Ciência e Tecnologia • 12:02h • 09 de julho de 2024
Serasa identifica 700 mil transações suspeitas em 2023, a maioria via aplicativos
Estudo revela que 9 em cada 10 fraudes foram detectadas em aplicativos móveis, com roubo de contas sendo o tipo mais comum
Da Redação | Com informações do Serasa | Foto: Arquivo
Em 2023, o AllowMe, integrado à Serasa Experian, detectou mais de 700 mil transações potencialmente fraudulentas por meio de suas soluções antifraude em dispositivos web e mobile. O relatório "Device Fraud Scan 2024", apresentado no Congresso Febraban, revelou que 87,2% dessas fraudes ocorreram em aplicativos móveis, enquanto 12,8% foram realizadas através de navegadores de internet.
Fraudes na jornada do usuário
A "jornada do usuário" refere-se às diversas etapas que um consumidor atravessa ao interagir com um aplicativo ou site, desde a criação de uma conta até a conclusão de uma transação.
Em 2023, o Device Fraud Scan identificou que 32,51% das fraudes ocorreram na fase de cadastro, 61,24% durante o login e 6,25% no momento da transação. Este estudo anual da Serasa Experian analisa as tendências de fraudes em transações realizadas por dispositivos web e mobile.
Tipos de fraudes: roubo de contas domina
O estudo apontou que 60% das fraudes detectadas em 2023 foram relacionadas ao roubo de contas. Esta modalidade envolve a apropriação de contas de usuários para realizar transações financeiras, uso indevido de redes sociais, aplicativos de transporte, e-commerce, entre outros. Roubos de conta são frequentemente identificados durante o login, troca ou reset de senha e mudança de dispositivo.
Fraudadores utilizam métodos como phishing, engenharia social, SIM Swap, uso de dados vazados e ataques massivos com bots automatizados para realizar essas fraudes. Contas roubadas têm alto valor e são frequentemente negociadas na deep web.
Comportamento dos criminosos: horários e dias preferidos
O Device Fraud Scan também revelou que a maioria das tentativas de fraude ocorreram durante dias úteis, com 64% das ocorrências acontecendo em horário comercial. Os fraudadores tendem a operar nesses intervalos comuns, aproveitando o aumento de transações e compras online realizadas pelos usuários legítimos durante esses períodos.
A análise detalhada das fraudes detectadas pelo AllowMe demonstra a necessidade contínua de aprimorar as soluções antifraude e reforçar a segurança nas transações digitais, protegendo tanto as empresas quanto os consumidores de atividades maliciosas.
Aviso legal
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, integral ou parcial, do conteúdo textual e das imagens deste site. Para mais informações sobre licenciamento de conteúdo, entre em contato conosco.
Últimas Notícias
As mais lidas
Política
Adestrador Marcondes apresenta projetos para causa animal em Assis
Iniciativas visam promover a saúde pública, bem-estar animal e responsabilidade social