a diferença pode salvar vidas

Especialistas explicam sinais, riscos e como agir diante de uma emergência cardíaca súbita

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 16:49h • 14 de dezembro de 2025

Brasil inaugura primeiro Teatro YouTube do mundo fora da Califórnia

Espaço no Conjunto Nacional une palco, tecnologia e creators em modelo inédito de cultura, negócios e inovação

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:15h • 14 de dezembro de 2025

Catálogo de Experiências Turísticas do Brasil destaca ampla variedade de atrativos do Nordeste

Vivências na região contemplam afroturismo, turismo de base comunitária, ecoturismo, turismo gastronômico, cultural e muito mais. Publicação do Ministério do Turismo busca orientar viajantes nacionais e internacionais

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 15:41h • 14 de dezembro de 2025

Férias de verão: Corpo de Bombeiros reforça recomendações sobre airbags

Algumas atitudes que garantem o melhor uso do airbag do carro, em caso de acidentes. O dispositivo é um dos principais aliados na redução de lesões graves em colisões, mas seu funcionamento adequado depende de cuidados simples que podem evitar riscos aos ocupantes

Descrição da imagem

Saúde • 15:06h • 14 de dezembro de 2025

Tratamento com CBD e THC traz estabilidade inédita a paciente de 75 anos

Tratamento com formulação hidrossolúvel muda a estabilidade emocional de Ana Maria e transforma também a vida da família

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Paralisação completa do 3I/Atlas intriga cientistas e realinhamento aponta para novo comportamento

Registros confirmados por observatórios independentes em três continentes mostram desaceleração em microetapas, parada total e ajuste direcional incomum, ampliando questionamentos sobre a natureza do visitante interestelar

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025