• Forró da Palhaça Papoula estreia neste sábado no Galpão Cultural em Assis
  • Desfile Cívico, Fabinho Frejat e Paulo Miklos movimentam o sábado de aniversário em Pedrinhas
Novidades e destaques Novidades e destaques

Educação • 17:50h • 06 de agosto de 2024

Sete a cada dez estudantes usam IA na rotina de estudos

Pesquisa da Abmes ouviu 300 estudantes das cinco regiões do país

Agência Brasil | Foto: Rafa Neddermeyer

ChatGPT e Gemini são as principais ferramentas na atualidade
ChatGPT e Gemini são as principais ferramentas na atualidade

Sete a cada dez estudantes universitários ou que têm interesse em cursar uma faculdade utilizam frequentemente ferramentas de inteligência artificial (IA) na rotina de estudos. Uma porcentagem um pouco maior, 80%, conhecem as principais ferramentas, como ChatGPT e Gemini.

Os dados fazem parte de da pesquisa Inteligência Artificial na Educação Superior, realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em parceria com a Educa Insights, divulgada nesta terça-feira (6). Segundo o levantamento 29% dos entrevistados utilizam as ferramentas nos estudos diariamente e 42%, semanalmente, totalizando 71% que usam a IA frequentemente.

A pesquisa foi feita em julho de 2024 com 300 estudantes universitários que ingressaram na faculdade entre o fim de 2023 e início de 2024 e com estudantes que têm interesse em uma graduação particular, com idades entre 17 e 50 anos, das cinco regiões do país.

O levantamento mostra ainda que houve um aumento em relação ao uso de IA constatado na primeira pesquisa, realizada em 2023. Em 2024, houve um aumento de 11 pontos percentuais na quantidade de universitários e futuros universitários que afirmaram conhecer ferramentas de IA. Em 2023, eram 69%. Além disso, houve um aumento de 18 pontos percentuais naqueles que fazem uso frequente na vida acadêmica. Essa porcentagem era 53% em 2023.

Entre os benefícios da IA citados pelos participantes estão a possibilidade de aprender a qualquer momento em qualquer lugar (53%); o acesso a informações e conteúdos mais atualizados e diversificados (50%); e, melhora na eficiência e rapidez na resolução de dúvidas e problemas (49%).

Já os principais desafios na utilização de IA na educação mencionados pelos entrevistados são a falta de interação humana (52%); a dependência excessiva em tecnologias que podem falhar ou ficar obsoletas rapidamente (49%); e, a possibilidade de erros nas avaliações e correções realizadas por inteligências artificiais (41%).

Substituição por IA

Cerca da metade dos participantes (56%) acredita que as ferramentas estão cada vez mais confiáveis em atividades acadêmicas a ponto de 84% considerarem que, futuramente, a IA poderá substituir parcialmente a atuação dos professores em sala de aula, seja na estruturação das aulas ou no auxílio à correção dos trabalhos e provas.

Quando se trata do mercado de trabalho, no entanto, embora 45% dos entrevistados considerem alto o impacto que a automação da rotina laboral pode ter, apenas 14% acreditam que serão totalmente substituídos por máquinas em suas profissões.

Outros 41% disseram que a substituição dependerá do ramo de atuação e 37% responderam que não haverá substituição, mas que as ferramentas serão um apoio na realização do trabalho.

Diante desse cenário, 74% dos estudantes que participaram do levantamento consideram importante ou muito importante que as instituições de ensino superior invistam em IA e incorporem as ferramentas no ensino.

Últimas Notícias

Descrição da imagem

Cidades • 15:23h • 20 de setembro de 2025

Marília: Prefeitura realiza 1º Marília World Connection

Evento contará com a participação de empresários nacionais e internacionais para incentivar o comércio exterior

Descrição da imagem

Variedades • 14:35h • 20 de setembro de 2025

Pesquisa aponta que atividades criativas aumentam felicidade e satisfação pessoal

Estudo publicado na revista Frontiers in Public Health mostra que práticas artísticas fortalecem a percepção de propósito de vida; especialistas defendem estímulo à criatividade desde a escola

Descrição da imagem

Educação • 14:08h • 20 de setembro de 2025

SP anuncia segunda edição do Concurso de Receitas das Cozinheiras Escolares

Livro de receitas vencedoras da primeira edição está disponível em formato online no site da Secretaria da Educação; concurso deste ano tem como tema alimentação e sustentabilidade

Descrição da imagem

Ciência e Tecnologia • 13:38h • 20 de setembro de 2025

Aluna da FEMA conquista aprovação de projeto científico na FAPESP

Pesquisa de Maria Eduarda Maschio investiga efeitos do treinamento resistido no perfil lipídico de adolescentes e adultos com dislipidemia, sobrepeso ou obesidade

Descrição da imagem

Educação • 13:10h • 20 de setembro de 2025

SP abre inscrições para Curso de Introdução a Libras

Ação faz parte da Escola da Inclusão, um ambiente virtual dedicado à promoção e disseminação do conhecimento sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade

Descrição da imagem

Saúde • 12:33h • 20 de setembro de 2025

Recadastramento do Iamspe é estendido até 30 de novembro

Os titulares do plano Iamspe, ativos e aposentados, devem atualizar os seus dados e de seus dependentes

Descrição da imagem

Esporte • 12:03h • 20 de setembro de 2025

Campo de futebol do Bairro do Cateto será inaugurado neste sábado em Cruzália neste sábado

Evento contará com partida entre PV48 Cruzália Sub-17 e Esportiva Cruzália, seguida da entrega da nova área de lazer

Descrição da imagem

Mundo • 11:49h • 20 de setembro de 2025

Abrasel lança cartilha e curso gratuitos para capacitar garçons no Brasil

Iniciativas oferecem guia prático e bolsas de estudo em formação online, destacando a importância estratégica do atendimento em bares e restaurantes

As mais lidas

Ciência e Tecnologia

Como se preparar para o primeiro apagão cibernético de 2025

Especialistas alertam para a necessidade de estratégias robustas para mitigar os impactos de um possível colapso digital

Descrição da imagem

Cultura e Entretenimento

Quanto seria o ingresso se o show de Lady Gaga fosse pago?