Responsabilidade Social • 17:25h • 11 de setembro de 2024
Setembro Verde: Alesp reforça conscientização sobre a doação de órgãos
Iniciativa busca informar a população e ampliar a adesão à doação de órgãos, com 21,8 mil pessoas na fila de transplantes no estado
Da Redação | Com informações da Alesp | Foto: Divulgação
O Setembro Verde, campanha instituída pela Lei 15.463/2014 e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), chega ao seu 10º ano com o objetivo de ampliar a conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. A iniciativa busca informar a população e derrubar mitos, promovendo o aumento de doadores e a redução do tempo de espera de pacientes que necessitam de transplantes. Atualmente, 21,8 mil pessoas estão na fila de espera no estado de São Paulo, aguardando por órgãos como fígado, coração, pulmão e córnea.
Trabalho legislativo e a importância da conscientização
O deputado Gilmaci Santos, autor da lei que instituiu o Setembro Verde, destaca a importância de campanhas como essa para disseminar informações sobre o tema, que pode salvar milhares de vidas. "Ainda existe uma desinformação muito grande sobre a doação de órgãos. Muitos nem sabem que podem ser doadores. Precisamos de uma comunicação pública eficaz para gerar efeitos positivos", afirma Gilmaci.
O deputado reitera que, apesar dos avanços nos últimos 10 anos, o impacto ainda está abaixo do necessário. Ele defende um trabalho conjunto entre as esferas públicas para alcançar mais pessoas e ampliar o número de doadores. "Teve um avanço, mas muito aquém daquilo que a gente esperava e do que realmente é preciso", conclui o parlamentar.
Projetos de lei em tramitação na Alesp
Na Alesp, outros projetos de lei relacionados à doação de órgãos estão em tramitação. O Projeto de Lei 1586/2023, de autoria dos deputados Rogério Nogueira e Carla Morando, estabelece diretrizes para implementar a Política Estadual de Conscientização e Incentivo à Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos. A proposta visa fortalecer as ações de comunicação e incentivo à doação.
Já o Projeto de Lei 1668/2023, também de autoria de Rogério Nogueira, propõe a gratuidade do transporte público coletivo para doadores de sangue, medula óssea, órgãos e tecidos, buscando estimular a adesão à doação. "O projeto visa aumentar o altruísmo e incentivar a formação de um banco de dados sólido para doações, em respeito à solidariedade humana", explica Nogueira.
Setembro Verde: impacto e desafios
A campanha do Setembro Verde tem o objetivo de informar a população sobre a importância da doação de órgãos e contribuir para o aumento de doadores. A conscientização é fundamental, já que somente a família do falecido pode autorizar a doação, a menos que a pessoa tenha declarado esse desejo em vida. A campanha busca incentivar mais pessoas a se declararem doadoras, ajudando a salvar vidas e diminuir a fila de transplantes em São Paulo.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social