• Energisa realiza manutenção em Echaporã, Maracaí e região com curtas interrupções nesta segunda
  • Do Maracanã a La Bombonera: Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul
  • Sorte grande: Morador de Ourinhos ganha quase R$ 100 milhões na Mega-Sena
Novidades e destaques Novidades e destaques

Responsabilidade Social • 18:39h • 26 de outubro de 2025

Setor de papel reciclado registra queda e acende alerta para fragilidade da cadeia no Brasil

Relatório da ANAP mostra recuo no volume total de aparas em 2024 e defende políticas públicas que garantam sustentabilidade e remuneração justa para a coleta e reciclagem

Jornalista: Luis Potenza MTb 37.357 | Com informações da Assessoria | Foto: Arquivo/Âncora1

Brasil registra pior índice de reciclagem de papel desde 2018, aponta relatório da ANAP
Brasil registra pior índice de reciclagem de papel desde 2018, aponta relatório da ANAP

O volume de papel reciclado no Brasil caiu em 2024, atingindo 59,7% do total de aparas reaproveitadas — o pior índice desde 2018, segundo o relatório anual da Associação Nacional dos Aparistas de Papel (ANAP), elaborado pela MaxiQuim e apresentado durante a Eco Expo 2025, maior evento da América Latina sobre gestão de resíduos sólidos, reciclagem e sustentabilidade, realizado na quinta-feira (23).

Apesar do aumento de 3% no volume de geração, que somou 4,65 milhões de toneladas, e do crescimento de 30% no faturamento do setor, totalizando R$ 4,2 bilhões, o estudo aponta que a atividade não foi rentável em 2024.

“Esse é um número enganoso. Um aumento de preço tão relevante não ser capaz de reestruturar uma cadeia que foi desfeita por um preço tão baixo é um sinal de alerta”, afirma João Paulo Sanfins, vice-presidente da ANAP. “Precisamos de políticas públicas que assegurem estabilidade e remuneração adequada à cadeia de coleta.”

Sanfins defende que o governo adote medidas semelhantes ao decreto do plástico, estabelecendo obrigações de uso de conteúdo reciclado nas embalagens e incentivos à logística reversa. “Um decreto específico para o papel e o papelão poderia tornar a cadeia mais imune às oscilações de preços das commodities e fortalecer o setor no longo prazo”, complementa.

O relatório também revela que, para movimentar o pequeno aumento de 3% no volume reciclado, foi necessário um acréscimo de 3,5% na mão de obra, além de investimentos em renovação de frota e aquisição de empilhadeiras. Esses custos adicionais refletem a tentativa do setor de recompor a estrutura de coleta que havia sido desfeita pelos preços extremamente baixos praticados em 2023.

Mudança no fornecimento expõe vulnerabilidade da cadeia

O levantamento aponta uma mudança significativa no padrão de fornecimento das aparas de papel. A participação de estabelecimentos comerciais aumentou 10%, enquanto os sucateiros e ferros-velhos perderam 7% de participação e as cooperativas, 3%.

“O pequeno coletor, o sucateiro e as cooperativas simplesmente não se mobilizaram novamente para voltar a trabalhar com papel. Para muitos, o plástico se mostrou mais vantajoso”, explica Sanfins.

A falta de mobilização dessas bases tradicionais obrigou os aparistas a assumirem diretamente a coleta e a investirem em mão de obra e infraestrutura, mesmo com máquinas ociosas. “O faturamento aumentou, mas esse dinheiro foi imediatamente revertido em reestruturação. Isso mostra como é caro e difícil reconquistar uma base de fornecimento perdida”, acrescenta o vice-presidente da ANAP.

Alerta na balança comercial

O estudo ainda destaca um desequilíbrio nas transações internacionais. As importações de aparas de papel cresceram 47%, enquanto as exportações caíram 7,5% em 2024, mantendo o saldo negativo observado desde 2020.

Além disso, o preço das aparas brancas tipo III registrou uma queda de 20,5%, impactado pela redução da demanda interna e pelo aumento dos custos da celulose, o que acentua a preocupação com a competitividade da indústria nacional.

A ANAP reforça que a regulamentação da cadeia é urgente para garantir previsibilidade, remuneração justa e incentivo à reciclagem. “Sem estabilidade e valorização do reciclado, o setor não se sustenta — e o país perde em desenvolvimento ambiental e econômico”, conclui Sanfins.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 19:30h • 26 de outubro de 2025

Energisa realiza manutenção em Echaporã, Maracaí e região com curtas interrupções nesta segunda

Intervenções programadas garantem mais confiabilidade no fornecimento de energia também para Alexandria, Platina e o distrito de São José das Laranjeiras

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento • 17:38h • 26 de outubro de 2025

Maracaí realiza 1º Encontro de Veículos Antigos com música, exposição e atrações

Evento gratuito reunirá carros, motos, bicicletas e caminhões clássicos no dia 14 de dezembro, com show da Banda Valkíria e participação de DJ Marron

Descrição da imagem

Cidades • 16:49h • 26 de outubro de 2025

Coleta de lixo em Cândido Mota será normal nesta segunda e suspensa na terça-feira, 28

Serviço funcionará regularmente no ponto facultativo desta segunda-feira, mas será interrompido no feriado do Dia do Servidor Público

Descrição da imagem

Gastronomia & Turismo • 16:18h • 26 de outubro de 2025

Do Maracanã a La Bombonera: Brasil lidera criação da Rota dos Estádios de Futebol do Mercosul

Iniciativa, lançada ao fim da presidência brasileira no bloco, une turismo e esporte para impulsionar fluxo de visitantes e fortalecer a marca "Visit South America"

Descrição da imagem

Variedades • 15:42h • 26 de outubro de 2025

Educação de SP tem 188 professores estrangeiros

Docentes lecionam nas escolas estaduais e nos Centros de Estudos de Línguas da Seduc-SP; Portugal, Japão e Chile são os países de origem mais frequentes

Descrição da imagem

Cidades • 15:09h • 26 de outubro de 2025

Maracaí promove Corrida 3K pela Saúde em apoio ao Outubro Rosa nesta quinta-feira

Evento solidário terá início às 18h30, com saída da rotatória da bandeira e chegada no Centro Esportivo; participantes devem doar 1 litro de leite

Descrição da imagem

Cidades • 14:55h • 26 de outubro de 2025

Quatá divulga funcionamento dos serviços de saúde durante ponto facultativo e feriado do servidor

Pronto Socorro “Agripino Lima” mantém atendimento 24 horas; demais unidades e farmácia municipal terão alterações até o dia 28

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 14:26h • 26 de outubro de 2025

Bioeletricidade da cana fortalece matriz energética e oferece alternativa sustentável

Pesquisadores apontam que geração a partir do bagaço contribui para segurança elétrica e redução de emissões de carbono, mas alertam para desafios estruturais e climáticos

As mais lidas

Mundo

Todos os paulistanos são paulistas, mas nem todos os paulistas são paulistanos; entenda

Termos que definem identidade e pertencimento no Estado de São Paulo

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?